Pintura ao vivo no casamento
Antes da fotografia, os pintores eram os responsáveis por registrar pessoas, lugares e situações importantes.
O registro do casamento é uma das mais importantes escolhas que um casal precisa fazer. Todo o investimento afetivo e financeiro serão eternizados através do trabalho de alguns profissionais especializados em capturar imagens para eternizar um momento. Fotografia e filmagem são os fornecedores mais comuns em um casamento, mas existem outras possibilidades. Hoje vamos falar da pintura ao vivo no casamento. Você já ouviu falar?
Trata-se de uma pintura, geralmente em telas de 50 x 40cm com tinta acrílica. O trabalho é realizado durante a cerimônia e dura mais ou menos 2 horas.
Conversamos com Pedro da Costa, quem teve a idéia de trazer este tipo de pintura para o casamento, para nos contar como funciona o seu trabalho.
CaseMe: Como surgiu a idéia?
Pedro: Eu comecei a fazer esse tipo de pintura a uns cinco anos atrás. Não dei tanta importância a princípio, pois tinha meu tempo tomado por outros seguimentos dentro da pintura, como dar aulas.
Mas a coisa foi mudando gradativamente e o trabalho vem se tornando conhecido no mercado de casamento. Pra muitos ainda é novidade. Até então sou o único no Brasil a realizar esse tipo de pintura da maneira como faço. Que é retratar ao vivo o momento exato da cerimônia.
CaseMe: Como é feito?
Pedro: O tempo que leva a cerimônia é o mesmo que eu tenho para terminar a minha pintura. Mas pra que isso seja possível costumo chegar uma ou duas horas antes no local. Inicio a obra e aguardo o momento da cerimônia para a finalização. Mas existem locais com dimensões pequenas que não me permitem ficar próximo dos noivos. Sendo assim recorro à fotografia e termino a obra através de foto, isso durante a festa.
CaseMe: Qual o estilo e qual o material usado?
Pedro: No momento que uma noiva me contata, explico a ela que minha pintura é impressionista. E que trabalho com cinco medidas de telas diferentes, com tratamento contra fungos . Essas telas são de linho ou terbrim, o chassi é de cedro e desmontável. E as tintas são importadas.
CaseMe: Você consegue fazer mais de 1 quadro por casamento?
Pedro: Os noivos tem também a opção de ter mais que uma obra. Eles podem optar por ter até três obras, dependendo da medida das telas escolhidas. Além da cerimônia, como sugestão podem ser retratados: o buquê da noiva, a mesa do bolo, a paisagem local, ou o que mais os noivos desejarem.
CaseMe: Como você define o seu trabalho?
Pedro: Como disse Viviane uma das minhas noivas: “É Arte, Decoração e Recordação. Tudo numa só obra de arte.”
Investir em um quadro destes é investir na história desta nova família que se forma. Uma peça para passar pelas gerações, mostrando de um modo muito especial onde tudo começou.
Para mais informações:
Pedro da Costa (21) 98711-9687
pedrodacostaa@hotmail.com