Durante preparativos para o casamento surgem muitas dúvidas e uma delas é: “Como calcular a quantidade de bolo para seu casamento?”. Confira as dicas da ComFeito e da Regina Rodrigues para acertar no tamanho do bolo de casamento.
Hora de escolher o tamanho do bolo é sempre muito complicado. Conhecer as variáveis como por exemplo tamanho da fatia do bolo, diâmetro do bolo, a altura, a quantidade de doces e sobremesa servida irão te ajudar a definir a quantidade de bolo que você deverá encomendar para o seu casamento.
Segundo Regina Rodrigues, o número de fatias de bolo deve ser a metade do número de convidados.
“Se a festa for para 200 pessoas, encomende um bolo com 100 fatias. Porque as fatias são calculadas para ter 100g, mas quando servidas devem ter 60g, no máximo 70g. Esse é o tamanho ideal para uma fatia de bolo, fica feio servir uma fatia muito grande. Então o bolo de casamento de 100 fatias, servirá entre uns 160 convidados, o que é mais do que o suficiente.”
Assista o CaseMe TV com Regina Rodrigues:
Para Amanda da ComFeito a altura do bolo também deve ser levada em consideração na hora de calcular a quantidade de bolo.
“Nós da ComFeito trabalhamos com bolo de 10cm de altura, então o rendimento é maior do que um bolo de 8cm de altura, que é o mais comum. Acreditamos que será tendência a altura do bolo aumentar, principalmente porque grande parte das referências de fora são bolos bem altos. Hoje produzimos bolos com 10cm de altura, com 12 centímetros e inclusive alguns ainda mais altos.
Sei que muitas vezes as pessoas acabam escolhendo um bolo de casamento com muitas fatias para compor a mesa, mas isso só acontece quando a cake designer escolhida não trabalha com a opção de bolo falso. Nós usamos bolo fake para completar o modelo escolhido.”
Mas é importante lembrar que mesmo que o seu bolo tenha algum andar falso, o cake designer irá cobrar pela decoração deste andar “sem bolo”.
E fique atento ao tamanho do seu bolo para que não fique desproporcional ao tamanho da festa de casamento. Confira as dicas da Regina Rodrigues:
Nas festas de casamentos temos muitas opções de comidas, sobremesas e docinhos, então o ideal é encomendar um bolo que atenda ao número de convidados sem sobrar muito.
Se o buffet escolhido não servir sobremesa é importante ficar atento também à quantidade de docinhos, sem sobremesa o consumo de bolo e doces costuma ser maior.
“Mesmo com todas as sugestões e depois de algum tempo trabalhando com bolos aprendi que o tamanho do bolo é uma escolha super pessoal. Conheci clientes que queriam aumentar a quantidade de bolo para que sobrasse para a família levar para casa, ou os noivos ou a mãe da noiva não querem usar bolo falso, e tem também os clientes que não se preocupam caso o bolo acabe… Então é importante que o cake designer esteja aberto à sugestões para atender melhor os seus clientes, e é isso que nós na ComFeito fazemos, sempre buscamos executar um trabalho com excelência para deixar nossos clientes felizes e satisfeitos.” Completou Amanda.
Segue abaixo um infográfico com o número de fatias por diâmetro em um bolo de 10cm de altura:
Você que já casou ou ainda vai casar, gosta de bolos altos? Já definiu a quantidade de bolo do seu casamento? Usaram ou usariam um bolo fake? Comente, conte sua experiência para nós!
Leia mais:
Vou casar, não usaria bolos altos, não usaria bolos fake
Oi Mariza, além de serem lindos, uma vantagem dos bolos baixos é que fica bem mais harmônico nas fotos 😉