Os casamentos brasileiros tem sido influenciados pela cultura americana, aliás o Brasil de um modo geral. Isso é fruto da globalização e do fácil acesso às informações e imagens em apenas um clique. Confira algumas influências americanas que emplacaram nos casamentos por aqui:
◊ Save the date
O casamento é organizado com muita antecedência e o convite é enviado apenas cerca de um mês antes. O save the date é um pré-convite, uma forma de garantir que todos os convidados possam se programar para estarem presentes.
◊ Os votos
A declaração de amor dos noivos, o casal escreve e lê no momento adequado da cerimônia. É bem mais pessoal e emocionante do que apenas repetir o discurso de um celebrante ou se limitar a dizer apenas o “sim“.
◊ Madrinhas com a mesma cor
Nos Estados Unidos as madrinhas, as bridemaids, são em sua maioria amigas, irmãs ou até primas da noiva. Elas costumam usar o mesmo modelo de vestido, mesma cor e ainda carregam um buquê nas mãos. Essa influência ainda não chegou por inteiro, mas temos visto muitas madrinhas usando a mesma cor ou cores da mesma paleta no casamento, dá mais harmonia às fotos.
◊ Casamentos ao ar livre e mini wedding’s
Uma caraterística dos casamentos americanos são a simplicidade e preferência por cerimônias ao ar livre, e muitas vezes com poucos convidados, apenas os mais próximos ao casal e a família.
◊ Mesas de família
Muitos casamentos americanos possuem mesas comunitárias com lugares reservados, cada assento com seu respectivo tag com o nome do convidado. Por aqui ainda não é bem assim que funciona, os noivos tem adotado parte desta ideia para reunir as familias em uma única mesa, assim não deixam as famosas mesa da familia noiva e mesa da familia do noivo praticamente vazias e ainda conseguem interagir mais entre si.
◊ Tradição something new, something old, something borrowed e something blue (algo novo, algo antigo, algo emprestado e algo azul)
Uma tradição bem legal adotada por muitas noivinhas é usar esses 4 itens no dia do casamento, que segundo a tradição traz sorte.
◊ Sparking
Uma maneira divertida de celebar a saída dos noivos da igreja ou recepcioná-los na recepção, veja nosso post.
◊ DIY, do it yourself (faça você mesmo)
Americanos adoram fazer tudo com as próprias mãos, e esta influência é um prato cheio para deixar seu casamento com a cara e personalidade do casal. A identidade visual tem se tornado um ítem cada vez mais importante por aqui.
Leia também: