Vanessa e Tiago começaram sua história ainda adolescentes, em Minas Gerais, e mantiveram a promessa feita na juventude: casar-se. Após 14 anos de namoro, escolheram celebrar essa união na casa da família de Tiago, em Trancoso, Bahia. Um lugar especial para o casal, onde ele a pediu em casamento e que agora foi cenário para uma cerimônia repleta de detalhes significativos.
A decoração, assinada por Vic Meirelles, trouxe a exuberância tropical da região para a festa, com toques únicos, como redes e tarrafas penduradas no teto, uma homenagem ao hobby do noivo. A noiva desfilou em um vestido minimalista com um manto bordado inspirado em Nossa Senhora, criado por André Betio, enquanto Tiago optou por um terno de linho marrom da BRNC, completado por loafers burgundy.
Os registros poéticos da equipe Se Amo eternizaram os momentos, enquanto o Fasano cuidou de um menu impecável e do bolo de última hora, que superou expectativas. Do jazz ao axé, a festa teve trilha sonora perfeita para celebrar o amor atemporal de Vanessa e Tiago.
Confira a história do casal, inspire-se com as fotos e saiba os detalhes de como eles organizaram e viveram o dia do casamento.
Os Casamentos Reais publicados na Caseme são escritos diretamente pelos casais, em 1ª pessoa. Nossa proposta é uma troca livre e real de experiências, sejam boas ou ruins, que ajudem outros casais que ainda estão no caminho!
Casal: Vanessa Clemente Carvalho e Tiago Boaventura Lopes
Cerimônia e recepção: Trancoso – BA
Data: 21/09/2014
Créditos da foto do destaque: Seamo
COMO TUDO COMEÇOU
História do casal
Conheci o meu marido aos 14 anos, no interior de Minas, na cidade onde nasci e onde os pais dele também nasceram. Quando nos encontramos pela primeira vez, ele me disse: “Um dia vou me casar com você!” Namoramos desde então, e 14 anos depois, esse dia chegou. Ele foi meu primeiro e único namorado. Sabíamos que, por termos começado muito jovens, viveríamos um longo processo até chegar aqui. Hoje vejo como todo esse tempo nos conectou e nos fortaleceu. Estivemos juntos em todas as fases da vida até agora, e sinto que estamos prontos para uma vida inteira juntos. Tenho muito orgulho da nossa história e da escolha que fizemos pelo nosso amor!
O pedido de casamento
O pedido aconteceu em Trancoso, em frente à igrejinha do Quadrado, e foi uma grande surpresa. Claro que, depois de tantos anos, eu já esperava que isso acontecesse, mas não naquele momento. Estávamos indo jantar com a família, e quando passamos em frente à igreja, ele se ajoelhou. Foi muito especial!
Começamos os preparativos 8 meses antes, quando contratei a assessoria da Vivi Farah. Com certeza, a ajuda dela foi fundamental para nos apresentar fornecedores, principalmente porque não tínhamos um prazo tão longo.
Local e decoração
Desde o pedido, já tínhamos a ideia de casar em Trancoso, um lugar que amamos e frequentamos muito. Sobre a decoração, queria algo diferente, mas no início não sabia exatamente como fazer. Conversando com o Vic Meirelles, nosso decorador, as ideias foram surgindo. Criamos uma história que nos representasse através da decoração, e eu não teria feito nada diferente. A casa onde nos casamos fica em uma reserva com uma vegetação incrível, e nosso desejo era trazer essa beleza tropical para dentro da festa, sem contrastes. Tivemos a ideia de usar redes de pescador e tarrafas penduradas no teto, um hobby do noivo, para acomodar as folhagens. O Vic executou tudo com maestria, como um verdadeiro artista.
Registros
Os fotógrafos do Seamo (Douglas e Vanessa) foram uma indicação da assessoria. Ficamos muito satisfeitos com a escolha. Eles registram os momentos de forma poética, contando a história, e não apenas retratando.
O vestido de noiva
O André Betio, também indicado pela assessoria, foi outro artista que transformou meu sonho em realidade. Sempre quis usar uma espécie de capa ou manto inspirado no manto divino de Nossa Senhora. E assim foi: usei um manto bordado à mão com temas florais desenhados por ele. Por baixo, um vestido minimalista de cetim de seda para poder aproveitar a festa. Para esse momento, acrescentei luvas com nossas iniciais bordadas.
Brinco+Sapato+Buquê
Há anos sonhava com o Manolo Blahnik azul que seria meu “something blue”. O brinco, um par de brilhantes, foi meu “something borrowed”, emprestado por minha cunhada Gabriela. Para o buquê, escolhi algo discreto e elegante, já que o destaque era o manto: usei cinco flores Callas brancas, uma flor de origem sul-africana, em homenagem ao destino da nossa lua de mel.
Roupa do noivo
O terno do noivo foi feito pelo Bruno, da BRNC. Acompanhei as provas, mas a escolha foi toda dele. Ele optou por um linho marrom incrível, combinado com loafers burgundy da Loro Piana.
Antes da cerimônia
Comecei a me arrumar cedo, pois o casamento foi às 14h. Optamos por entrar juntos, já que havíamos nos casado 15 dias antes, em uma cerimônia religiosa íntima apenas para a família. Nos arrumamos separadamente no hotel Fasano, e nos encontramos no deck em frente ao mar antes de subir para a casa onde seria a cerimônia. Foi um momento muito especial e emocionante.
Padrinhos e madrinhas
Não tivemos padrinhos. Como o casamento foi pequeno, não quisemos criar distinções entre os amigos. Todos os convidados eram igualmente especiais para nós.
Cerimônia
Entramos ao som de Clair de Lune, de Debussy, tocada ao vivo no piano, uma das minhas músicas preferidas. Um padre local fez uma cerimônia breve, mas profunda, com palavras belíssimas.
Veja como é fácil fazer sua listadecháde panela no caseme!
Levamos os doces de São Paulo: um mix das nossas doceiras preferidas, como Petit Fleur, Pati Piva e Nininha Sigrist, além dos bem-casados da Conceição. O bolo foi feito em Trancoso pelo Fasano, responsável pelo buffet. Apesar de não estar nos planos iniciais, pedi o bolo de última hora, e a equipe conseguiu me atender em tempo recorde.
Música da Festa
Começamos com um trio de jazz na recepção, seguido pela banda de axé e pagode Sensamba, e dois DJs: Gui Pimentel e nosso amigo Johnny Frazão.
Buffet
O buffet foi do Fasano, que já conquistou nosso coração. Escolhemos nossos pratos preferidos de lá, como Penne alla Vodka e Tiramisu. Fiz questão de almoçar com os convidados, algo que adorei ter feito. Para o bar, contratamos a Help Bar.
Convidados
Como o casamento religioso já havia sido realizado em São Paulo para a família, a festa em Trancoso foi para curtir com os amigos. Tivemos 150 convidados.