Qual é a melhor maneira de ter uma linda mesa posta de Natal? Quais elementos são fundamentais no mise en place natalino para receber muito bem nossas famílias?
Pensando em ajudar nossas anfitriãs a receberem com maestria seus convidados, conversamos com a Mery Siqueira da Santeh Mesa Posta sobre o bem receber no Natal. As dicas e sugestões serão valiosíssimas tanto para o Natal quanto em qualquer evento em que você deseje montar um mesa linda e bem estruturada.
A mesa é o elemento central de uma ceia, onde as conversas acontecem, as memórias são construídas e onde tanta coisa é compartilhada entre a família. Por isso, é ideal que ela esteja linda e muito bem decorada para a ocasião, tanto para o bem-estar dos seus convidados quanto para uma melhor fluidez do buffet. Nós iremos entender todos os truques e dicas para o mise en place não ser um bicho de sete cabeças neste Natal.
Por onde começar: cores e elementos
Ao montarmos uma mesa, devemos estar atentos a três fatores imprescindíveis para a harmonia dos elementos: distância, simetria e cor. Sobre a distância, o ideal é que da borda da mesa para o sousplat tenha 2cm de afastamento. Este padrão deve se repetir em todos os pratos.
Então entra a simetria dos elementos: todos eles devem ter o mesmo espaçamento de dois centímetros para criar uma mesa harmônica. Uma mesa simétrica é mais bonita porque independente do lado em que você se sentar, você terá a mesma percepção sobre os itens.
Para o Natal, as cores usuais são vermelho, verde e branco. O dourado é considerado um metalizado para trazer brilho para a mesa. Desta forma, a Santeh sugere que o dourado vá iluminando com o verde ou o vermelho. Se a escolha for por usar o verde e o vermelho, o dourado deve ser apenas elementar, com presença pontual nos detalhes. Se quiser que o dourado seja a cor principal, é melhor usá-lo com branco e off white, ou seja, tons mais neutros. Uma sugestão importante dada pela Mery é que sempre devemos, antes de decorar a mesa, observar o ambiente para as cores não brigarem.
Um lugar neutro suporta mais cores. Se a sua sala é majoritariamente branca, o verde e vermelho irão dar um clima super natalino e ainda pode receber adereços dourados. Já se o ambiente tem uma decoração azul, por exemplo, é melhor escolher tons mais claros como o branco e usar apenas uma cor para a composição da mesa posta. Não tem muito mistério, é só perceber e atentar para que não vire um carnaval de cores entre guardanapos, taças, a parede de casa e elementos decorativos.
Veja alguns exemplos de mesas de natal fora do padrão verde e vermelho:
Agora, vamos para os detalhes que irão compor a sua mesa posta de Natal:
Guardanapos
Uma sugestão muito interessante, aproveitando a temática natalina, é dobrá-los em formato de árvore de Natal.
Veja Nesta matéria esse e outros tutoriais de decoração de Natal!
Uma opção simples, barata e sofisticada por exemplo, é apostar no guardanapo branco sobre o sousplat e posicionar uma cereja em cima. Uma fruta linda e bem natalina que irá proporcionar uma decoração bem bonita.
Os porta guardanapos também podem criar a composição que faltava para trazer sofisticação para a sua mesa. Flores, sininhos e outro elementos de Natal são uma boa inspiração.
taças
A taça de água deve vir na reta da faca da última refeição e, a partir dai, fazer a montagem diagonal das outras.
A Santeh sugere servir espumante, vinho verde ou rosé porque são bebidas mais refrescantes para esta época do ano no Brasil. O vinho tinto é a melhor opção para acompanhar as carnes de forma satisfatória. Por isso, devem haver, no máximo, 3 taças por pessoa na mesa.
JÁ FEZ O seu SITE De CASAMENTO?
marcadores de lugar
Para a ocasião, é interessante colocar os marcadores de lugar porque demonstra afeto e carinho, é um cuidado que você pode ter e oferecer para as pessoas queridas.
De forma criativa, use por exemplo: bolas de Natal, miniatura de presentes, sininhos, mini guirlandas para colocar os nomes de seus familiares.
arranjos de mesa
As velas combinam muito com o Natal e com a ceia. Porém, no verão pode ser desagradável ter o calor das velas ali no centro da mesa. Para substituí-las podemos usar luzes “fio de fada”, que não aquecem o ambiente. Além disso, podemos criar lindos arranjos com frutas e flores; folhas secas; flores artificiais em dourado; nozes; bolas de Natal. Todos estes elementos combinados da maneira correta criam um lindíssimo arranjo de mesa.
Mas arranjo de mesa não tira o espaço que seria usado para servir a ceia?
A Mery Siqueira atenta para a necessidade e utilidade de ter um aparador para servir o jantar. Esta é a forma correta de servir seus convidados e a mesa se torna apenas um lugar livre para a degustação, sem a movimentação e o incômodo das pessoas se servindo. Para suprir este vazio na mesa, investimos, então, em um centro de mesa bem bonito.
Como a ceia costuma ser servida de uma só vez, não há a necessidade de muitos talheres na mesa. Apenas um único do jantar e o de sobremesa, se ela for servida. Esta forma de servir também permite que não se perca espaço na mesa com aquela porção de talheres.
A função do aparador, então, passa a ser a sua funcionalidade. Ele é um anexo mais prático para os convidados se servirem e igualmente prático para o anfitrião fazer o controle e ter maior mobilidade na hora de trocar e fazer a reposição dos pratos. Ao usar o aparador, as pessoas não precisam ficar se incomodando o tempo todo enquanto comem.
Ele também será útil quando não há espaço na mesa suficiente para todos os familiares. Nestes casos, recomenda-se o uso de bandejinhas para que se possa comer em algum outro lugar como em um sofá, por exemplo. São placas de madeira revestidas com tecido. Para o Natal podemos forrá-los com temas natalinos também! Elas ficam no aparador após o buffet, para que peguem depois de se servirem.
Crianças na família
Elas também merecem carinho e atenção e devem se sentir parte deste momento de confraternização familiar. Por isso, recomenda-se criar uma mesa posta de Natal paralela para as crianças e fazer a montagem adequada para elas. Atentando para as idades e capacidades individuais, a mesa das crianças também pode receber a mesma atenção na decoração, com sousplats bonitos e arranjos elaborados.
E para compor com tudo isso, que tal colocar para tocar nossa playlist com aquelas músicas clássicas de Natal?
Restou alguma dúvida sobre como montar uma mesa perfeita para o Natal? Então manda pra gente que a Santeh responde!
Leia mais:
Decorações de Natal DIY – Faça você mesmo
Vestidos para o Ano Novo 2019
Fornecedores de casamento na sua ceia de Natal!