A aliança de casamento é a menor porém a mais importante “peça” que vocês terão que escolher durante os preparativos do casamento. De tudo o que vocês vão viver no dia do casamento, sobrarão as lembranças, as fotos e o vídeo de casamento. Vocês já devem ter ouvido essa frase por aí. Porém, sempre esquecemos de falar das alianças de casamento. Essas sim foram feitas para durar mais que a própria vida do casal.
Então, vamos entender melhor esse universo de materiais nobres e design para escolher as mais perfeitas alianças de casamento, que sejam confortáveis, duradouras e representem a união vocês.
Como disse a celebrante Maria Paula Zommer do Atelier do Sim:
“As alianças representam a origem e o infinito do amor de vocês. A metáfora materializada de tudo o que vocês são um pro outro: amantes constantes, amigos definitivos e parceiros certeiros. Um círculo perfeito com início mas sem fim.”
Fotografia do destaque: Reisman
O significado da aliança de casamento e suas diferentes origens
A aliança de casamento é o maior símbolo do casamento. Ela está presente em todas as culturas, de todos os tempos, simbolizando união. Aliança vem do latim alligare, que significa ligar-se. Há relatos de que os egípcios e os povos hindus em 3.000 a.c já usavam as alianças como símbolo de união entre duas pessoas.
As alianças são redondas, representando um compromisso eterno, sem fim. Além de simbolizarem a união, elas cumprem com o propósito de identificar um compromisso publicamente. É um objeto visível a todos, que dependendo de como é usada, tem diferentes significados.
Os gregos acreditavam que no dedo anelar passava uma veia que ia direto para o coração. Já os chineses atribuem uma relação dos dedos das mãos com sua família. Os polegares são os pais; os dedos indicadores representam os irmãos e amigos; no centro, o dedo médio representa nós mesmos; o dedo anelar é o nosso companheiro e o mindinho nossos filhos.
Como e em qual mão usar a aliança de casamento?
Antes de mais nada, é bom esclarecer que as alianças não necessariamente precisam ser iguais. Por exemplo, aliança de noivado muitas vezes é uma jóia única como uma aliança de brilhantes. Ou mesmo que sejam parecidas, a aliança da noiva pode ter um brilhante ou ser mais grossa do que a do noivo.
E há também casais, noivos e noivas que não usam aliança no dia a dia. Mesmo que optem por não usar alianças, será importante comprá-las para realizar o ritual do casamento. A menos que o seu casamento seja realmente diferente!
Então, vamos entender em qual mão usar a aliança de casamento, seja ela anel de compromisso, anel de noivado ou anel de casamento:
Alianças de compromisso
Esta é uma aliança para os namorados. É uma declaração de comprometimento com um amor que ainda terá uma longa estrada, mas desde já quer mostrar sua força e seu compromisso. Uma aliança de noivado ou de casamento deve ser de material mais nobre que a de compromisso.
Por isso é preciso cautela na escolha desta aliança. O mais coerente é escolher uma aliança de compromisso que não ofusque a sequência que está por vir. Afinal de contas, um noivado e um casamento são esperados. Portanto, faça algo bonito e delicado, aqui vale a criatividade e o bom senso! Geralmente as alianças de compromisso são iguais e o casal usa no dedo anelar direito, o mesmo dedo onde será usado o anel de noivado.
Anel de noivado
A aliança de noivado pode ser usada em pares iguais ou pode ser uma única jóia, geralmente um solitário usado apenas pela noiva. É raro o casal que compra uma par de alianças de noivado e depois compra outro par de alianças para o casamento. O mais comum é comprar a aliança definitiva e usar no dedo anelar direito até o dia do casamento. Assim, na cerimônia, diante do celebrante, a mesma aliança será colocada no dedo anelar esquerdo – aquele mais perto do coração.
Anel de casamento
Finalmente, chegamos na aliança de casamento, a mais importante que um casal pode trocar. Conforme já dissemos, a aliança de casamento provavelmente será a mesma do noivado. O ideal é que, antes do casamento, as alianças sejam polidas e que a a gravação dentro da aliança esteja correta.
Joalherias como a H.Stern, dão polimento gratuito e vitalício para suas alianças, um luxo que se torna necessário com o passar do tempo! Pergunte na loja em que você irá comprar as alianças se ela oferece esse serviço. Escolher as alianças não é tarefa simples, por isso, pesquise antes de investir na jóia que irá simbolizar a união do casal e cumprir a missão de durar para sempre.
Dicas de como escolher as alianças
Primeiramente, vocês precisam saber qual tipo de anel serão capazes de usar para sempre, se essa for a ideia, por isso o conforto precisa vir antes de qualquer coisa. Uma aliança muito grande pode parecer uma placa bem sinalizada de “comprometida (o)”, mas o tiro pode sair pela culatra e vocês deixarem de usar a aliança porque pesa demais ou atrapalha nas funções do dia a dia. Portanto, nada de pensar somente na aparência, as alianças precisam ser confortáveis.
O segundo critério importante para fazer essa escolha é o valor que vocês desejam investir. Partir do orçamento pode ser uma boa forma de evitar frustrações. Uma aliança tradicional de ouro pode custar a partir de R$ 1.800,00 dependendo do seu peso do anel. Detalhes em pedras preciosas, como diamantes, podem torná-las bem caras.
E se você quiser ver diferentes inspirações de alianças de casamento, confira nossa seleção clicando aqui!
Modelo de alianças de casamento
Existem muitos modelos de alianças. Desde a mais clássica de todas, que é a aliança de ouro amarelo, até as novas alianças high tech, que lembram o casal da data de aniversário de casamento. Modelos de alianças não faltam. As características mais importantes das alianças de casamento são: material, espessura, largura, acabamento, peso e gravação.
Material das alianças de casamento
As alianças de casamento podem ser feitas com diferentes tipos de materiais. Porém, as alianças de casamento mais tradicionais são feitas de metais nobres como as alianças de ouro amarelo, as alianças de ouro branco e as alianças de prata.
Agora, vamos falar um pouco de cada uma dessas opções de alianças de casamento:
Alianças de ouro
Impossível falar em ouro sem explicar rapidamente o que significam os quilates. O ouro mais comum é o de 18k, que é 75% ouro puro e 25% outros metais. O ouro puro é muito macio, portanto amassa com muita facilidade. Com o tempo, uma aliança de ouro puro iria parecer um papel alumínio dourado enrolado no seu dedo, de tão amassada. Então, se você tem o sonho de ter uma aliança de casamento de ouro linda no dedo, escolha o melhor metal para compor com os 75% de ouro puro.
O metal que vai ser misturado ao ouro será responsável pela cor da aliança. O ouro amarelo pode ser mesclado com prata e cobre. Já as alianças de ouro branco costumam ter misturas com prata, cobre e zinco. Por outro lado, as alianças de ouro rosa levam apenas o cobre na sua composição. O ouro é o material mais indicado para uma aliança de casamento. Se vocês não gostam da cor dourada ou rosé, o ouro branco pode uma boa opção.
É importante ter cuidado com joalherias clandestinas, peças de ouro certificado tem cartão de garantia de procedência!
Alianças de prata
A prata é um metal precioso de custo um pouco menor e muito fácil de encontrar com boa qualidade. Ela pode ser encontrada em diversas tonalidades, das mais claras às mais escuras. Sua desvantagem é a manutenção, pois as alianças mancham e riscam com muita facilidade. Entretanto, se você busca uma aliança de casamento mais barata e de boa qualidade, a aliança de prata pode ser uma boa opção.
Alianças com brilhantes
A aliança sempre foi um símbolo de status social. Quanto maior a pedra de brilhante, maior o investimento dos noivos. Nos Estados Unidos, por exemplo, tem uma tradição que diz que o anel de noivado ou o solitário deve custar 3 meses de salário do noivo.
Os anéis de noivado com brilhante são os queridinhos de muitas noivas. O famoso solitário ou a aliança de brilhante geralmente são escolhidos pelo noivo e dados à noiva no momento da famosa frase “Quer casar comigo?”. Portanto essa imagem de uma caixinha sendo aberta, com um solitário dentro, é um sonho de quase toda mulher romântica.
Confira nossa galeria de Inspirações de alianças de casamento!
Alianças de Tungstênio
O tungstênio é um dos materiais mais duros do planeta, é 10 vezes mais resistente que o ouro e tem um custo menor. Uma aliança de tungstênio não precisa levar nenhum outro material em sua composição, mas pode ganhar banho de ouro ou prata. As alianças de tungstênio são super resistentes, não amassam, não arranham com facilidade e, além disso, são anti-alérgicas. Se esse for o seu caso, exija o certificado de pureza, que atesta estar livre de metais que causam alergias.
A desvantagem é que as alianças de tungstênio não podem ser modificadas com o tempo. Você não poderá alargar ou reduzir sua aliança, uma vez pronta, não é possível ajustar. As vantagens das alianças de tungstênio são: resistência, podem ser douradas, prateadas, rosas ou pretas, e são as alianças de casamento mais baratas.
Alianças de Titânio
As alianças de titânio são duráveis como as de tungstênio, porém infinitamente mais leves. Por ser um material industrial muito resistente, não permite alterações depois da peça pronta. Também são anti-alérgicas e possibilitam uma grande variação de cores. Essas alianças de titânio são modernas e estão na moda, com a vantagem de serem bem mais baratas que o ouro 18k.
Largura das alianças de casamento
A largura da aliança é uma escolha que precisa levar em consideração a anatomia das mãos e o tipo de aliança. Por exemplo, uma aliança fina não tem o mesmo espaço para se trabalhar detalhes, como teria uma mais grossa. Por outro lado, as alianças mais finas são mais confortáveis, principalmente para quem não está acostumado a usar anel.
Alianças finas
Alianças finas de 2 a 3 mm são indicadas para quem tem dedos curtos. Quem gosta de alianças finas, mas tem dedos longos, pode escolher um modelo entre 4 e 5 mm. Os modelos 6 e 7 mm são considerados de largura média.
Alianças grossas
As alianças grossas são as maiores de 8 mm. Elas combinam muito com mãos masculinas grandes. É ideal para quem está acostumado a usar muitos anéis. Como falamos anteriormente, o mais importante é que seja confortável. Assim, as larguras não precisam ser exatamente as mesmas. Cada um pode escolher, dentro de uma coerência, larguras um pouco diferentes para adaptar a aliança à sua anatomia.
Acabamento das alianças
Existem muitos tipos de acabamento para jóias. Para as alianças de casamento, são mais usados os acabamento foscos, polidos, jateados, diamantados e fresados.
Alianças polidas
As alianças polidas são as mais lisas, com superfície muito brilhante, quase um espelho. Elas refletem bastante e são fáceis de arranhar.
Alianças foscas
As alianças foscas são polidas da mesma maneira, porém depois são escovadas com uma lixa muito fina e delicada, apenas para tirar o brilho intenso. Ou seja, é uma aliança tão tradicional quanto a polida, em uma versão sem brilho. Este acabamento é considerado mais moderno.
Alianças jateadas
As alianças jateadas são, como o nome diz, jateadas. Um compressor com jatos de areia desenha um acabamento fosco na peça. Pode ser um acabamento por inteiro ou apenas um detalhe. A desvantagem deste acabamento é a facilidade de arranhar. A vantagem é ser um acabamento superficial, portanto muito fácil de mudar depois, se o casal desejar.
Já as alianças diamantadas passam por um trabalho mais intenso, criando uma textura única e muito marcante. O resultado é como se tivessem micro grãos de areia na superfície brilhante da jóia. Essas alianças são resistentes porque são ásperas, os riscos não aparecem.
Alianças fresadas
As alianças fresadas passam por uma técnica que deixa uma textura fosca, mas não homogênea. São milhares de risquinhos delicados que deixam a jóia com um aspecto muito interessante, como se fossem muito antigas, usadas por milênios.
O interior das alianças é sempre polido, portanto traz um contraste superinteressante quando escolhemos um acabamento diferente.
Gravação das alianças
Faz parte da tradição escrever os nomes dos noivos, data do casamento, ou qualquer outro texto na parte interna das alianças. Uma aliança sem gravação pode pertencer a qualquer pessoa. Já uma aliança gravada tem um dono. O que será escrito nas alianças é uma decisão do casal. Nas alianças tradicionais são gravados o nome dos noivos (a da noiva tem o nome do noivo e a aliança do noivo tem o nome da noiva) e a data do casamento.
Alianças High Tech
A internet das coisas já chegou no universo dos casamentos e a entrada foi pelas alianças. Hoje você já encontra alguns modelos interessantes. Remember Ring é uma aliança que tem um alarme que esquenta na data que vocês definirem. Ou seja, no aniversário de casamento as duas alianças ficam quentes para lembrar do dia. A função da aliança HB Ring já é diferente. Você consegue sentir os batimentos cardíacos do seu amor por meio de um sensor que se comunica com um app pelo celular.
Como medir a aliança de casamento
Se você quer fazer uma surpresa para o seu amor e não sabe como medir seu dedo anelar, você pode usar a tabela abaixo para descobrir. Primeiramente imprima a tabela e pegue um anel que seja confortável no dedo dele ou dela. Use essa tabela para medir e descubra o tamanho ideal da aliança.
Medindo o aro interno:
Neste método, você irá medir somente a parte INTERNA da aliança (o diâmetro), não medir pelas bordas. A medida é feita em mm. Lembrando que 1cm é igual a 10 mm. Agora é só pegar uma régua para medir o diâmetro interno do anel e ver o tamanho na tabela abaixo.
Tamanho da aliança | Medida do diâmetro |
10 | 14,80 mm |
11 | 15,20 mm |
12 | 15,50 mm |
13 | 15,80 mm |
14 | 16,20 mm |
15 | 16,50 mm |
16 | 16,80 mm |
17 | 17,20 mm |
18 | 17,50 mm |
19 | 17,80 mm |
20 | 18,20 mm |
21 | 18,50 mm |
22 | 18,80 mm |
23 | 19,20 mm |
24 | 19,50 mm |
25 | 19,80 mm |
26 | 20,20 mm |
27 | 20,50 mm |
28 | 20,80 mm |
29 | 21,20 mm |
30 | 21,50 mm |
31 | 21,80 mm |
32 | 22,20 mm |
33 | 22,50 mm |
Como levar as alianças
Tradicionalmente são os pajens e daminhas que levam as alianças em almofadinhas ou salvinhas de prata até o altar. Atualmente temos visto várias maneiras diferentes de levar as alianças até os noivos. Alguns exemplos são os avós ou pets que fazem parte da vida do casal. Além disso, diversos tipos de porta-alianças tem surgido nos casamentos. Confira a matéria que sobre como levar as alianças e veja várias inspirações de porta-alianças e como trazer ainda mais emoção para esse momento.
Não deixe de conferir também a matéria sobre o roteiro da cerimônia de casamento. Lá, você encontrará o passo a passo para uma cerimônia sem stress.
Onde comprar a aliança de casamento
Existem muitas joalherias e muitos ourives bons no Brasil. Mas lembre-se que é muito importante verificar se o lugar que você está comprando as alianças fornece o certificado de autenticidade. Confira algumas indicações:
Brazil & Murgel | Bvlgari |
Cartier | Dassa Danna |
HStern | Flavia Madeira |
Ronchi Gioielli | Loxus Joias |
Tiffany & Co. | Pedro Yossef |
Vivara | Reisman Alianças |
Leia mais:
O guia para escolher o show ideal para o seu casamento: dicas e contatos
Pedido de casamento no Rio de Janeiro: 15 lugares para se inspirar!
Cronograma de casamento: passo a passo em 7 etapas