Campos de lavanda, vilarejos de pedra encantadores, excelente gastronomia local, vinhos deliciosos, hotéis extremamente charmosos e calanques, rios e praias que formam visuais paradisíacos são algumas das características que tornam a Provence uma das regiões mais belas e românticas da França.
A Provence é um destino espetacular para a lua de mel para quem deseja curtir os dias pós-casamento conhecendo a cada dia um lugar mais incrível que o outro. São tantos lugares lindos que o mais difícil é escolher quais visitar. Mas aqueles que forem escolhidos irão, sem dúvida, tornar essa viagem uma das mais gostosas da sua vida. Tudo deve ser aproveitado ao máximo e com tranquilidade, desde o passeio pelas ruelas de uma cidadezinha a uma simples refeição.
◊ Os vilarejos da Provence
Por toda a parte encontrarão cidadezinhas com características específicas que fazem valer uma visita. As paisagens vistas nas estradas secundárias que ligam esses vilarejos também são muito encantadoras.
Alguns destaques de cidades e vilarejos: Avignon, Orange, L’Isle-sur-la-Sorgue, Roussillon, Gordes, St-Rémy-de-Provence, Les-Baux-de-Provence, Moustiers Ste-Marie, Arles, Aix-en-Provence, Marselha e Cassis.
◊ Os vinhos
Para os amantes de vinhos, vale a pena fazer um curso seguido de degustação em uma das vinícolas de Chateauneuf-du-Pape, é um passeio imperdível. Algumas sugestões são a Domaine de Beaurenard, a Domaine Mousset e a Domaine du Vieux Télégraphe.
◊ Belezas naturais
Por todas as estradas, que ligam um vilarejo a outro, é possível se encantar com paisagens belíssimas, mas a Provence é conhecida principalmente por seus campos de lavanda, pelos calanques do mar Mediterrâneo e pelo cânon Gorges du Verdon.
◊ Campos de lavanda
O período em que os campos de lavanda ficam extremamente floridos vai de meados de junho até início de agosto. É possível encontrá-los perto de Apt, na região do Plateaux d’Albion, em Valensole e na região de Haut Verdon.
◊ Calanques de Marselha e Cassis
Os calanques se estendem por 20km de comprimento e 4km de largura ao longo da costa de Marselha e Cassis. É possível visitá-los caminhando por trilhas, ou em passeios de barco que saem de ambas cidades.
◊ Cânion Gorges du Verdon e as águas verdes do rio Verdon:
Localizado no Parc Naturel Régional du Verdon, o Gorges du Verdon é o maior cânion da Europa. Ele começa em Rougon e segue por 25km até o Lac de Ste-Croix. As paisagens que se tem com o rio Verdon abaixo são excepcionais. Os destaques de onde se tem as melhores vistas de cima dos cânions são para o Belvéderè de l’Escalès e para a La Corniche Sublime. Já no rio Verdon, os passeios de canoa, rafting e escaladas são imperdíveis e podem ser contratados em Moustiers Ste-Marie e Castellane.
◊ Para dormir, descansar e comer bem
A Provence abriga diversos hotéis que, além de muito charmosos por si só, ficam localizados em lindos vilarejos, possuem ótimas instalações para descansar e ainda possui restaurantes espetaculares de alta gastronomia, muitas vezes estrelados.
Hotéis 5 estrelas:
Le Prieure, em Villeneuve-lès-Avignon
La Bastide de Gordes, em Gordes
Domaine De Manville, em Les-Baux-de-Provence
Baumanière – La Cabro d’Or, em Les Baux-de-Provence
La Coquillade, em Luberon
Villa Gallici Hôtel & Spa, em Aix-en-Provence
Le Pigonnet, em Aix-en-Provence
Le Petit Nice – Passedat, em Marselha
Hotel 4 estrelas:
La Bastide De Moustiers, em Moustiers Ste-Marie
Hôtel La Suite, em Villeneuve-lès-Avignon
Grand Hôtel Henri, L’Isle-sur-la-Sorgue
Benvengudo, em Les-Baux-de-Provence
La Demeure Insoupçonnée, em Cassis
Les Lodges Sainte-Victoire, em Aix-en-Provence
◊ Como chegar
Para chegar de avião, o principal aeroporto da região é o de Marselha. Já de trem, vindo de Paris, também é possível chegar por Marselha. Aix-en-Provence e Avignon são cidades mais centrais para iniciar a viagem pela região.
◊ Como circular
Para conseguir aproveitar o máximo possível, é essencial alugar um carro.
◊ Quando ir
Para aproveitar as cidades animadas com pessoas nas ruas, dias com temperaturas gostosas, banhos de mar e esportes aquáticos, o ideal é ir de maio a outubro. Nos meses de julho e agosto, como em toda a Europa, as temperaturas aumentam bastante e toda a região fica cheia de turistas, dificultando um pouco os deslocamentos, os estacionamentos e até mesas em restaurante. A melhor época para ver os campos de lavanda floridos é no final da primavera e começo do verão.
São diversas opções de lugares para conhecer na Provence e o Ateliê de Destinos poderá ajudá-los a montar o roteiro e toda a programação da sua lua de mel, assim você não precisará se preocupar com nada.
Leia também:
Lua de mel na Amazônia: quando ir