Revista CaseMe » Barbara e Marcelo: casamento no Vale dos Sonhos, Rio de Janeiro

Barbara e Marcelo: casamento no Vale dos Sonhos, Rio de Janeiro

Em um mundo onde as histórias de amor são tão diversas quanto os lugares que as inspiram, a jornada de Barbara e Marcelo é verdadeiramente única e apaixonante!

Nascida em Florença e com raízes brasileiras, Barbara estabeleceu-se no Rio de Janeiro em 2016, encontrando proximidade não apenas com o trabalho, mas também com sua avó brasileira. Marcelo também tem uma ligação especial com a Itália, possuindo cidadania italiana, embora ainda não tivesse explorado as raízes de sua ascendência.

Eles se conheceram na pandemia através da internet e desde o primeiro contato, o destino traçou um caminho que os levaria de volta às suas origens, onde uma viagem romântica pela Itália se transformou em um capítulo inesquecível de suas vidas.

Confira em seguida a história do casal e inspire-se nas fotos lindas deste casamento no Vale dos Sonhos, Rio de Janeiro.

Os Casamentos Reais publicados no Caseme são escritos diretamente pelos casais, em 1ª pessoa. Nossa proposta é uma troca livre e real de experiências, sejam boas ou ruins, que ajudem outros casais que ainda estão no caminho!

Casal:  Barbara Materi e Marcelo Mattos Aragão

Cerimônia e recepção: Vale dos Sonhos, Espaço Vale, Rio de Janeiro

Data:  10 de dezembro de 2023

Créditos da foto do destaque: Carolina Faria

JÁ FEZ O seu SITE De CASAMENTO?

fabi_thumb296x296_2
1

História do casal:

“Nos conhecemos durante a pandemia pelo aplicativo Inner Circle (eu vi o perfil dele onde estava indicado o Instagram, aí começamos a falar por lá todos os dias até sair a primeira vez!). Desde então fomos nos conhecendo sempre mais até decidir oficializar o nosso relacionamento.

Eu tenho dupla cidadania, nasci em Florença na Itália e me mudei pro Rio de Janeiro em 2016 para trabalho. Acabei ficando aqui até para ficar mais perto da minha avó brasileira (sou brasileira por parte de mãe, e meu pai é italiano). O Marcelo é brasileiro e tem cidadania italiana também, mas nunca tinha conhecido a Itália antes.”

O PEDIDO DE CASAMENTO:

“O pedido de casamento foi na nossa viagem na Itália em setembro 2022. A gente tinha marcado um jantar romântico no restaurante do Le Sirenuse em Positano (a cidade da Costa Amalfitana que mais amo!) e no meio do jantar ele falou para dar uma volta no terraço para ver a vista do alto. Fiquei admirando a vista maravilhosa da cidade e quando olhei para trás ele estava ajoelhado e me pediu em casamento em italiano. Foi um momento super romântico, até porque esse restaurante é iluminado somente com velas (em total são 400!), então toda a atmosfera estava perfeita. Foi tudo maravilhoso e inesquecível!”

image00038-683x1024

Créditos: todas as fotos desta matéria são de Carolina Faria

2

OS PREPARATIVOS:

“Marcamos a data do casamento com 13 meses de antecedência. Os preparativos foram tranquilos nos primeiros meses, eu cuidei quase de tudo enquanto ele planejava a nossa lua de mel. Como sou uma pessoa muito organizada, consegui cuidar pessoalmente de todos os fornecedores e detalhes, mas é essencial fazer um cronograma e ficar atrás de tudo para não esquecer nada. A Eliana, a cerimonialista do Vale, me ajudou com as dúvidas e as informações que precisava, mas a contratação e a definição de todos detalhes com os fornecedores externos fui eu que cuidei. O importante é se planejar com antecedência e não deixar absolutamente nada para os últimos meses antes do casamento, que são os mais corridos!”

vestido de noiva:

“Achei inspirações pesquisando na internet e fui numa loja que aluga vestidos para experimentar alguns modelos. Depois que vi qual modelo ficava melhor no meu corpo, fui na estilista Bia Vaz e criei o meu vestido me baseando no estilo que tinha gostado mais! A Bia é maravilhosa e me ajudou em todo o processo de criação do meu vestido e no final ficou mais lindo do que imaginava. Me senti realmente uma princesa no dia do meu casamento! No meu caso não quis usar o véu, não gosto do significado dele e além disso queria mostrar a cauda do meu vestido e não esconder ele com o véu. A minha grinalda foi do Atelier Girardi, escolhi um modelo e personalizei ele de acordo com o estilo do meu vestido, ficou incrível! Além da grinalda comprei os brincos para combinar. No final ficou tudo muito harmônico e amei o resultado!”

image00019-684x1024
image00001-768x1024
image00018-683x1024
image00028-732x1024

acessórios:

“O sapato fiz sob medida com a Passé Ateliê, pois para mim era muito importante que o sapato fosse confortável além de ser bonito. Fiquei com ele por horas nos pés e não senti nenhum incômodo. Acho muito importante investir no sapato, ainda mais porque eu não queria trocar o sapato para a festa e colocar um tênis, a minha ideia era ficar com ele até o final!”

image00002-683x1024
image00003-683x1024

“Para o meu buquê escolhi a Natália Silvestre: amo os buquês dela e me identifiquei muito no seu estilo. Quando chegou o meu buquê me emocionei muito, pois tinha todas as flores que queria e combinou perfeitamente com tudo!”

image00015-1-683x1024
image00004-683x1024

roupa do noivo:

“Acompanhei e ajudei ele na escolha do terno (da Via Veneto) e sugeri a cor que achava que ia combinar mais. Foi importante achar um terno que ele pudesse usar em outras ocasiões e a cor que ele escolheu foi ótima!”

image00023-785x1024
image00013-683x1024

making of:

“A gente se arrumou no Vale dos Sonhos mesmo, eu fiquei na casa da noiva e ele ficou na casa da família. Chegamos bem cedo, antes das 8h, então conseguimos tomar o café da manhã juntos, foi muito legal! Depois disso nos despedimos e não falamos mais até a hora da cerimônia (mas fiquei falando com a minha sogra para saber se os preparativos estavam indo bem).

A Natalia Almeida foi responsável pela minha maquiagem e o Luciano Baronne pelo meu penteado. Os dois são profissionais maravilhosos e super divertidos! Passei o meu dia dando muitas risadas e fiquei muito tranquila pois sabia que estava em excelentes mãos! Investir na maquiagem e no penteado é essencial: acho fundamental escolher ótimos profissionais que vão te ajudar a ficar ainda mais linda para esse dia tão especial.

image00022-683x1024
image00017-753x1024
image00002-683x1024

Uma dica? Devem ser um dos primeiros profissionais a serem contratados logo depois da escolha do lugar e da data do casamento! No meu caso contratei a Natalia e o Luciano no dia seguinte que fechei a data com o Vale dos Sonhos, e logo depois contratei também fotografia e filmagem. É super importante fechar com bastante antecedência para ter certeza de conseguir garantir só os melhores profissionais no mercado!”

CERIMÔNIA:

“Escolhemos a Marca do Sim (a Luciane Tenório) para celebrar a nossa cerimônia. Queríamos ter uma cerimônia única e ao mesmo tempo para a gente era importante ter o efeito civil no mesmo dia. Antes de escolher vimos bastante vídeos de outros casamentos e adoramos o estilo dela e o jeito que ela fala! Ela consegue deixar tudo mais leve, divertido e romântico ao mesmo tempo, então para a gente foi uma ótima escolha. A nossa cerimônia foi no mesmo local da festa, no Espaço Vale do Vale dos Sonhos. É um lugar muito lindo e além disso o fato de ser do lado do salão da festa deixa tudo mais prático! O momento mais emocionante da cerimônia foi a leitura dos votos, a troca das alianças e quando a Luciane pediu para gente fechar os olhos e receber as bênçãos de todos os nossos convidados.”

image00026-740x1024
image00034-684x1024
image00008-1024x754
image00015-675x1024
image00012-735x1024

MÚSICA DA CERIMÔNIA:

“Para a música da nossa cerimônia escolhemos a Musiquê Casamentos. A Tati tem uma voz sensacional, TODOS os convidados ficaram encantados! Escolhemos músicas modernas para cada entrada e todas as músicas com a voz dela e o acompanhamento musical do violão e do violoncelo ficaram incríveis, então não podíamos ter feito uma escolha melhor! Além disso a Tati é um amor de pessoa, super recomendamos!”

padrinhos e madrinhas:

“Eu chamei 3 madrinhas e ele chamou 3 padrinhos. Os padrinhos vestiram um terno azul marinho com uma gravata verde menta e as madrinhas usaram um vestido do mesmo modelo na cor verde menta. Ficou muito legal essa combinação!”

image00024-688x1024
image00001-1024x683

damas e pajens:

“Não tiveram damas e pajens, quem entrou com as alianças foi minha irmã.”

local da festa:

“O local da festa foi no Espaço Vale do Vale dos Sonhos. A primeira vez que entramos no salão ficamos de boca aberta, além de enorme é muito lindo porque tem a vista diretamente para a cerimônia! Superou certamente as nossas expectativas porque toda a equipe do Vale dos Sonhos é incrível e organizou tudo do jeito que sonhamos.”

image00037-698x1024
image00040-747x1024

decoração:

“A decoração fui eu que escolhi, fiz um projeto no Power Point para a decoradora do Vale dos Sonhos, a Lu Costa. Expliquei tudo nos mínimos detalhes, me baseando em algumas decorações que ela tinha já feito e adicionando elementos que eu queria para o meu casamento. O resultado foi além dos meus sonhos, pois ela conseguiu superar TODAS as expectativas. Chorei de felicidade quando entrei no salão porque vi que tudo o que tinha planejado na minha cabeça estava lá na minha frente, era real!”

image00011-1-683x1024
image00012-1-683x1024

“Todos os detalhes, as flores, os tons de rosa, a disposição dos móveis, estava tudo PERFEITO! Nem nos meus melhores sonhos podia imaginar de viver tudo o que vivi, a Lu Costa é um anjo e é uma profissional extremamente competente. Me deixou sempre tranquila e no final entregou um trabalho sensacional. Não faria absolutamente nada de diferente do que eu fiz, porque foi exatamente tudo como sonhamos.”

image00013-1-683x1024
image00017-1-683x1024
MODELO-CASAIS-DO-CRIE-SEU-SITE-SEM-GRATIS-2-1

Quero saber mais

image00009-1-1024x684
image00001-1-1024x684

bolos e doces:

“O nosso bolo foi da Bolos Mãe & Vó e além de muito bom ficou lindíssimo! A escolha do bolo foi muito fácil, a gente tem o mesmo gosto então escolhemos um modelo de bolo moderno e ao mesmo tempo romântico. O sabor também escolhemos com muito cuidado, considerando também o sabor dos outros doces e no final optamos por algo diferente e foi uma escolha ótima! Sobraram chocolates e doces em geral, mas foi ótimo porque tivemos a oportunidade de levar para casa e dividir com a nossa família. A mesa de doces era o ponto alto de toda a decoração, ficou realmente maravilhosa!”

image00003-1-683x1024
image00016-577x1024
image00018-1-683x1024
image00010-1-683x1024
image00005-1-683x1024
image00014-1-683x1024
image00008-1-683x1024

BAR E buffet:

“O buffet e o open bar foram todos do Vale dos Sonhos, escolhemos o menu com muito cuidado e deu super certo! A comida é super saborosa e todos os convidados amaram. Os drinks também são sensacionais! Conseguimos comer porque pedimos para servir alguns pratos na nossa mesa, foi ótimo! Aproveitamos bastante tudo! Além do open bar com os drinks do cardápio do Vale, compramos whisky e espumante à parte para complementar as bebidas. Todos os convidados elogiaram bastante tudo!”

image00004-1-1024x683

música da festa:

“O nosso DJ foi o residente do Espaço Vale, ele tocou exatamente como a gente queria e foi tudo muito divertido! Os momentos marcantes foram a nossa entrada no salão, a abertura da pista e quando joguei o buquê. No final da festa teve também uma parte de música pop punk (que adoramos!) e todo mundo dançou bastante.”

registros:

“Contratamos um casal de Minas Gerais para foto e filmagem (Carolina Faria e Tuite Films), amamos o estilo deles e nos identificamos bastante. Foi fácil viver um dia sendo filmados e fotografados porque toda a equipe soube deixar a gente à vontade e nos explicou direitinho todos os passos e as melhores poses para cada momento. Adoramos registrar o making of e os momentos depois da cerimônia, pareceu tudo mágico! Não usamos # para o nosso casamento, mas usamos o vídeo 360 (da YupTotem) para toda a duração da festa e amamos!”

image00010-601x1024
image00006-683x1024
image00007-1024x768
image00029-820x1024
image00014-683x1024

convidados:

“A festa foi para 150 convidados e convidamos no total 145 pessoas. Fizemos RSVP ativo para que todos os convidados colocassem o nome completo e para ter uma visão detalhada de todas as respostas. A nossa dica é de fazer uma lista com as pessoas mais importantes e enviar antes o convite para elas e então, caso alguma delas não possa ir, dá para abrir a lista para outras pessoas menos próximas. O importante é não superar o número dos convidados e manter sempre um limite para qualquer imprevisto!”

ferramentas:

“Para fazer o cronograma do nosso casamento usei o Word e para fazer a planilha com todos os pagamentos dos fornecedores usei o Excel. Esses são certamente os programas mais importantes!”

3

lua de mel:

“A nossa lua de mel foi em Bali e foi maravilhosa, pois é um lugar ótimo para casais! Super recomendamos! Tem vários lugares e hotéis muito românticos e mesmo se a gente foi na baixa temporada (em dezembro) foi uma ótima escolha porque não tinham muitos turistas.”

presentes:

“Fizemos uma lista online com presentes para a lua de mel em Bali (lista de atividades, restaurantes, hotéis etc.) e funcionou muito bem, todos os convidados adoraram! Agradecemos cada presente e mensagem que recebemos com muito carinho.”

Dicas importantes sobre a organização pós casamento e lua de mel:

“A nossa dica é aproveitar ao máximo cada momento da nova vida de casados!”

image00027-683x1024
Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

ficha técnica

  • Cerimonial e Assessoria: Eliana (Vale dos Sonhos)
  • Local da Cerimônia: Vale dos Sonhos
  • Celebrante: A Marca do Sim – Luciane Tenório
  • Música de Cerimônia: Musiquê Casamentos
  • Decoração da cerimônia: Lu Costa (Vale dos Sonhos)
  • Local da Festa: Vale dos Sonhos
  • Buffet: Vale dos Sonhos
  • Decoração: Lu Costa
  • Florista: Lu Costa
  • Iluminação: Vale dos Sonhos
  • Mobiliário: Vale dos Sonhos
  • Bar: Vale dos Sonhos
  • Música da Festa: Vale dos Sonhos
  • Fotografia: Carolina Faria
  • Filme: Tuite Films
  • Totem 360: YupTotem
  • Bolo: Mãe & Vó
  • Doces e chocolates: Maria Clara Patisserie, Home Dias Donuts, Cardoso Brownie, Fernandes Eventos Gourmet
  • Bem-casados: Doceria da Dessa – Andressa Contino
  • Lembrancinhas: Pura Velas Naturais, Sandallê Chinelos, Su Decor
  • Convite: Personalize Conviteria
  • Identidade visual: Personalize Conviteria
  •  Vestido de Noiva: Concept Bia Vaz
  • Grinalda: Atelier Girardi
  • Cabelo e Maquiagem: Luciano Baronne e Natalia Almeida
  • Sapatos: Passé Ateliê
  • Buquê: Natalia Silvestre
  • Roupa do noivo: Via Veneto
  • Lapelas dos padrinhos: Natalia Silvestre
  • Alianças: Vivara

Quer mais inspirações? Leia outras histórias de Casamentos Reais!

leia mais:

Organização do Casamento: por onde começar?
Decoração de Casamento: guia completo para escolher a sua!
Cronograma de casamento: passo a passo em 7 etapas (2024)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *