Revista CaseMe » Ideias para decoração de casamento: objetos decorativos

Ideias para decoração de casamento: objetos decorativos

Os objetos decorativos aparecem em todos os estilos de decoração de casamento e fazem parte dos itens que compõe a identidade visual da decoração. Se você precisa de ideias para conseguir imaginar como será a decoração do seu casamento, então vem com a gente!

Esta matéria é sobre este universo particular: os objetos que compõem uma decoração. E mostrar um pouco de como podemos entender nossos gostos através destes elementos que nos ajudam a ter ideias de decoração de casamento.

Ao invés de descrever os estilos de decorações, simplificando e reduzindo aos rótulos: clássico, boho, rústico, industrial, vamos procurar outro caminho para lidar com este assunto. 

Buscar referências e procurar uma identificação com alguns estilos pode ajudar na escolha do tipo de decoração e na comunicação com o seu decorador ou decoradora.

Leia também: tudo sobre a decoração do casamento

Design, moda e inovação tem influenciado cada vez mais a decoração dos casamentos

A tendência de buscar uma estética que represente o estilo do casal teve origem nos anos 2000. Naquela época os casamentos eram muito parecidos, todos focados no jantar, tanto que a palavra banquete era muito utilizada. As louças eram sempre clássicas, serviço em prata e o mise-en-place obrigatório, afinal os casamentos eram fundamentalmente grandes jantares. Além disso as decorações eram muitas vezes assinadas pelos floristas, que reinavam absolutos como os profissionais mais importantes das decorações de casamentos. 

JÁ FEZ O seu SITE De CASAMENTO?

fabi_thumb296x296_2

A origem dos objetos decorativos

Os primeiros objetos decorativos a aparecerem nas decorações dos casamentos foram as velas, quando a Eliana Lipiani percebeu a oportunidade de alugar velas ao invés de vendê-las.

A proposta de alugar as velas viabilizou um detalhe que combinou muito com a decoração clássica da época e despertou um grande encantamento nos casais e nos convidados, já que era algo realmente inovador.

Então as velas viraram febre nas decorações, e até hoje são itens quase que obrigatórios nos casamentos.

Veja em seguida no Caseme TV como Eliana Lipiani começou a alugar velas para os casamentos:

As velas impactaram a decoração e deram início à toda uma geração de adereços disponíveis para locação; o que valorizou e demandou mais ação por parte dos decoradores. E logo eles tiveram ideias de decoração de casamento incríveis.

Os decoradores inovaram trazendo para a decoração do casamento o estilo de vida dos casais. Trouxeram tapetes, quadros, porcelanas, móveis de apoio, cerâmicas e estantes, por exemplo… tudo para sair do lugar comum. Essa mudança de paradigma impulsionou um enorme mercado de aluguel de itens decorativos. O que antes era do acervo pessoal dos decoradores, passou a ser um segmento com incríveis opções, em constante renovação.

Leia também: Tudo sobre a decoração do casamento

É possível revelar o seu estilo preferido e ter ideias de decoração de casamento através dos objetos decorativos.

As classificações de estilos facilitam mostrar os diferentes caminhos para a escolha da decoração, mas a verdade é que muitas decorações adotam mais de uma tendência. São raros os projetos que se mantém 100% fiel a um estilo. Mas independente, se sua decoração terá um único estilo ou uma criação que trabalha com várias referências, o que importa – e faz muita diferença – é o bom gosto e experiência do seu decorador.

Alguns decoradores de casamento combinam diferentes estilos com sabedoria, criam novos projetos que às vezes nem temos como classificar, e tiram nosso ar. Outros acham que misturar tudo dá certo e fica um mosaico de tendências que não conversam, o resultado é uma decoração lotada de detalhes que não tem alma, nem luz. Ou seja, tudo vai das referências e do bom senso do profissional. 

Formalidade e Cor

Ao invés de descrever os estilos de decorações, simplificando e reduzindo aos rótulos: clássico, boho, rústico, industrial, vamos procurar outro caminho para lidar com este assunto. 

Vamos pensar que as decorações podem ser divididas em duas grandes categorias: grau de formalidade e cor.

1. Grau de formalidade

Existem casais que procuram um refinamento maior em todos os detalhes, com objetos sofisticados. E outros que gostam de um conceito mais natural e despojado. Ainda que essas duas grandes categorias existam, existem também as combinações entre elas.

De todo modo sem reduzir estéticas, recomendamos que você perceba suas preferências através deste enfoque. Para ajudar, você pode pensar no grau de sofisticação dos vestidos e penteados que você imagina no seu casamento, como seria o convite e o local, por exemplo. Essas imagens que você imaginou do seu casamento trazem um carácter mais formal ou despojado?

2. Cor

Outro enfoque que pode ajudar a descobrir a estética que te representa é a cor. Vocês gostam de festas coloridas ou monocromáticas? Em tons pastéis ou cores fortes? 

Veja em seguida exemplos de decorações para analisarmos como os objetos decorativos expressam estilos variados. Propositalmente vamos começar mostrando um exemplo de quando a regra não se aplica, para educar a desconstrução de rótulos.

As fotos em seguida são de um evento no Copacabana Palace. A Tutto per la Casa montou uma mesa com referências de praia, mas sem contrariar a alma clássica e sofisticada do Copa.

O mise-en-place perfeito, os elementos predominantemente em prata e cristal sugerem uma decoração clássica. Mas será que poderíamos dizer que uma decoração com tema praia, sem flor, e elementos temáticos, é clássica? Sim. Exemplos como este mostram que o caminho de rotular estilos só limita a criatividade e nos distancia de algo original e realmente surpreendente.

Fotografia: equipe Marina Fava Fotografia | Projeto da mesa e objetos decorativos: Tutto per la Casa

Tem também as decorações que buscam estéticas trazidas do universo da decoração de interiores, como a decoração industrial, minimalista ou a escandinava (um minimalista monocromático geralmente branco ou cinza). Nestes tipos de decorações o tom é bastante sóbrio.

O cobre aparece com força e causa um efeito incrível misturado com mobiliários pesados e materiais que lembram instalações industriais. Os elementos geralmente são básicos e neutros. Peças geométricas, cimentos, couro e madeiras pesadas por exemplo, criam uma excelente combinação nestes estilos. Estas decorações também combinam muito com casamentos greenery, ou seja, aqueles que só utilizam plantas e flores verdes.

JÁ FEZ O SITE DO SEU CASAMENTO?

fabi_thumb296x296_2

Na decoração abaixo a decoradora Nina Nassar sobrepôs o fundo geométrico com arranjos de flores coloridas em uma paleta bastante sóbria. A cerimônia seguiu com uma linha minimalista, ou seja, com poucas cores e pouco contraste. Percebam que os objetos decorativos são todos de vidros e cristais transparentes e os lustres e mobiliários são escuros, para sustentar uma neutralidade em meio às cores presentes somente nas flores. Este, por exemplo, é um casamento colorido para quem gosta de decoração sóbria.

Decoração: Eventando por Nina Nassar| Fotografia: Graziella Widman| Toalhas e guardanapos: Mesalinho|Objetos decorativos: Casa das Festas  

Mas se vocês gostam de uma decoração colorida e bem tropical, devem ver os casamentos com cara de casa. Uma decor mediterrânea por exemplo, em tons de branco e azul, ou ainda inspirada na Toscana com elementos amarelos, como limões, também agradam aos casais que gostam de cores fortes.  

Os objetos decorativos geralmente são cerâmicas e vidros coloridos, tecidos com listras ou estampados, rattan, tricôs e madeiras. Além disso, folhagens podem se misturar com frutas em arranjos de mesa, e as frutas também aparecem nos formatos dos objetos decorativos.

cbd5ec5b556d3b9123825d07799f86bc
6a9ee649e2ea07d00fcfe79e10b85e90
485c15e48730786754e7ad22e84c63aa
Fotos: reprodução
f9a5dea39627148f8f4a69b652e32c54

Separamos em seguida, por fornecedores de objetos decorativos, algumas peças para vocês se inspirarem, terem ideias de decoração de casamento com esses objetos, e conversarem com seu decorador sobre quais deles combinam mais com vocês. 

Objetos decorativos: Do Garimpo

Objetos decorativos: Casa das Festas 

Velas: Eliana Lipiani   

Objetos decorativos: Essencial etc  

Objetos decorativos: Panos e Cores

Toalhas e guardanapos: Mesalinho   

Objetos decorativos: Arte de Receber

Objetos decorativos: Belle Table

VEJA  AQUI AS EMPRESAS DE OBJETOS DECORATIVOS CADASTRADAS EM NOSSO GUIA DE FORNECEDORES

E aí, essa matéria te ajudou a ter ideias de decoração de casamento? Tem alguma dúvida? Então Deixa nos comentários que iremos te responder!

JÁ FEZ O SITE DO SEU CASAMENTO?

fabi_thumb296x296_2

Leia mais:

Plantas e folhagem na decoração do casamento: como escolher
Flores para casamento: tudo o que você precisa saber
Identidade Visual do Casamento: veja como definir e onde aplicar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *