Personalizar seus porta-guardanapos, independe do tamanho do seu casamento ou do seu budget, é uma forma de ter algo exclusivo em sua festa. Se você não tem tempo ou dotes para trabalhos manuais, você pode pedir para sua mãe, avós, ou sogra para te ajudarem na personalização deste item. É uma forma carinhosa de inclui-las na organização do seu casamento. Separamos alguns tutoriais e diversas inspirações.

 

 

Abaixo alguns tutoriais básicos, e uma vez entendendo como funciona seu processo de desenvolvimento, você pega uma ideia aqui, junta com outra ali e voilà, é possível criar diversos formatos!

 

DIY porta-guardanapos

 

Pedrinhas:

 

1º passo: Meça o tamanho do tecido de acordo com a circunferência do guardanapo. Não se esqueça de acrescentar 2 centímetros para fazer a costura final.

 

2º passo: Corte um retângulo como o da figura. Corte uma largura de 3 a 4 centímetros para o porta-guardanapo.

 

Agora será necessário um conhecimento básico de costura. Mas não se apavore: basta passar a linha na agulha para prender as miçangas. 

 

3º passo: Com linha e agulha, prenda nas bordas do retângulo as pedrinhas de sua preferência. Faça uma a uma, fixando-as bem. 

 

4º passo: Faça esse processo por todo o comprimento do tecido. Não esqueça de deixar o final sem miçangas, aproximadamente a largura de um dedo. Este será o espaço que usaremos para fechar o porta guardanapo.

 

5º passo: Repita o processo do outro lado. Não se esqueça de pegar uma nova linha para iniciar o outro lado. Tentar usar a mesma linha deixará seu porta guardanapo com um acabamento feio, com linhas na parte de dentro. 

 

6º passo: Hora de fechar. Junte os dois lado deixando as miçangas para o lado de fora. Fixe com o dedo no lugar exato de encontro entre as pontas do tecido e, se julgar necessário, prenda com um alfinete para ajudar na costura.

 

7º passo: Agora você já sabe onde passar a linha. Costure desde a parte de cima até a parte debaixo com linha e agulha. 

 

8º passo: O seu porta guardanapo está pronto para decorar as mesas do seu casamento. 

 

Trançado:

 

1º passo: escolha três cores diferentes de linha para iniciar o trançado.

 

2º passo: Dê um nó na ponta, unindo as três linhas. 

 

3º passo: Encontre um recipiente que sirva de apoio e você consiga prender as fitar com um grampo, como o da imagem. 

 

4º passo: A partir deste ponto fixo, vá trançando os três pedaços de linha diferentes. 

 

5º passo: Ao final do trançado, dê um nó que impeça que o trabalho se desfaça. 

 

6º passo: Meça aproximadamente 2 centímetros do tecido que você utilizará para fazer seu porta guardanapos. 

 

7º passo: Meça, como na figura, exatamente o meio do porta guardanapos: é neste lugar que você deverá costurar a trança no tecido. 

 

8º passo: Após a costura da trança, una as pontas do tecido e costure. O resultado final ficará como na figura. Faça três moldes iguais para a montagem final.

 

9º passo: Por fim, entrelace os três tecidos que você costurou e una as pontas ao final, para formar o seu porta guardanapo. Observe o resultado na figura. 

 

Flor artificial:

 

Esta é uma opção mais fácil de fazer, porque você só precisará de cola, tecido do porta-guardanapo, linha para a costura final e aquelas flores artificiais que compramos em lojas, parecidas com as da figura. 

 

1º passo: Após cortar o molde, como o da figura 2 do primeiro tutorial, cole a flor no centro do seu porta guardanapo.

 

2º passo: Acrescente mais uma camada de pétalas e o miolo para ficar uma flor bem robusta e interessante.  

 

3º passo: Para finalizar, você só precisará unir as pontas e costurar de forma que o guardanapo fique preso. 

* Fonte site Fabyoiubliss.com

 

Floral:

 

Esta é uma versão criada com flores naturais. Fica um resultado lindo, bastante romântico e bucólico.

Imagem 1 e 2: Para criar este porta guardanapos, você irá precisar de um anel de aço (que servirá para a base onde você prenderá as flores), tesoura, fita de cetim e flores, claro. 

 

Imagem 3 e 4: Contorne, aos poucos, o aro com as flores escolhidas como na imagem. Vá prendendo-as pouco a pouco pelo caule com a fita. Garanta que estarão bem apertadas para que o seu porta guardanapo não desmonte durante o uso.

 

Imagem 5 e 6: Combine um mix de flores diferentes para fazer porta guardanapos coloridos e diferentes entre si. Não é necessário fazer o contorno completo do aro com as flores.

* Fonte site Projectwedding.com

 

É possível fazer o seu porta guardanapo com miçangas, pérolas, flores (naturais ou artificiais), fios de aço, alicate, cola, tesoura, tecido (juta ou outros), fita de cetim, rendas, técnicas de crochet e outros materiais. O céu é o limite para a sua criatividade!

 

É fácil de encontrar anéis de madeira, aço, prata, plástico e etc, para comprar em lojas de artesanato. A partir deste material você já consegue customizar e criar da forma que desejar, com o enfeite que mais combinar com a sua decoração.  

 

Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre a decoração do seu casamento!

 

Inspirações:

 

 

Solte a sua criatividade, imprima a sua personalidade e enriqueça a identidade visual do seu casamento.

 

Se você gosta da ideia do “faça você mesmo”, vale a pena conferir nosso DIY da decoração de Natal. Quem sabe você já não guarda umas inspirações para o final do ano? 

 

Leia mais:

10 tutoriais de penteado meio preso para noivas

15 penteados incríveis para copiar já

6 dicas para escolher a paleta de cores para o casamento

2 comentários “Tutoriais e Inspirações DIY de porta-guardanapos

Deixar um comentário