Dress code é um assunto que envolve tanto os noivos quanto os convidados do casamento. Qual nível de formalidade escolher para o traje dos convidados? Qual é a escolha certa para me vestir no traje passeio completo? São muitas dúvidas e é sempre interessante analisar quais os looks adequados para cada dress code. 

 

Para ajudar e inspirar, procuramos ateliês e marcas com vestidos incríveis para nos ajudar a entender melhor os tipos de dress code: Traje Esporte, Esporte Fino, Passeio Completo e Traje Black-Tie

 

Para escolher o traje ideal para o seu casamento, você deve pensar no evento como um todo: onde será a cerimônia, local da festa, como será a sofisticação da decoração, se seu casamento é ao ar livre ou não. Tudo isso irá influenciar no dress code que você escolherá para seus convidados. É importante esta adequação para que todos fiquem confortáveis e aproveitem a festa totalmente. 

 

Então, se você é noiva e está na dúvida de qual é o dress code mais adequado para o seu estilo de casamento, nós detalhamos cada um com exemplos inspiradores. Qual desses looks você imagina suas convidadas usando? Agora, se você é convidada e sempre fica confusa com o tipo de traje descrito no convite, esta matéria também irá ajudá-la a decifrar os códigos de vestimentas mais usados atualmente. 

 

◊ Traje Esporte: 

 

É mais simples e informal. Basicamente é a roupa do cotidiano. Mas não se engane: traje esporte não significa qualquer tipo de roupa! Não apareça de shorts e bermudas.

 

Para Homens: O ideal é usar calças de brim ou jeans com camisa de botão ou polo. Não há necessidade de paletó ou gravata. Para os sapatos neste caso é recomendado o chamado “sapatênis” ou mocassins.

 

Para Mulheres: O recomendado são calças, saias, camisas ou vestidos de tecidos leves. Evite usar tecidos brilhosos e muito bordado. Quanto aos acessórios, menos é mais neste momento.

 

Vestidos: Martu

 

Ocasião: Este é um dress code que poderá ser adotado para reuniões de noivado, almoço após o casamento no civil. Reuniões menores, mais íntimas e informais

 

Já que estamos falando de trajes, confira aqui tudo sobre o look do noivo!

 

◊ Esporte fino, passeio ou Tênue de Ville:  

 

Um traje com um pouco mais de formalidade, descontraído e sério ao mesmo tempo. Dá para escolher roupas bem à vontade, mas fique atento a alguns pontos

 

Para Homens: Caso o evento seja diurno as opções são: calças sociais ou de brim com uma camisa de tecido e um blazer com ou sem gravata ou terno claro com gravata. Para noite a gravata é aconselhável.

 

Para Mulheres: O horário interfere na roupa. Caso o evento siga até às 18hs, túnicas, pantalonas, tailleur com calça são ótimas opções.

 

Vestidos: Mariana Kuenerz

 

Vestidos: Julia Golldenzon

 

Se o convite é noturno recomenda-se o popular pretinho básico, ou vestidos em tons mais neutros. Modelos que vão até os joelhos feitos com tecidos mais nobres são uma boa aposta. Bolsas e sapatos do tamanho médio e pouco brilho compõem o visual.

 

Vestidos: Martu

 

Ocasião: Este traje combina bastante com casamentos de dia, ao ar livre ou na praia, que pedem uma descontração nos looks. Nestes casos que não são recomendados sapatos de salto alto, o traje esporte fino tem a formalidade necessária para o seu casamento.

 

Qual traje é mais adequado para um casamento na praia? Assista este CaseMe TV para mais detalhes. 

 

◊ Passeio Completo ou social:

 

Este traje é recomendado para casamentos em que se espera formalidade completa

 

Para Homens: É difícil de errar neste tipo de traje. Um terno escuro, camisa social e uma gravata já resolvem tudo. O melhor usar sapatos escuros.

 

Para Mulheres: Vestidos de tecidos mais nobres são a bola da vez. Podem ser longos à noite e um pouco mais curtos de dia. Tailleurs de dia também são bem aceitos. As jóias podem sair do cofre para finalizar o visual. Bolsas menores, cabelos e a maquiagem bem cuidados dão o toque a mais para a ocasião.

 

Vestidos: Julia Golldenzon

 

Vestidos: Marilia Dias | Foto: Studio Laura Campanella 

 

Vestidos: Martu 

 

Vestidos: Ateliê Gora

 

Ocasião: É o traje que os noivos mais escolhem para seus casamentos. Mais formal, em lugares mais sóbrios, pedem estes tipos de trajes. Se você irá casar em um espaço de luxo, os seus convidados devem estar de acordo com o requinte do lugar. A adequação da vestimenta ao local é essencial.  

 

◊ Traje Black-tie, Gala, rigor ou tênue de soirée

 

O clima é de glamour, como nos tapetes vermelhos. É um vestido para raras ocasiões, não são utilizados com frequência, por isso muitas pessoas optam por alugar essas roupas.

 

Para Homens: Smoking é traje obrigatório, de preferência preto. A gravata deve ser borboleta e os sapatos devem ser pretos e podem ou não ser de verniz.

 

Para Mulheres: A recomendação são os vestidos longos. Neste caso podem abusar das caudas, brilhos e decotes. Coloque sua melhor joia. Para completar, saltos altos e clutches. Evite cabelos soltos, eles devem permanecer presos, em um penteado glamouroso.

 

Vestidos: Martu 

 

Vestidos: Maria Mendes

 

Ocasião: Para casamentos muito sofisticados, em ambientes que exigem uma formalidade maior nos looks. Eventos requintados, em lugares históricos e ocasiões especiais pedem muito brilho e luxo. 

 

 

A informação sobre o dress code deve sempre vir no convite. Como esta é uma informação que às vezes passa batida, também é interessante acrescenta-la no seu site de casamento. Ele é uma forma prática de colocar lembretes e informações adicionais para os seus convidados

 

Leia aqui tudo sobre o traje da noiva!

 

E ai? Qual dress code que mais combina com o estilo do seu casamento? Restou alguma dúvida? Manda pra gente!

 

 

Leia mais:

Vestido de noiva – tudo o que você precisa saber

A roupa do noivo: tudo o que você precisa saber

Tendências para vestidos de madrinhas e convidadas

Deixar um comentário