O Brasil está atento e só se fala na Superlua. Você sabe o que é? Quando será? Fiquem atentos porque com certeza será um belo cenário romântico!

O termo usado pelos astrônomos para descrever esse fenômeno é “Lua Cheia no Perigeu“, mas desde 2011, quando a Superlua do ano aconteceu em 19 de março, surgiu na internet o termo “Superlua”, que ficou conhecido mundialmente, e passou a ser usado até mesmo entre os profissionais da área.

Explicação mais técnica:

Superlua ou superlua cheia é um fenômeno astronômico que acontece quando o satélite natural da Terra, a Lua, atinge o ponto máximo de aproximação com o planeta, ou seja, ela é consequência do fenômeno conhecido por perigeu, quando a lua está o mais perto possível da Terra.

A Superlua acontece quando a lua está “cheia”, ou seja, totalmente iluminada pelos raios solares, ao mesmo tempo que está próxima do ponto máximo do perigeu, mais ou menos entre as 24 horas que antecedem ou sucedem este fenômeno.

Para ter uma ideia da sua aproximação, a lua fica aproximadamente a 50 mil quilômetros mais próxima da Terra quando está no perigeu, em comparação ao seu apogeu, nome do ponto mais distante que pode estar do planeta.

No perigeu a distância entre a Terra e a Lua é de aproximadamente 360 mil quilômetros, enquanto que no apogeu esta distância aumenta para o máximo de 405 mil quilômetros.

Fases-da-Lua

É um fenômeno em que a lua parece maior e mais brilhante! E vale ressaltar que não é necessário nenhum instrumento para observá-la. Quer cenário mais romântico que este?

Este ano ela apareceu no dia 16 de outubro, e ainda aparecerá dia 14 de novembro e 14 de dezembro, mas a superlua deste mês de novembro será a maior e mais brilhante dos últimos cem anos!! Neste dia, a sensação será de que o satélite estará com o tamanho aparente 14% maior e luminosidade 30% mais alta. A dica para observar melhor a lua nesta data é ir para lugares com pouca poluição luminosa.

A última vez que a Lua se aproximou tanto da Terra foi em 26 de janeiro de 1948, ou seja, a maioria da população mundial nunca viu uma Lua tão grande quanto essa que surgirá no céu no dia 14 de novembro.

A lua cheia de novembro será especial e rara, aproveite este momento à dois!

 

Fonte: Galeria do Meteorito e Wikipedia.

 

Leia mais:

Edição limitada Mac + Star Trek

Dj’s da Rastropop em happy hour no RJ

Alimentação dos noivos

Deixar um comentário