Cobertura bolo de casamento

O bolo de casamento é uma tradição que vem desde os tempos romanos, antigamente bastava ser branco e enfeitado com frutas, mas surgiram novas tendências, novos adornos, novas cores, formatos e sabores.

Conversamos com Estela Marinho, da My Adorable Dulce, para entender um pouco mais sobre os tipos de cobertura utilizados nos bolos. Confira:

 

♦︎ Quais são os tipos mais utilizados de cobertura para bolo de casamento?

 

Pasta americana 

 

Atualmente, a pasta americana produzida no Brasil, apresenta uma grande variedade de tipos, desde a que pode ser usada para cobertura dos bolos, assim como para uma decoração mais específica, como flores e modelagem. É feita à base de açúcar, permite modelar devido sua elasticidade e aceita qualquer tipo de corante comestível. A qualidade do bolo fica melhor e é fácil de ser removida.

 

 

Buttercream

 

Conhecido como creme de manteiga, bem mais popular nos EUA, possui uma textura suave, cremosa e bem gordurosa.

 

 

Glacê

 

É o tipo de cobertura mais usada na Inglaterra, é uma cobertura firme e ideal para criar enfeites mais elaborados.

 

Merengue

 

Pode ser usado nos bolos que não demandam decoração com modelagem especializada. Na verdade existem alguns tipos de glacê, dentre eles o merengue suíço, italiano ou francês e eles são bastante utilizados na confeitaria, mais especificamente em tortas, mousse ou suflês.

 

bolo-498x475
Bolo My Adorable Dulce

 

 

♦︎ É necessário ter uma cobertura entre as camadas?

 

Todo bolo demandará uma pré-cobertura quando a pasta americana for utilizada, pois qualquer imperfeição se tornará evidente.

Muitas profissionais utilizam o glacê “pré-mármore” ou até mesmo o buttercream nessa fase de preparação do bolo para receber a pasta americana. Eu particularmente, não uso porque prefiro prezar pela qualidade nos bolos que faço, uso ganache de chocolate, apropriada para esse procedimento. Inclusive, para aquelas pessoas que não gostam da pasta americana, a retirada fica bem mais fácil.

 

Captura-de-Tela-2016-02-24-às-12.23.56-694x475
Cobertura ganache My Adorable Dulce

 

 

♦︎ Qual o tipo de cobertura mais indicada para deixar o bolo liso?

 

Na minha opinião, a ganache se aplica muito bem, ainda que exija muito cuidado por se tratar de chocolate e devendo assim ser trabalhado com temperaturas controladas.

Captura-de-Tela-2016-02-24-às-12.25.05-660x475
Foto My Adorable Dulce

 

 

♦︎ Qual é o material utilizado para fazer os enfeites?

 

Existem diversos tipos de modelagem e decoração. Para arte com bonecos, flores ou “acessórios” na decoração, pode-se utilizar a própria pasta americana acrescida de um estabilizanteespessante chamado Carboximetil celulose, ou simplesmente CMC, que enrijece a pasta americana, facilitando a modelagem. É necessário ter muito cuidado, pois o CMC também é usado em laboratórios químicos para cultura de bactérias, ou seja, um trabalho “comestível” deve estar apropriado ao consumo das pessoas e a preocupação com a qualidade do produto servido ao cliente deve nortear qualquer trabalho.

Existe no mercado uma pasta americana específica para modelagem, o que facilita ainda mais o trabalho profissional.

 

Captura-de-Tela-2016-02-24-às-12.25.41-669x475
Flores de açúcar My Adorable Dulce

 

Há ainda a decoração que pode ser feita com glacê. Mas este também requer cuidados, pois havendo a produção do glacê com claras de ovos, a validade é menor e um bom profissional deve ter em mente que tudo o que vai no bolo deve estar próprio para o consumo. Pelo menos, é assim que eu vejo esse trabalho, capaz de produzir lindas decorações que fazem qualquer evento ainda mais bonito e elegante, mas com qualidade e perfeitamente consumíveis.

 

Leia mais:

Macarons

Forminhas para doces

Decoração dos bem casados

Deixar um comentário