Por Paola Freitas, nutricionista

Com a data do casamento marcada, começam as degustações e aí vem o famoso sentimento ambíguo: “que delicia comer várias coisas incríveis” e “meu Deus vou engordar muito”. Confesso que no meu foi ótimo porque o local onde casei já tinha buffet próprio e já o conhecia. Os docinhos foram um caso à parte, mas todo mundo sobrevive.  Se engordar, emagrece depois. Confira as minhas dicas para lidar melhor com as famosas degustações:

Uma coisa que sempre digo é: degustação e não orgia alimentar!

Não é necessário comer 2 ou 3 de cada, um é suficiente para saber se é gostoso ou não, e muitas vezes dependendo do tamanho vale até dividir com o marido/mãe/irmã/amiga/ou com outra pessoa que tenha ido com você.

◊ Faça uma espécie de pré seleção, não vale a pena experimentar coisas que você não quer que tenha no seu casamento, como é o caso das frituras, ingredientes mais exóticos e outros.

◊ Não vá com muita fome porque dessa forma fica quase impossível não comer além do necessário. Se você já está sem se alimentar por um bom tempo, vale usar: 1 colher de óleo de coco OU gelatina de agar agar (uma substância extraída de algas com um incrível poder de saciedade) OU balas de alga (que são a base de agar agar) OU consumir uma boa quantidade de líquido. Todas estratégias citadas são para gerar saciedade.

◊ Minha outra dica é para ajudar a melhorar e facilitar a digestão: nosso bom e velho suco de limão, sim o mesmo usado em jejum. Basta espremer o limão em água temperatura ambiente e tomar, sem adoçar.

Se a degustação for à noite, segure a onda no almoço e durante o restante do dia. Se for à tarde, diminua o consumo de alimentos antes e depois. A palavra é moderação! O dia tem 24 hrs para você ajustar como for mais conveniente!

Já exagerou? Está se sentindo mais do que satisfeito? Nada melhor que um chá de gengibre, abacaxi, hortelã ou erva doce. E no dia seguinte: moderação…

Boas e deliciosas degustações!

assinatura-paola-freitas-750x223

Leia mais:

Tendências de buffet para 2016

Menu da Madrugada: o querido dos casamentos mais animados

Macarons

Deixar um comentário