Jogar arroz aos recém casados faz parte da tradição do casamento em muitas culturas, significa que os convidados desejam votos de fertilidade e prosperidade aos recém-casados. Hoje os grãos de arroz ganharam novos formatos e cores, o importante é usar a criatividade. Confira algumas alternativas:
A chuva de arroz tem origem asiática, onde o arroz é sinônimo de prosperidade. Segundo a lenda, a tradição de atirar grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimônia nupcial, teve origem na China, quando um mandarim (cargo público de alto escalão no Império Chinês) resolveu realizar o casamento de sua filha sob uma “chuva” de arroz, para demonstrar sua riqueza e amor pela moça. À partir de então, o costume foi se espalhando pelo mundo todo, como uma forma de manifestar o desejo de prosperidade, fertilidade e felicidade aos noivos.
Confira aqui algumas opções para fugir do tradicional grão de arroz:
◊ Biscuit em formato de coração
Está é uma ideia bastante original, eles dão um efeito delicado e diversificado.
◊ Bolhas de sabão
É uma maneira divertida e fácil, que irá divertir crianças e adultos. Além de ficarem lindas nas fotos, é possível personalizar os rótulos dos tubinhos da bolha de sabão.
◊ Pétalas de rosas
Super romântico, flores são bem-vindas em qualquer lugar e ocasião. As pétalas de rosas de cetim podem causar o mesmo efeito das naturais e não necessitam de tanto cuidado, mas caso ainda prefira as pétalas naturais, deverá armazená-las em locais frescos.
Curiosidade: Os antigos romanos tinham o costume de atirar flores no trajeto da noiva, pois acreditavam que as pétalas trariam sorte ao casal.
◊ Sparkles
São varetas que, quando acesas soltam pequenas faíscas, que parecem estrelinhas. Esta é uma tendência aderida cada vez mais pelas noivas brasileiras.
Mas atenção, o ideal é usá-los em ambientes abertos.
◊ Papéis metalizados
O efeito dos papéis metalizados nas fotos fica lindo, a famosa chuva de prata já esteve em 90% dos casamentos, hoje não mais. Estes pequenos papéis grudam na pele, nos tapetes, lustres, inclusive são proibidos nas igrejas e na maior parte das casas de festas por entupirem os dutos do ar condicionado.
Dica:
Antes de optar por uma destas versões, entre em contato com o local da cerimônia para checar se permitem a “chuva de arroz”. Atualmente algumas igrejas são contra e outras só permitem do lado de fora.
Leia também:
Tradição: Something new, something old, something borrowed and something blue