Poucos sabem mas meia-calça foi uma invenção que inicialmente era usada pelos homens, e muitos anos depois pelas mulheres. Além de falarmos um pouco da sua história, a questão de hoje é: a noiva deve ou não usar meia calça?

Existem registros do uso da meia calça já na Mesopotâmia, aproximadamente 2.200 anos atrás, mas nessa época seu uso era restrito aos soldados, que a utilizavam para afastar o frio no inverno. Seu material também era muito diferente dos atuais, eram confeccionadas em ou algodão e tinham uma costura na parte de trás que facilitava a montaria dos soldados.

No século XIV, a meia calça ganhou outras funções: valorizar os dotes físicos dos nobres europeus e diferenciá-los dos plebeus.

Com o passar dos anos, houve a necessidade de modificar o material dessa peça, já que ainda eram volumosos e esquentavam muito. Por volta de 1780, os materiais ficaram cada vez mais finos e ela deixou de ser usada por homens, tornando-se um acessório tipicamente feminino.

311

A tecnologia foi a grande responsável pelo desenvolvimento da indústria de meias no mundo. Desde o surgimento do naylon, em 1935, as possibilidades para a fabricação de meias tornaram-se quase ilimitadas, transformando assim o visual das mulheres de todas as idades, deixando-as mais elegantes. Após esse período a sua popularidade só aumentou, assim como os modelos, materiais e cores.

Já no ano de 1960 ela começou a ser produzida com elastano, deixando-a mais confortável.

Durante os anos 60 e 70 as meias calças predominaram na moda feminina. Elas eram confeccionadas com fibras sintéticas, com uma textura leve e macia, coloridas, podiam modelar e proteger as pernas ao mesmo tempo.

Hoje encontramos no mercado meias para todas as ocasiões e pessoas, finas, grossas, transparentes, lisas, coloridas, brilhosas, opacasbordadas, de compressão, anti-celulite e muitas outras.

meia-c1

Muitas mulheres não abrem mão da meia calça, seja em uma simples ocasião ou em festas. Mas será que este acessório é realmente necessário?

A dúvida de usar ou não a meia calça no dia do casamento paira sobre a cabeça de muitas noivinhas, mas a verdade é que, principalmente nos dias atuais, definitivamente não existe certo ou errado.

Algumas noivas estão acostumadas com o uso deste acessório e por isso se sentem mais confortáveis, já outras acham que a meia ajudará a fixar o sapato e evitará possíveis machucados. Procede? Sim. E também dependendo do material, ela pode inclusive ajudar a “esconderpequenas imperfeições ou gordurinhas.

Mas olhando por outro ângulo, acho que um fator principal para a meia calça cair em desuso é que moramos no Brasil, onde a temperatura é alta durante grande parte do ano, e a meia calça é um acessório que esquenta, dependendo do material mais, ou menos. E mais, geralmente os vestidos de noiva são longos, ou seja, sua perna não irá aparecer, sem contar que ir ao banheiro com o vestido já é complicado, de meia calça e vestido nem se fala.

Mas como afirmei anteriormente usar ou não vai variar de pessoa para pessoa e não existe certo ou errado. Se quiser usar uma meia por conta do sapato opte por meias 7/8, mas se ainda assim quiser usar a meia calça tradicional, esqueça as de cor branca, opte por um tom próximo a sua pele ou champanhe, e dê preferência às opacas. Considere também experimentá-la antes com o vestido, muitas vezes o elástico da cintura pode consequentemente marcar no vestido.

Pile_of_pantyhose-611x475

Gostaram das nossas dicas? Já deciciu se vai usar ou não a meia calça?

Leia também:

Lingerie

Acessórios coloridos para noivas

Brilho nos pés

Deixar um comentário