O anel de noivado de diamante é um dos presentes mais caros e significativos para a mulher, é um símbolo de valor.
Muitos noivos (e noivas) não conhecem a diferença entre um diamante e um brilhante. Faltam algumas informações básicas, que são fundamentais, para a escolha do seu anel de noivado perfeito.
Antes de comprar o anel leve em conta o valor que pretende investir e siga a regra básica dos quatro C’s:
♦︎ Corte (cut)
♦︎ Cor (color)
♦︎ Pureza ou claridade (clarity)
♦︎ Quilate (carats)
◊ O Corte
É a forma como é lapidado. Um diamante bem cortado possui uma luz branca que reflete internamente e externamente.
◊ A Cor
Um diamante branco estruturalmente perfeito não tem matiz. O grau da cor é graduada em uma escala de D (incolor) para Z (amarelo claro), as pedras incolores são mais valiosas.
Como regra geral um diamante incolor vai custar mais que uma pedra colorida, a menos que a cor seja extremamente rara (como os verdes ou vermelhos).
◊ A Pureza
Quanto menos impurezas ou inclusões um diamante tiver, mais clara e mais caro ele será. Inclusões podem ocorrer uma vez que foi cristalizado sob calor e pressão no manto da Terra. Um diamante impecável, é extremamente raro. Assim como a cor, a pureza também é medido em uma escala, os diamantes são classificados na faixa SI1 e SI2, mas suas imperfeições são muitas vezes invisíveis a olho nu.
◊ O Quilate
Refere-se ao peso, quanto maior o tamanho maior o quilate. Mas um diamante com um quilate menor bem cortado pode parecer maior do que um com um quilate e tamanho maior. A aparência do tamanho depende não só do formato do diamante, mas também dos diferentes formatos e montagens que você escolher (pode ser feita a montagem com outras pedras).
Comprar um anel de diamantes não é tarefa para amadores. Procure se informar e pesquisar bastante para não comprar peças menos valiosas por maiores preços.
Leia também:
https://revista.caseme.com.br/plantas-na-decoracao-do-casamento-como-escolher/