Por Paola Freitas, nutricionista
Com a data do casamento marcada, começam as degustações e aí vem o famoso sentimento ambíguo: “que delicia comer várias coisas incríveis” e “meu Deus vou engordar muito”. Confesso que no meu foi ótimo porque o local onde casei já tinha buffet próprio e já o conhecia. Os docinhos foram um caso à parte, mas todo mundo sobrevive. Se engordar, emagrece depois. Confira as minhas dicas para lidar melhor com as famosas degustações:
Uma coisa que sempre digo é: degustação e não orgia alimentar!
◊ Não é necessário comer 2 ou 3 de cada, um é suficiente para saber se é gostoso ou não, e muitas vezes dependendo do tamanho vale até dividir com o marido/mãe/irmã/amiga/ou com outra pessoa que tenha ido com você.
◊ Faça uma espécie de pré seleção, não vale a pena experimentar coisas que você não quer que tenha no seu casamento, como é o caso das frituras, ingredientes mais exóticos e outros.
◊ Não vá com muita fome porque dessa forma fica quase impossível não comer além do necessário. Se você já está sem se alimentar por um bom tempo, vale usar: 1 colher de óleo de coco OU gelatina de agar agar (uma substância extraída de algas com um incrível poder de saciedade) OU balas de alga (que são a base de agar agar) OU consumir uma boa quantidade de líquido. Todas estratégias citadas são para gerar saciedade.
◊ Minha outra dica é para ajudar a melhorar e facilitar a digestão: nosso bom e velho suco de limão, sim o mesmo usado em jejum. Basta espremer o limão em água temperatura ambiente e tomar, sem adoçar.
◊ Se a degustação for à noite, segure a onda no almoço e durante o restante do dia. Se for à tarde, diminua o consumo de alimentos antes e depois. A palavra é moderação! O dia tem 24 hrs para você ajustar como for mais conveniente!
◊ Já exagerou? Está se sentindo mais do que satisfeito? Nada melhor que um chá de gengibre, abacaxi, hortelã ou erva doce. E no dia seguinte: moderação…
Boas e deliciosas degustações!
Leia mais:
Tendências de buffet para 2016