Quando temos um evento nos questionamos sobre o que usar. Convidamos Gabriela Rezende, dona do Atelier Fashion, plataforma online especializada no aluguel de roupas femininas para a festa, para explicar a diferença entre os dress codes femininos e masculinos: Traje Esporte, Esporte Fino, Passeio Completo e Traje Black-Tie.

 

Algumas vezes ficamos confusas com os trajes descritos nos convites, isso porque existem varias nomenclaturas para o mesmo estilo. Por esta razão criamos um post para ajudá-las a decifrar os códigos de vestimentas mais usados atualmente.

 

◊ Traje Esporte

 

É mais simples e informal. Basicamente é a roupa do cotidiano. O único alerta é que traje esporte não significa qualquer tipo de roupa, não apareça de shorts e bermudas.

Para Homens
: O ideal é usar calças de brim ou jeans com camisa de botão ou polo. Não há necessidade de paletó ou gravata. Para os pés neste caso é recomendado o chamado “sapatênis” ou mocassins.

Para Mulheres
: O recomendado são calças, saias, camisas ou vestidos de tecidos leves. Evite usar tecidos brilhosos e muito bordado. Quanto aos acessórios, menos é mais neste momento.

TRAJE-ESPORTE-2-1024x10241

traje-esporte-1-1024x1024

 

LEIA  AQUI OPÇÕES PARA O TRAJE DO NOIVO

 

◊ Esporte fino, passeio ou Tênue de Ville:  

 

Um traje com um pouco mais de formalidade, descontraído e sério ao mesmo tempo. Pode ir à vontade, mas alguns pontos devem ser observados.

Para Homens: 
Caso o evento seja diurno as opções são: calças sociais ou de brim com uma camisa de tecido e um blazer com ou sem gravata ou terno claro com gravata. Para noite a gravata é aconselhável.

Para Mulheres: 
O horário interfere na roupa. Caso o evento siga até às 18hs, túnicas, pantalonas, tailleur com calça são ótimas opções. Mas se o convite é noturno recomenda-se o popular pretinho básico: vestidos que vão até os joelhos feitos com tecidos mais nobres. Bolsas e sapatos do tamanho médio e pouco brilho compõem o visual.

esporte-fino1-1024x1024

esporte-fino-1024x1024

 

◊ Passeio Completo ou social:

 

Quer dizer formalidade completa.

Para Homens
: É difícil de errar nesta ocasião. Um terno escuro, camisa social e uma gravata já resolvem tudo. O melhor usar sapatos escuros.

Para Mulheres: 
Vestidos de tecidos mais nobres são a bola da vez.  Podem ser longos a noite e um pouco mais curtos de dia. Tailleurs de dia também são bem aceitos. As jóias podem sair do cofre para finalizar o visual. Bolsas menores, sapatos ao gosto da mulher, cabelos e a maquiagem bem cuidados dão o toque a mais para a ocasião.

passeio-completo-1024x1024

 

passeio-completo1-1024x1024

◊ Traje Black-tie, Gala, rigor ou tênue de soirée

 

O clima é de glamour, como nos tapetes vermelhos. É um vestido para raras ocasiões, não são utilizados com frequência, por isso muitas pessoas optam por alugar essas roupas.

Para Homens:
 Smoking traje obrigatório, de preferência preto. A gravata deve ser borboleta e os sapatos devem ser pretos e podem ou não ser de verniz.

Para Mulheres: A recomendação são os vestidos longos. Neste caso podem abusar das caudas, brilhos e decotes. Coloque sua melhor jóia. Para compor, saltos altos e clutches. Evite cabelos soltos, eles devem permanecer presos, em um penteado glamouroso.

blacktie-1024x1024

black-tie-1024x1024

 

 

Confira mais modelos do Atelier Fashion no site: www.atelierfashion.com.br

 

Leia mais:

 

Vestidos de noiva: Veja as novas referências para 2018

A noiva deve ou não usar meia calça?

Deixar um comentário