O foco de uma das suas principais fotos será as suas mãos e lógico as unhas aparecerão como a artista principal nesse momento. Seja aquela tão esperada e sonhada foto assinando a certidão de casamento ou aquela que foca bem as alianças na mão esquerda! Pensando nisso, como esta é uma preocupação de quase toda noiva, vou dar dicas para que suas unhas apareçam lindas, bem cuidadas e além de tudo, fortes!
◊ Doenças que enfraquecem e danificam as unhas
Engana-se quem acha que apenas as micoses podem afetar a estrutura ungueal. Existem outras patologias dermatológicas que acometem as unhas e, muitas vezes, são tardiamente diagnosticadas como a Psoríase e o Líquen Plano. Além de algumas doenças metabólicas que também podem refletir nas unhas.
É importante que se faça um diagnóstico de exclusão através da realização dos exames adequados. As principais doenças que devem ser afastadas são: anemia, hipo e hipertireoidismo, doenças cardíacas, hepáticas e renais, diabetes, lúpus e reumatismo.
Por isso, mediante a qualquer alteração estrutural, de coloração ou descolamento não deixe de procurar o dermatologista. O tempo voa e o tratamento deve ser iniciado o quanto antes para a recuperação da saúde e bom aspecto das suas unhas.
◊ Síndrome das unhas frágeis
Após afastar qualquer uma dessas doenças, chegamos ao diagnóstico de síndrome das unhas frágeis.
Aqui, vale lembrar, que a principal causa do enfraquecimento delas é decorrente de traumas, desidratação e manipulação de produtos químicos. Sabendo disso, vamos ao próximo item destacar algumas dicas para mudar os hábitos errados e fortalecer suas unhas de uma vez por todas!
◊ Vamos fortalece-las?!
– Use luvas para lavar louças e manipular produtos de limpeza (desinfetantes, sabão em pó). Eles podem desidratar, enfraquecer e alterar a coloração das suas unhas.
– As cutículas servem de proteção para a unha! O ideal é não retirá-las ou o menos possível.
– Deixe a unha sem esmalte por 2 dias na semana e intensifique a hidratação.
– Evite acetona! Elas agridem a unha! Use removedor de esmalte.
– Dicas de bases fortalecedoras: Betalfratus da Isdin, Onicut da Biolab, Nail Force da Dermage
– Use cremes hidratantes nas mãos, cutículas e na lâmina ungueal diariamente. Quando não estiver esmaltada intensifique a hidratação. Escolha cremes à base de uréia (no máximo a 10%) e silicone.
– Escolha bons esmaltes e, se possível, sem formaldeído e tolueno que são potencialmente causadores de alergias. Essas informações são encontradas na embalagem.
– Não roa as unhas e afaste o hábito de estar com as mãos na boca tirando “pelezinhas”.
– Datilógrafos, violinistas, tecladistas podem ter as unhas mais fracas pelo trauma.
– Fazer suplementação com Biotina (vitamina B7) é uma das indicações, mas não se automedique! Lembre-se que pode haver outras causas para essas unhas fracas.- Não cole unhas postiças, nem de porcelana, nem de acrigel, seja lá qual for! Todos esses métodos enfraquecem as unhas e podem gerar micoses mais facilmente.
Ah! Uma curiosidade sobre o crescimento das unhas: uma unha sadia cresce, em média, 3 milímetros por mês, mas pode variar. Porém, quando há perda total das unhas, elas demoram de 4 a 6 meses para crescer da base até a ponta (no caso das unhas das mãos) e de 6 a 12 meses (no caso da dos pés). Então, atenção em dobro com traumas, pois elas demoram para crescer e você não pode correr o risco de casar sem elas.
Agora suas unhas estão prontas para arrasar no dia do casório!
Leia mais: