Revista CaseMe » Roupa de Noivo: veja qual traje escolher e dicas de acessórios
roupa de noivo, tudo que você precisa saber

Roupa de Noivo: veja qual traje escolher e dicas de acessórios

Escolher o traje adequado para um casamento pode ser uma tarefa desafiadora para muitos homens. A vestimenta ideal vai depender do tipo de cerimônia, do estilo do casamento e das preferências pessoais.

A roupa de noivo acompanha as tendências da moda e dos casamentos. Mesmo os trajes de noivo mais tradicionais sofrem pequenas influências da moda e estética do momento. E não há dúvidas de que os casamentos na praia e no campo mudaram muito o look dos noivos. 

Muitas vezes fica difícil acompanhar as tendências e as dúvidas aparecem, como por exemplo: posso usar terno em um casamento tradicional de noite? Posso usar meio fraque na praia? Qual gravata combina com meu traje?

Preparamos uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre a roupa de noivo para você não errar no seu casamento.

Nesse post você vai ver:

Vamos lá?

O traje do noivo deve estar de acordo com a formalidade do casamento. São diversas opções de trajes, de acessórios e cuidados com a beleza do noivo.

Que roupa o noivo usa no casamento?

Os trajes masculinos podem ser: terno, meio fraque, fraque, smoking e composições.

Os modelos de roupa de noivo mais usados são o terno e o meio fraque. O smoking e o fraque são trajes muito formais, portanto menos vistos nos casamentos aqui no Brasil. Também existem opções para noivos despojados que queiram fugir do tradicional, combinando blazers e calças com acessórios como suspensórios ou gravatas borboletas.

Vamos entender cada um deles:

Veja como é fácil fazer sua lista
de chá de panela no caseme!

– Terno

O terno é a roupa de noivo mais usada nos casamentos brasileiros. O terno clássico é composto por uma calça, um colete e o paletó, por isso o nome terno, 3 peças, mas pode ser usado sem o colete para um ar menos formal. Escolha tons neutros, como marinho ou cinza chumbo para noite e grafite, azul ou cinza claro para a manhã.

A escolha do terno parece simples, mas é importante acertar o tamanho e as proporções, detalhes indispensáveis à elegância. Veja aqui o caimento correto do terno, as dimensões corretas da manga, altura do paletó e muito mais.

O terno azul é a tendência dos últimos anos para a roupa de noivo. Nunca vimos tantos noivos de azul como nos últimos 3 anos e parece que a cor continuará em alta. Is Blue the new black?

Eduardo Guinle aposta que sim. Na sua coleção Royal Blue ele trouxe diferentes tons de azul para os ternos dos noivos e padrinhos. Afinal a cor é versátil, combina com casamentos de dia, na praia e também com os casamentos clássicos de noite.

– Meio Fraque

O meio fraque foi o traje do noivo preferido pelos brasileiros até bem pouco tempo atrás, mas ele ainda é muito comum nos casamentos tradicionais. 

Muito semelhante ao fraque, é composto por uma calça risca de giz, colete cinza e um paletó com corte tradicional. Com apenas um botão é mais formal e com três botões é mais moderno. 

B2C-Header-da-newsletter-2-1-1024x256

Este tipo de roupa do noivo, o meio fraque, também é um dos mais escolhidos quando os noivos buscam uma padronização no traje dos padrinhos.

 

– Fraque

O fraque é aquele clássico paletó estilo pinguim e costuma ser visto apenas nos casamentos mais tradicionais. Ele é composto por calça cinza risca de giz, camisa branca com colarinho rígido, colete cinza claro, gravata cinza-prateada e paletó preto mais curto na frente com cauda longa, quase até a altura dos joelhos.

Na Inglaterra o fraque é chamado de morning coat e o seu uso é limitado a eventos que terminam antes do anoitecer, mas no Brasil é mais comum ver o fraque sendo usado em casamentos de noite.

Quando o noivo opta por este traje, o ideal é que os pais e padrinhos também usem o fraque ou meio-fraque.

 

– Smoking

Smoking, ou Black-Tie como também é chamado, é o tradicional traje de gala ou à rigor. Quando imaginamos um casamento onde este é o traje, logo vem a imagem de uma catedral suntuosa, uma festa cheia de lustres de cristais e uma noiva tradicional com vestido de cauda longa e véu bem comprido, certo? É bem por aí mesmo, ou seja, este traje deve ser adotado apenas em casamentos clássicos e à noite.  

O smoking é composto por um paletó (que não costuma ser comprido demais), cintas de cetim ou colete (nunca os dois juntos), camisa branca (que pode ou não ser plissada), calça da mesma cor do paletó e gravata borboleta.

– Fugindo do tradicional

Para os noivos mais descolados que gostam de ousar, a escolha de detalhes como lenço, gravata e a flor na lapela podem trazer personalidade para a roupa de noivo. Já que no Brasil muitos casais têm optado por casamentos na praia e no campo, fugir do tradicional acaba caindo muito bem nestas ocasiões.

Vale deixar a gravata de lado, arriscar nas cores e abusar dos acessórios. O importante é o noivo estar feliz com o seu look e em harmonia com o estilo do casamento.

Neste caso os ingredientes são: criatividade e bom senso.

Como escolher Colarinho e gravata?

O colarinho é uma das partes mais importantes em uma camisa social. Os tipos mais usados são: italiano, social, americano e o invertido.

Leia também: Saiba tudo sobre colarinhos masculinos

“O terno não é uma armadura e não aperta. Quando o homem se sente incomodado, geralmente significa que está com o colarinho e nó errados.”- Lula Rodrigues

É importante acertar a medida correta, ou seja: um dedo de folga entre o colarinho e o pescoço, para não ficar muito apertado e nem muito folgado. Porém, de nada adianta o colarinho se você não fizer a escolha certa da gravata. 

O modelo tradicional de gravata tem aproximadamente 8cm de largura, e é o modelo mais usado. É versátil e vai bem para um dia de trabalho, na festa da empresa e até no casamento.

Existem gravatas um pouco mais estreitas que as tradicionais, com aproximadamente 6cm, que segue as mesmas regras da anterior, combinam com quase todas as ocasiões.

Já o modelo skinny, com aproximadamente 4 cm, já é mais jovial e indicada para ternos slim, mais ajustados ao corpo.

A gravata borboleta também tem sido muito usada nos casamentos porque dá um toque especial para a ocasião. 

BOARD-BRANCO-7-1-1024x401

Como combinar a gravata com o terno?

O ponto de atenção principal são as cores. Quando falamos de uma blusa social branca fica mais fácil, pois ela combina com gravatas lisas e também com as estampadas, além de segurar bem qualquer tecido, seja seda, lã, crochê ou algodão.

Blusas sociais lisas em tons pastéis também são versáteis e combinam com gravatas lisas e estampadas.

Uma bela camisa social branca com uma gravata estampada (estampa pequena) e colorida dá um ar moderno ao look.

Para os descolados, que seguram bem seu estilo, é possível colocar uma blusa estampada com uma gravata também estampada. A regra neste caso é que a gravata seja mais escura que a camisa e que ambas tenham estampas nos mesmos tons.

“Uma boa dica é apostar em um único elemento que chame atenção no look. Se esse destaque for a gravata, dê preferência para looks mais neutros e sóbrios. Outra boa dica é sempre investir em uma camisa de tom mais claro que a gravata ou apostar no visual monocromático (camisa azul e gravata mais ou menos no mesmo tom).” – Ricardo Almeida

O mais importante é acertar no comprimento da gravata. O ideal é quando a ponta da gravata está alinhada ou até dois dedos acima do cós da calça. Atenção para não escolher uma combinação incrível e atrapalhar tudo escolhendo a altura errada da gravata, pois isso mata o look. Além disso, uma gravata muito curta dá a impressão de fantasia cômica e gravata muito comprida dá a sensação de homem inexperiente.  

Decisão tomada, é hora de saber qual é o nó apropriado para o look do noivo: nó simples ou four in hand, nó duplo, nó semi-windsor, ou nó windsor. Veja a matéria abaixo se quiser ver em detalhes todos os tipos.

 Leia também: Nó de gravata do noivo

 

– Abotoaduras  

As abotoaduras são usadas apenas com camisas de punhos franceses, ou seja, punho duplo e sem botões. Elas tem a função de segurar o punho da camisa, mantendo assim um visual impecável.

como combinar abotoaduras com o terno?

  1.  Ao usar uma abotoadura é importante que ela apareça, portanto confira o comprimento do seu terno;
  2. Para um look formal, invista em abotoaduras de metal com terno;
  3. Para um look informal, use camisa de punho simples, com abotoaduras nó de seda e blazer.

Capriche no seu look, teste as abotoaduras e veja como se sente. Pode ser que você encontre neste acessório uma elegância que te fará sentir diferente como noivo, de todas as vezes que usou um terno no trabalho ou outros eventos.

Onde colocar a lapela?

Não são todos os trajes que permitem a colocação de flores na lapela, afinal é necessário ter uma lapela. Sem paletó, sobra apenas a camisa, ou o suspensório, então não faz sentido colocar uma flor de lapela.

Leia também: Dicas e flores para a lapela do noivo

As flores devem ser aplicadas na lapela, ou seja, nunca coloque no bolso ou fora da lapela, que é a parte que dobra para fora da gola do paletó.

 
 
Também é importante acertar na proporção. O tamanho do buquê precisa estar em harmonia com o tamanho das lapelas dos trajes, que devem ter uma presença marcante, sem sobressair nem sumir no traje. Além disso, ambos devem ter a mesma identidade visual, para criar conexão entre a noiva e o noivo.
 

A Vivi da Com que flor eu vou também alerta para a questão da durabilidade das flores das lapelas:

 
“Escolher flores que duram mais – flores e folhas muito delicadas acabam murchando já que as lapelas são feitas com antecedência e ficam armazenadas dentro de caixas na geladeira. Cymbidium, Denfal, Rosa Spray, Lisiantus tem excelente durabilidade!” Vivi Reis
 

Quais são as dicas de beleza para os noivos?

  • Cortar o cabelo com pelo menos 15 dias de antecedência, para não ficar com aquele corte marcado, muito certinho.
  • A barba deve ser feita no dia da festa, e se o noivo já tiver como marca registrada aquela “barba por fazer”, pode seguir como o de costume, mas não deixe de aparar.
  • Bronzeado com proteção e descanso. Evite se expor ao sol no dia do casamento sem uma forte proteção (filtro solar fator alto e boné), afinal não é bonito sair vermelho nas fotos e vídeos. Pior ainda se ficar com marcas de óculos ou camisa. Por isso a dica é que o noivo tome sol no mês do casamento aos poucos, sem exageros e com protetor solar.
  • Sobrancelha, limpeza de pele e unhas: é recomendado fazer uma limpeza na pele, barba e sobrancelhas  com uma semana de antecedência. As unhas devem ser cortadas 2 dias antes do casamento.

Escolher a roupa de noivo não é tão simples assim, concorda?

Ficou alguma dúvida ou você tem alguma dica para compartilhar com os outros noivos? Então deixe nos comentários!

Segue a lista dos profissionais mais requisitados do Brasil

SP

BRNC Alfaiataria Contemporânea Sob Medida    

GO

Brooksfield   

SP

Camargo Alfaiataria   

GO

Classic For Men by Marta Damas

RJ

Eduardo Guinle   

W

Ermenegildo Zegna   

SP

Fabrizio Allur

SP

For Jack

W

Giorgio Armani    

GO

La Beca     

BA

M.Zaniratto Noivos E Black Tie

RJ

Marcos Roberto

BR

Ricardo Almeida

ES

RPacheco Noivos

SP

Vasco Vasconcellos Alfaiataria    

SP

Woodlouse

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *