Organizar um casamento envolve muitos detalhes, e é aí que o cerimonial ganha um papel fundamental! Mais do que coordenar fornecedores e ajustar cronogramas, o cerimonialista de casamento é o coração que mantém tudo fluindo de forma harmoniosa, permitindo que os noivos aproveitem cada momento com tranquilidade.
Com a experiência e o olhar apurado de quem entende do assunto, o profissional garante que a essência do casal esteja presente em cada detalhe, desde a cerimônia até a festa. Seja para ajudar na escolha de fornecedores, para alinhar o planejamento e para gerenciar imprevistos, um bom cerimonialista torna-se um aliado essencial para que o evento aconteça de forma leve, especial e sem preocupações.
Se você ainda está na dúvida se consegue ou não fazer sozinha, aqui vão algumas razões para você entender que contratar um profissional será imprescindível para o sucesso do seu casamento.
Razões para você contratar um cerimonial para seu casamento:
O cortejo da cerimônia
Todo casamento tem sua especificidade que deve ser devidamente acomodada no cortejo. O cerimonialista será responsável por entender a teoria do cortejo e adaptar as questões específicas de cada família. Por exemplo, se os pais são separados e não se falam, o cerimonial será encarregado de acomodar cada um, mantendo a tradição do cortejo de forma harmônica. Esse profissional saberá fazer com que essa etapa ocorra de forma bonita e organizada nos menores detalhes.
RSVP
Um RSVP bem feito é importantíssimo para evitar gastos desnecessários da festa. Isso porque grande parte dos custos do casamento são calculados por convidado – principalmente o buffet. Ou seja, um RSVP ativo e de qualidade faz com que esse número seja calculado com precisão e gere economia para os noivos. Cerimonialistas que executam essa etapa com perfeição fazem com que o custo do cerimonial saia de graça.
Leia também: Cronograma de casamento – Passo a passo em 7 etapas
Desenvolvimento da cerimônia
Se engana quem pensa que na festa cada detalhe não é calculado. É preciso organizar tudo para que a celebração dê certo e seja equilibrada. A pista de dança tem que começar aquecida antes de liberar o buffet, senão pode criar fila no jantar e depois a festa esfria. Imagina o desastre? O cerimonialista irá ajudar a pensar no timing evolutivo da festa para que ela flua de forma harmônica e organizada até o final.
Gestão de crises
Alguém que ajude a gerenciar as possíveis dores de cabeça que acontecerão na festa é essencial! Desde pequenos detalhes de ajustes na costura, até a checagem de fornecedores, o cerimonialista sabe como lidar com todas as urgências possíveis. Enquanto a cerimônia está acontecendo, este profissional estará encarregado de recepcionar os convidados, ajudar aqueles que passarem mal, checar a adequação do combinado com os fornecedores e até solucionar a possível falta de algum fornecedor. Sem essa pessoa para ser o braço direito no dia, esses problemas podem acabar recaindo para os noivos.
Encerramento da festa
Enfim, a festa acaba. Os parentes estão exaustos ou já foram embora. Os noivos também. Mas as obrigações da festa não acabam quando todos vão embora… Há muita coisa a ser feita na pós-produção de uma comemoração tão complexa. E podemos falar a verdade? É tenso. Finalização de festa é a hora de checar as garrafas vazias e cheias para não pagar mais para a consignação, separar o que sobrou, organizar a logística, o achados e perdidos. Ou seja, permitir que tudo se encerre da forma adequada e com menos preocupação possível para os noivos!
Leia mais:
Fui muito abençoada ao escolher minha cerimonialista. Ela me ajudou em tudo; desde a decoração até indicações de bons profissionais. A Rosângela é muito profissional e de confiança. Em nenhum momento tive medo de algo dar errado.
Meu casamento foi minimalista e muito lindo! Faria tudo novamente.