Paola e Rodrigo se conheceram na faculdade de medicina em Campinas. Ao longo de dezessete anos, passaram por diversos estágios da carreira juntos, viajaram pelo mundo, enfrentaram a distância física e celebraram reencontros. Seu casamento em Maresias teve a família, amigos e o mar como testemunha da sua união e também do início de uma nova aventura: a vida nova em Barcelona.
Mesmo tendo que adiar a data do casamento, a cerimônia no Mahalo Maresias com assessoria da Santo Casamenteiro, foi exatamente do jeito que sonharam. Uma mistura de despedida com recomeço, mas sobretudo a reafirmação do contínuo amor um pelo outro!
Confira a história do casal e inspire-se nas fotos lindas deste casamento!
Os Casamentos Reais publicados no Caseme são escritos diretamente pelos noivos, em 1ª pessoa. Nossa proposta é uma troca livre e real de experiências, sejam boas ou ruins, que ajudem outros casais que ainda estão no caminho!
Casal: Paola Bertolotti Cardoso Pinto & Rodrigo Gonçalves
Cerimônia e recepção: Mahalo Maresias, São Sebastião – São Paulo
Data: 12 de agosto de 2023
Nota: o Mahalo Maresias encerrou as atividades em setembro de 2023.
Créditos da foto do destaque: Julio Casanova
História do casal:
“Somos paulistanos, mas nos conhecemos em Campinas, na faculdade de medicina da UNICAMP. Nos aproximamos mais num estágio de pronto socorro em 2005 quando eu já estava na residência de clínica médica e ele no internato médico (últimos dois anos da faculdade). Passamos vários estágios juntos e quando minha residência acabou e ele se formou eu prestei residência para oncologia clínica e ele para ginecologia e obstetrícia. Fomos aprovados os dois na UNICAMP e iniciamos a residência pelo mesmo estágio!
Começamos a namorar em 02 de abril de 2006 quando começamos a escrever nossa história juntos, inicialmente em Campinas. Rodrigo chegou a morar 3 anos nos EUA eu segui morando em Campinas, mas foi ótimo pois viajamos muito neste período e com ele já de volta ao Brasil em 2014 nos dividíamos entre Campinas e São Paulo e em fevereiro de 2017 voltamos a morar definitivamente em São Paulo. Já estávamos juntos havia quase 16 anos quando, em fevereiro de 2022, Rodrigo me deu um anel e junto com esse anel veio um pedido!”
O PEDIDO DE CASAMENTO:
“Era um domingo, 13/02/2022, voltamos do almoço e decidimos assistir um filminho na TV. Rodrigo sugeriu que víssemos um filme antigo chamado ‘Um Sonho de Liberdade’. Ao término do filme, emocionados, pois esse filme sempre emociona não importa quantas vezes se assista, ele pegou um caderno de notas dele e disse que ele havia me escrito umas palavras. Comecei a ler e o texto se iniciava com uma frase dita neste filme: ‘Pressure and time… That’s what it takes really‘. E então ele relembra em suas palavras quanta história já havíamos escrito juntos, a ponto de termos transformado nosso relacionamento em um diamante e que depois de tanto tempo e pressão ele só esperava que eu aceitasse aquele anel e respondesse à pergunta “você aceita se casar comigo?”
Créditos: todas as fotos desta matéria são de Julio Casanova
JÁ FEZ O SITE DO SEU CASAMENTO?
OS PREPARATIVOS:
“Escolhemos nos casar em abril de 2023 quando estaríamos completando 17 anos juntos, de modo que começamos a nos programar com pouco mais de um ano antes da data escolhida. Mas depois, por questões relacionadas a projetos de trabalho mudamos a data do casamento para 12 de agosto de 2023 e com isso ganhamos mais 6 meses para os preparativos. Foi ótimo, pois pude focar em detalhes que talvez não tivesse me dedicado.
Esses projetos de trabalho culminaram com a nossa mudança para a Espanha, de modo que nos casamos e na semana seguinte nos mudamos para Barcelona, motivo pelo qual decidimos que não teríamos uma viagem de lua de mel, já que nossa mudança foi muito próxima a data do casamento.
Desde o início já optamos por organizar tudo com uma assessoria e logo conhecemos a Bruna Rabonni (Santo Casamenteiro) e depositamos nas mãos dela a responsabilidade de construir nosso grande dia! E ela cumpriu à risca a sua missão! Ela sabia dos nossos objetivos, nossas preferências e conseguiu captar em nós a nossa essência, de modo que todos os nossos fornecedores fomos nós que escolhemos, mas sempre após ela nos dar uma lista com algumas sugestões baseada no nosso perfil.
Como nosso casamento seria uma renovação de um relacionamento de muitos anos decidimos fazer em lugar muito especial para nós, onde já havíamos escrito várias páginas da nossa história, na praia de Maresias em São Sebastião – São Paulo.”
vestido de noiva:
“Como nunca havia pensado em me casar não tinha um ‘vestido dos sonhos’, então fui com a Bruna em 2 estilistas, passei para elas algumas fotos da internet de decotes, saias, tecidos, falei do que eu gostava, o que eu não queria e, curiosamente, elas desenharam o mesmo vestido! Por fim escolhi fazer com a Carla Gaspar, com quem me identifiquei por ter um ateliê num lugar super calmo e tranquilo no meio da correria de São Paulo.
A Carla fez o vestido exatamente como eu queria, dando a leveza e delicadeza que eu pedi. Eu não quis mudar de vestido entre a cerimônia e a festa, por isso quis algo elegante e singelo para o momento da cerimônia e leve e fluido para que pudéssemos fazer a nossa ‘first dance’ e curtirmos muito durante a festa! Logo após a cerimônia a Bruna prendeu a cauda e ficou excelente! Dancei muito!!”
acessórios:
“Eu não quis véu nem grinalda, mas queria algum arranjo de flores no cabelo, que fiz com a Alessandra Cazzaro. Usei um arranjo de 3 pins com flores naturais (nardo, tango e hortênsia com folha de eucalipto) tratadas nos tons azul, branco e cinza, de modo que elas podem durar até 7 anos. Infelizmente um deles eu perdi na festa, mas os outros dois estão guardados comigo! O brinco comprei na própria loja da Alessandra Cazzaro. Usei uma tornozeleira emprestada da minha mãe e o sapato comprei novo na Juliana Bicudo. Meu buquê foi delicado e suave como tudo no nosso casamento. Branco com tons pastéis de rosa, folhas verdes, bem discreto! A Alana Ribeiro conseguiu traduzir no buquê exatamente o que eu havia descrito!
roupa do noivo:
“Fizemos a roupa do Rodrigo na Camargo Alfaiataria. Eu fui junto com ele tanto no dia em que ele escolheu quanto nas provas, mas fiz questão que ele escolhesse tudo pois além dele ter muito bom gosto é um momento especial esse o de fazer essas escolhas, algo que fica guardado pra sempre! A Equipe do Camargo é ótima e nos assessorou desde o início. Fizemos sob medida um terno completo com colete e gravata.”
making of:
“Como foi um Destination Wedding e o Mahalo tem pareceria com dois hotéis em Maresias, nós tínhamos uma suíte num desses hotéis onde nossas famílias e nossos convidados estavam hospedados. Além disso tínhamos uma casa alugada ao lado do hotel onde estávamos hospedados desde o dia 10/08 com nosso cachorro Milu. Acordamos no dia 12, tomamos café da manhã juntos e depois Rodrigo foi para nossa suíte no hotel e foi curtir o início do dia na praia com familiares e amigos e eu fiquei na casa com minha mãe e o Milu e toda equipe do Making of (Beatriz Barros, Julio Casanova, Matheus Mombach) e claro, a equipe da Bruna o tempo todo assessorando.
Lá na casa ficou comigo a Vanessa, que foi um anjo ao meu lado e da minha mãe o tempo todo, a Bruna estava em todos os locais e no final me ajudou a me arrumar e ficou comigo até minha entrada. Os demais da equipe, Mariana, Renato e Charles ficaram nos outros locais, no making of do Rodrigo e no local da cerimônia e festa. Rodrigo se arrumou na suíte do hotel e quando já estava pronto ele foi até a casa em que eu estava e lá ele encontrou com alguns amigos e padrinhos para um brinde e umas fotos no jardim da casa.
Chegamos a nos ver quando eu entreguei Milu para ficar com ele para umas fotos, mas eu não estava vestida ainda. Depois que todos saíram terminei de me arrumar com a ajuda da Bruna e fiz um brinde com minha mãe. Só depois quando o vídeo ficou pronto vi que ela havia gravado umas palavras, emocionante! A Alana foi lá entregar meu buquê e foi um momento muito marcante! Ela me entregou o buquê, mostrou todas as flores que havia usado, me explicou como segurar e tudo mais. A minha sogra, as madrinhas, as sobrinhas e minha avó também se arrumaram com a equipe da Beatriz Barros, mas num salão próprio para isso que um dos hotéis oferecia.”
CERIMÔNIA:
“Tanto a cerimônia quanto a festa foram no Mahalo Maresias. Apesar de termos escolhido Maresias por fazer parte da nossa história desde o início, o Mahalo não conhecíamos. Em maio de 2022 fomos com a Bruna para Maresias e conhecemos 4 lugares de festas de casamento e de cara nos encantamos com o Mahalo, pelo lugar, pela vibe, pela simpatia do Moisés e da Cibele! Eles tinham data para abril então não hesitamos em fechar logo e quando mudamos a datam nossa prioridade era escolher uma data em que nossos fornecedores pudessem e 12/08 todos podiam!
A cerimônia não foi pé na areia. O Mahalo tem um deck acima do nível da praia, então a visão de quem está no deck é praticamente uma borda infinita com o mar.
E essa foi nossa escolha de decoração: o mar, a natureza e o pôr do sol.
A Alana caprichou em uma decoração bem delicada, minimalista, suave e muito elegante. Ela montou um lounge, um espaço com bistrôs e a área em frente do altar tinha bancos e cadeiras, assim os convidados ficaram por todo local durante a cerimônia.
Nosso cerimonialista foi um dos nossos padrinhos. Um grande amigo meu de muitos anos, nossas famílias são muito próximas e ele testemunhou cada etapa do meu relacionamento com o Rodrigo e, portanto, se tornou um grande amigo dele também e também como é uma pessoa muito sábia e vivida o escolhemos para celebrar nosso casamento. E foi maravilhoso, suas palavras estão gravadas em nós para sempre! A cerimônia inteira foi muito emocionante. Rodrigo entrou com a mãe dele e o pai dele já estava posicionado no altar para recebê-los. Tivemos 2 cortejos! Primeiro entraram os padrinhos (6 casais), depois entraram duas sobrinhas de floristas e 3 sobrinhos com plaquinhas divertidas (Melancia Placas de Casamento)!
Depois deles e antes de mim entrou nossa daminha, outra sobrinha nossa! Para então eu entrar com meus pais. Fizemos questão que todos nossos sobrinhos participassem, só o mais novinho de 10 meses que não participou. Entrar com minha mãe e com meu pai foi muito gratificante. Ver o Rodrigo lá me esperando foi uma emoção enorme! A cerimônia foi perfeita, Bruna e sua equipe mantiveram tudo organizado e o timing foi perfeito e super pontual!”
MÚSICA DA CERIMÔNIA:
“Já que gostamos muito de música eletrônica, optamos por ter somente um DJ (DJ Marcus Sachi da Mais Onze) que tocou uma trilha sonora que escolhemos juntos, desde o welcome drink até a festa. Na cerimônia escolhemos músicas que diziam algo da nossa história. Algumas antigas e outras de DJs que escolhemos a dedo para o momento!”
padrinhos e madrinhas:
“O dresscode foi esporte fino. Para os padrinhos e sobrinhos optamos por costume azul marinho (terno sem colete e sem gravata) e liberamos a escolha do calçado para sapato ou tênis. As madrinhas poderiam escolher o que quisessem, bem como nossas sobrinhas! Nós pagamos o aluguel do terno dos sobrinhos (Shopping dos Noivos – Maximu’s Rigor), alguns padrinhos também alugaram lá e das sobrinhas floristas e daminha, pagamos o cabelo e make. As sobrinhas floristas usaram um corsage que a Alana fez para elas.”
damas e pajens:
“Nossa daminha foi uma sobrinha nossa, filha da minha irmã. Ela usou um vestido de daminha branco com faixa azul que ela escolheu e era alugado – (DieDay Ateliê – Moda Festa Bragança Paulista) e segurava um buquê que a Alana fez.”
local da festa:
“Foi tudo no mesmo lugar, o Mahalo Maresias, o que foi ótimo pois todos os convidados chegaram para a cerimônia com um welcome drink e assim que acabou a cerimônia já estavam acomodados curtindo o pôr do sol e o coquetel enquanto estávamos na praia para as fotos protocolares. O que a Alana fez foi mudar o mobiliário da cerimônia para mesinhas com cadeira no mesmo espaço da cerimônia, onde parte dos convidados se acomodou para coquetel e jantar.
Manteve os bistrôs e lounge e, próximo de onde seria servido o jantar (foi franco americano) tínhamos mesas com lugares para quem preferisse jantar por ali. Assim todos teriam como se sentar para coquetel e jantar. E montamos duas mesas para nossos pais e irmãos neste local. Nossa mesa era um dos bistrôs de frente para o mar, onde paramos para jantar para depois aproveitarmos a festa!
Logo depois das fotos protocolares fomos num local que a Bruna montou onde comemos o coquetel e a Beatriz prendeu meu cabelo e retocou a maquiagem. Treinamos uma última vez a first dance e entramos na festa. Fizemos um brinde com os padrinhos e sobrinhos e depois a first dance. Imaginávamos que seria lindo pois escolhemos com carinho cada detalhe. Mas foi perfeito, mágico, único e superou nossas expectativas!”
decoração:
“Fizemos uma reunião com a Alana Ribeiro, na qual expusemos tudo o que gostávamos e o que não queríamos, então ela fez uma visita ao local e depois montou o projeto e fomos ajustando juntos. Ficou tudo exatamente como queríamos e agora que já passou não consigo pensar em nada que gostaria de mudar. Apenas lamento não ter ficado mais tempo apreciando cada detalhe no dia, e no lounge mesmo eu quase não fui. Mas só recebi elogios e fico revendo tudo pelas fotos e vídeos!
A identidade olfativa ficou por conta da Gabi do Empório do Cheiro. Ela faz uma entrevista onde tenta captar nossas preferências e depois monta algumas opções de aromas para montarmos a identidade, então nosso casamento teve um perfume único tanto no ambiente como toilettes com sabonete, álcool gel e até mesmo nos itens de papelaria e mobiliário, além do home spray que a equipe da Bruna ficou borrifando por todos os ambientes. Ficou maravilhoso!”
bolos e doces:
“Fizemos bolo e doces com a Enrolado e Granulado e como era um Destination Wedding fizemos também com eles uma caixinha de doces para colocar em cada quarto dos hotéis dos nossos convidados. Fizemos uma reunião e degustação para doces e depois uma para bolo. O Daniel explica tudo super bem com detalhes de modo que foi perfeito. Para o bolo queríamos um naked mas como adoramos o red velvet deles e o vermelho ia ficar muito forte na mesa então fizemos um semi naked e ficou perfeito!
Para os doces pensamos bem sobre os tipos e quantidades e ficou bem equilibrado. Tinha um pouco mais de chocolate pois preferimos assim mesmo! E com as orientações do Daniel deu bem para equilibrar os tipos com as quantidades. A mesa ficou linda, perfeita! Delicada, sem muita informação exatamente como pedimos, pois para nós, os astros da mesa seriam os doces e o bolo então pedimos uma decoração bem leve.
O topo de bolo fizemos com a Fernanda (Ateliê Nanda Biscuits), um mimo que guardamos até hoje, trouxe com maior cuidado comigo no avião quando mudamos para a Espanha. Os noivinhos, nosso gato e nosso cachorro! Ficou perfeito, a Fernanda é super detalhista! Sobrou um pouco de doce pois por garantia fechei a conta para 150 pessoas, que era o máximo de convidados mas na verdade nossa lista final fechou em 120. Eu achei bom ter sobrado (até queria que sobrasse um pouco, pois sabia que ia poder comer no dia seguinte!) e muitos convidados ficaram em Maresias no domingo e fizemos um churrasco e todos se deliciaram com os docinhos no dia seguinte! Os bem casados foram feitos pela Vovó Leda – maravilhosos!”
buffet:
“A Bruna nos deu uma lista de 6 opções de buffet e escolhemos 3 para degustar. Marcamos primeiro a degustação do Briviê e depois dessa já cancelamos as outras porque o Briviê era o que definitivamente queríamos! A Carol é excepcional, tem muita experiência com litoral e o menu dela é variadíssimo. Teve o welcome drink antes da cerimônia e depois da cerimônia ela montou a ilha de petiscos, entradas, saladas (fenomenal, não teve quem não comentou conosco depois) e ainda serviu alguns volantes de finger food e menu degustação. Essa ilha ficou montada até o fim da festa.
Depois teve o jantar estilo franco americano ou ilha quente e ela serviu também 2 sobremesas. Além disso, mais pro fim da festa teve mini açaí, churros e mini hamburguer e na saída uma mesa de café super bacana.
Bar:
O buffet serviu sucos, água, refrigerante e cerveja. Além disso levamos uísque e servimos um cava (espumante) que compramos com a Casa Lisboa (compramos metade e deixamos a outra metade em consignação). E contratamos um bar de drinks (Conceito Bar), que foi uma das grandes atrações da festa. Cardápio super variado que montamos depois da degustação, equipe super experiente. O bar funcionou a festa toda sem fila ou tumulto e todos adoraram. Muitos drinks podiam fazer sem álcool, então até quem não gosta de bebida alcóolica ou os menores de 18 puderam desfrutar!
Nós comemos alguns itens do coquetel antes de entrarmos para a festa. Tínhamos um garçom sombra na festa que cuidou super bem de nós dois, garantindo comidinhas e muita água! E provamos quase todos os drinks do bar lá no dia! A equipe da Bruna garantiu toda organização. Jantamos, comemos sobremesa e até a mesa do café no fim da festa eu aproveitei. Mas com certeza boa parte das comidas provamos só nos dois dias de degustação, rs. O que não foi ruim, pois no dia da festa temos muitas outras distrações! “
música da festa:
“Fizemos tudo com mesmo DJ, cerimônia e festa: DJ Marcus Sacchi da Mais Onze. Nós tivemos uma reunião com ele em que passamos tudo o que queríamos e o que não queríamos. Deixamos ele à vontade para controlar de acordo com a experiência dele e a animação da pista e foi ótimo! Ele tocou praticamente tudo o que havíamos conversado e todos os convidados amaram, só elogios! Fiquei na pista até a última música!
Ele nos deu de presente um download em MP3 com a trilha sonora e até hoje escuto vendo as fotos! Toda parte de som e iluminação ficou por conta da DJ Sonorização e como não poderíamos correr o risco de chuva ou vento atrapalharem algo, contratamos uma empresa de toldo (AlugTendas), que montou uma estrutura de proteção, mas por sorte não choveu! Eles também levaram o gerador, item obrigatório pra nossa festa.
Nossa first dance foi ao som de Felling good da Nina Simone. Nossa coreógrafa foi a Fernanda Giuzio.”
registros:
“As fotos foram do Julio Casanova e sua equipe e o vídeo do casamento ficou por conta do Matheus Mombach e sua equipe. Todos eles nos deixaram super à vontade que nem sentimos! Havíamos feito um ensaio pré-wedding, mas neste ensaio além das fotos com o Julio Casanova o vídeo ficou por conta da Thais da Di Vietro. O ensaio pré-wedding foi no Jardim Botânico de São Paulo onde passeamos, dançamos e fizemos um brinde. Foi ótimo para começarmos a quebrar o gelo de termos tantos profissionais ao nosso redor. Não fizemos outras atrações, mas para o nosso casamento não fez falta, foi super bem documentado. A equipe da Bruna estava atenta para garantir todos os registros que pedimos na nossa reunião final, foi ótimo!”
convidados:
“Decidimos por uma festa para 120 pessoas. Toleraríamos até 150. Todos os orçamentos fechamos para 120 e pagaríamos os extras uma semana antes do casamento caso a lista final passasse de 120 (exceto bolo e doces que eu quis fechar para 150), mas no fim não foi necessário e foram 120 convidados mesmo. Chegamos a convidar um pouco mais de 150 pessoas que realmente gostaríamos que fossem, mas como era um Destination Wedding sabíamos que, pela questão do deslocamento alguns não poderiam ir.
Minha sugestão é: tenha essa margem do máximo que poderá aceitar de convidados e não convidar muito mais que esse máximo aceito. Não demore para começar a convidar, principalmente se for Destination Wedding, já dê o primeiro aviso com pelo menos 6 meses.
Fizemos um Save The Date e depois fizemos convites físicos em papel e também convites em PDF para enviarmos por whatsapp ou email, então a divulgação ficou ótima. Toda parte de papelaria, gráfica, save the date, caixinha dos doces para os convidados etc, fizemos com a Eduardo Convites. A equipe da Bruna fez o RSVP ativo mais perto da data. Mas no site já tinha o RSVP e a maioria confirmou por lá.”
ferramentas:
“Não usei , mas a Bruna se encarregou de cuidar de tudo para nós! Assessoria de qualidade é o que realmente não pode faltar. Acho que vale a pena procurar com calma uma assessoria e investir nisso.”
JÁ FEZ O SITE DO SEU CASAMENTO?
presentes:
“Fizemos lista online. Eu montei o site com várias informações sobre o casamento, dresscode, a viagem até Maresias, hotéis, vans, fiz até uma listinha de restaurantes. E lá também havia a lista de presentes. Como o site permite a transferência de valores ao invés do presente, para nós foi uma maravilha, pois como estávamos mudando de país usamos esse valor para equipar nossa casa aqui na Espanha!
Nós agradecemos todos os presentes através de uma mensagem que montamos com a imagem do nosso save the date e o texto nós individualizávamos para cada convidado! Mandávamos pelo WhatsApp mesmo, mas achei que foi ótimo!“
lua de mel:
“Como nossa mudança de país foi logo após o casamento, não programamos viagem de Lua de Mel.”
Dicas importantes sobre a organização pós casamento e lua de mel:
“Nossa festa foi maravilhosa e por fim acabou sendo também uma festa de despedida! Eu compartilhei com os convidados os vídeos e selecionei fotos do making of, da cerimônia, da festa e de momentos em que cada grupo de convidados aparecia e isso rendeu mais um tempo de curtição entre todos desse momento tão especial.
Acho que qualquer que seja a situação do casal, um planejamento feito com cuidado e com antecedência é a chave do sucesso. O ideal é que não se tenha pressa para cada decisão, mas também não demorar para concluir cada etapa do cronograma feito. Já que acabei tendo mais 6 meses para organizar depois da mudança da data achei que foi ótimo e, se puder marcar a data com uns 18 meses de antecedência é um ótimo intervalo para se dedicar aos detalhes. Saber muito bem o que não quer ajuda os fornecedores a buscarem o melhor para cada casal.”
ficha técnica
- Cerimonial e Assessoria: Bruna Rabonni (Santo Casamenteiro)
- Local da Cerimônia: Mahalo Maresias
- Música de Cerimônia: Dj Marcus Sacchi (Mais Onze)
- Decoração da cerimônia: Alana Ribeiro
- Local da Festa: Mahalo Maresias
- Buffet: Briviê Buffet
- Decoração: Alana Ribeiro
- Iluminação: DJ Sonorização
- Mobiliário: Márcia Locações
- Plantas: Alana Ribeiro
- Toldo: Alug Tendas
- Bar: Conceito Bar
- Música da Festa: Dj Marcus Sacchi (Mais Onze)
- Fotografia: Julio Casanova
- Filme: Matheus Mombach
- Bolo: Enrolado e Granulado
- Doces e chocolates: Enrolado e Granulado
- Bem-casados: Vovó Leda
- Convite: Eduardo Convites
- Identidade visual: Eduardo Convites
- Identidade olfativa: Empório do Cheiro
- Placas da cerimônia: Melancia Placas de Casamento
- Coreógrafa: Fernanda Giuzio
- Gerador: Alug Tendas
- Manobra e Segurança: Vans da LS Litoral Eventos
- Vestido de Noiva: Carla Gaspar
- Cabelo e Maquiagem: Beatriz Barros
- Acessórios: Alessandra Cazzaro
- Sapatos: Juliana Bicudo
- Buquê: Alana Ribeiro
- Roupa do noivo: Camargo Alfaiataria
- Lapelas dos padrinhos: Alana Ribeiro
- Roupa das Damas e Pajens: DieDay Ateliê e Maximu’s Rigor (Shopping dos Noivos)
- Alianças: Bulgari
Quer mais inspirações? Leia outras histórias de Casamentos Reais!