O casamento da Bárbara e do Vinícius foi na Villa Bertti, em Gramado. A cerimônia foi ao ar livre em meio a natureza e sob as Araucárias típicas do local.
A festa, também na Villa Bertti, teve uma decoração contemporânea idealizada pela noiva, que é arquiteta, e pela sua mãe que também trabalha com decoração. Elas contaram com a ajuda da cerimonialista Gella Barbieri, que além de ser essencial na organização do casamento, também as ajudou com a decoração. As flores e o buquê foram feitos pela Anelise Bernardes, da AB Design Floral.
A Bárbara estava lindíssima com o seu vestido de noiva dos sonhos do Carlos Bacchi. Como ela nunca teve vontade de usar véu, optou por uma capa leve com os ombros bordados a mão, ficou incrível! E para completar, a beleza da noiva ficou por conta do Magnus Fernandes.
Confira a história do casal e inspire-se nas fotos lindas de Melqui Zago e Pam Passos para esse casamento!
Os Casamentos Reais publicados no CaseMe são escritos diretamente pelos noivos, em 1ª pessoa. Nossa proposta é uma troca livre e real de experiências, sejam boas ou ruins, que ajudem outros casais que ainda estão no caminho!
Noivos: Bárbara Fischer Rohnelt Jaques e Vinícius Michels Jaques
Local: Villa Bertti em Gramado – RS
Data: 09 de outubro de 2021
Créditos da foto do destaque: Melqui Zago e Pam Passos
História do casal:
Nós nos conhecemos na escola. Fomos colegas de aula no ensino médio e éramos apenas grandes amigos.
Iniciamos o namoro durante a faculdade, um ano após a formatura do ensino médio, em outubro de 2009.
Nos conhecemos desde os 14 anos de idade e neste ano dia 18 de outubro completamos 12 anos de namoro.
O pedido de casamento:
Fomos viajar para New York em outubro de 2019 para comemorar os nossos 10 anos de namoro. Passamos o dia passeando pelo Central Park e a noite ver as luzes de Manhattan no Empire State Building, e lá foi a grande surpresa.
Estávamos tirando fotos no modo bem turistas e quando fomos parar e curtir a vista, fui surpreendida no entorno de um abraço com duas lindas caixinhas, nelas estavam as nossas alianças e o solitário de noivado. Foi uma noite mágica repleta de luzes e um céu estrelado.
Quando retornamos para o Brasil, nossos pais nos esperaram para um jantar em comemoração ao noivado.
Créditos: todas as fotos desta matéria são de Melqui Zago e Pam Passos
Os Preparativos:
Marcamos a data do casamento com um ano e meio de antecedência.
Os preparativos do casamento foram tranquilos, por incrível que pareça. Contratamos a Gella Barbieri, cerimonialista maravilhosa que nos deu todo o suporte em todas as etapas, desde a escolha do local.
Ela foi essencial, nos deu apoio em absolutamente tudo. Eu, noiva, sou arquiteta e junto com a minha mãe, que também é profissional da mesma área, tínhamos inúmeras referencias e idéias de decorações.
A Gella Barbieri, nossa cerimonialista é muito conhecia aqui na cidade e região. Além de já conhece-la, eu sempre tive a vontade de contrata-la para organizar o nosso dia. E realmente foi incrível, foi perfeição em todos os detalhes, todos os fornecedores que ela trabalha foram incríveis.
No dia do casamento, antes da cerimônia:
Nosso casamento foi no sábado, dia 9 de outubro, a escolha da data foi pelo mês de outubro. Desde o início do namoro sempre consideramos este o nosso mês: início de namoro, noivado e casamento. Bem clichê mesmo, rsrs.
O casamento foi na Villa Bertti em Gramado/RS. No local existe duas suítes maravilhosas além de um espaço gourmet para recebermos.
Chegamos na sexta-feira cedo em Gramado para curtir e aproveitar todos os momentos da montagem da festa. E a noite, um dia antes do casamento, recepcionamos os pais e padrinhos para um jantar e começamos as comemorações do final de semana.
Na noite da sexta-feira ficamos em uma das suítes da Villa, suíte do colecionador. Esta, no dia seguinte, passa a ser a suíte do noivo.
No sábado tomamos um lindo café da manhã preparado pela Villa Bertti e após fomos curtir a finalização das montagens da festa. Por volta das 11 horas da manhã nos demos o último beijo e eu fui direcionada para a Grand Suite, conhecida lá como suíte da noiva.
Contratamos dois cabeleireiros e uma maquiadora. Na suíte da noiva existe um espaço incrível para criar ali um pequeno “salão”. No making of, ficaram com a noiva os pais e a irmã e com o noivo também.
Estávamos em andares diferentes e em suítes diferentes. Durante os preparativos de beleza recebi um lindo bouquet de flores brancas com um cartão tão lindo, um momento emocionante.
Se estávamos nervosos? Sempre. O mais engraçados é que vamos nos arrumando, mas parece que a ficha ainda não caiu. Parece não ser real. Demoramos mais de um ano organizando tudo e de repente acontece. Dá um frio na barriga e aquela vontade: por favor passe devagar tempo, bem devagar que queremos aproveitar tudo.
O vestido de noiva:
Eu sempre tive ideias de vestido de noiva na cabeça e eu tinha o meu estilista favorito, e na costura dele eu sempre consegui me identificar. O vestido dos sonhos foi do Atelier Carlos Bacchi.
Sobre o véu, eu nunca tive vontade de usar, ainda mais que escolhemos por uma cerimônia ao ar livre. Durante a escolha do vestido, minha mãe chegou com uma referência linda do uso de uma capa, algo diferente, onde nos ombros eram bordados a mão. O Atelier do Carlos Bacchi conseguiu captar a nossa ideia e desenvolveu lindamente a capa.
Acessórios:
A jóia que utilizei é de família, um presente do meu pai para a minha mãe em comemoração aos 30 anos de casado deles. E sempre foi um conjunto que eu tinha muito amor e carinho, ainda mais pelo significado.
Sobre o sapato mandei desenvolver especialmente para a ocasião.
E o buquê, eu sempre fui apaixonada por orquídeas, sendo assim escolhi a orquídea Denphal. Uma orquídea diferente do que estava sendo utilizado na decoração da festa.
Roupa do noivo:
Para a roupa do noivo, fomos indicados a ir no Atelier Mauricio Placeres em Porto Alegre/RS.
Nas primeiras reuniões decidimos juntos os tecidos do traje, mais colete. Após estas escolhas o noivo seguiu fazendo as provas sozinho, sem que noiva o visse.
Cerimônia:
Sempre tivemos um carinho pela serra Gaúcha, e Gramado é uma cidade tão linda que não foi difícil escolhe-la.
A nossa escolha desde o início foi por uma cerimônia em local aberto, mesmo sabendo dos riscos que isso pode trazer, vamos ser realistas rsrsr.
Visitamos dois lugares na cidade por indicação da cerimonialista, e decidimos que o casamento seria na Villa Bertti. O espaço tem uma linda área verde repleta de Araucárias, algo bem típico daqui, um salão para eventos e duas suítes disponíveis, noivo e noiva.
Música da cerimônia:
Para cerimônia, contratamos um grupo de 5 músicos, 2 violinos, cello, piano digital e contrabaixo acústico que tocaram músicas escolhidas por nós. Músicas modernas tocadas de forma instrumental.
Padrinhos e madrinhas:
Foram 9 casais de padrinhos e 3 irmãs (duas da noiva e uma do noivo). Quando foi feito o convite (sim noivos ansiosos para começar a curtição, convidamos 1 ano antes do casamento).
Cada casal e irmã ganharam uma caixa. Para elas demos o tecido na cor marsala mais algumas informações de como utiliza-lo e para os padrinhos, demos um par de meias que todos deveriam usar no dia e uma cartela onde tinha a cor do terno e tom do couro do sapato, além da informação de não utilizar gravata e nem cinto.
Damas e pajens:
Somos um casal jovem que temos 7 afilhados, são seis meninos e uma menina. Um dos meninos já possui 16 anos, sendo assim entrou como padrinho do casamento. Os outros 5 meninos pequenos e a menina de 13 anos entraram como pajens e aia.
A roupa dos meninos foi escolhida pela noiva e o suspensório foi um presente nosso para os pequenos guardarem de recordação após o uso. Já a aia é praticamente uma adolescente, sendo assim demos o tecido e ela mesma quis desenhar o seu vestido como sonhou.
Local da festa:
O local da festa foi o mesmo da cerimônia e atendeu todas as nossas expectativas e muito mais. O atendimento e a preocupação com o casamento foi muito especial.
O casamento, para os convidados, iniciou as 16h00. A noiva entrou por volta das 16h30/17h e a cerimônia com o padre foi finalizada pelas 17h30.
Após a cerimônia, os convidados ficaram para um coquetel ao ar livre com espumante e finger foods.
Decoração:
Não faríamos nada diferente na decoração do casamento, ela foi exatamente como sonhamos. Desde a escolha do local, flores, mobiliário, comida e bebida, tudo perfeito.
A decoração foi idealizada junto a cerimonialista, empresa de locação e florista. Como comentei, sou arquiteta a minha mãe sempre trabalhou com decoração, sendo assim sempre tivemos ideias e referencias.
Foi incrível como a equipe conseguiu tirar do papel exatamente o que imaginávamos, e claro que superaram todas as nossas expectativas.
Bolos e doces:
Não tivemos bolo, queríamos algo mais moderno sem esta parte tão clássica. Tivemos apenas uma linda mesa de doces.
Os doces foram escolhidos por mim junto a uma ida para degustação. Minha mãe acabou indo junto e nesta visita escolhemos o modelo de cada doce, formas, vidros e travessas onde eles estariam colocados.
Buffet:
O buffet foi maravilhoso, impecável. Iniciamos com um coquetel volante logo após a cerimônia com finger foods e sticks juntamente a espumante.
Após a entrada dos noivos e fotos, foi servido o jantar no estilo franco americano, sendo a entrada e sobremesa empratadas na mesa.
Ficaram apenas os quentes na ilha gastronômica. Na ilha tinha: Tornedor de filé mignon ao crisps de parma, filé de peixe ao mousseline, alcaparras e aspargos, filé de frango na mostarda, salmão a finas ervas no mousseline de baroa e crisps de bacon tostado, legumes rústicos, rondelli de ricota e nozes ao rose e arroz branco com lascas de amêndoas.
Já a entrada foi um quiche folhada de alho poró com bouquet de folhas verdes ao gran formaggio, fettuccine de cenoura e lâminas de salmão.
E a sobremesa Tortinha de limão, caramelo brulée com flor de sal e chocolate, gelato de cheesecake de morango com calda de frutas vermelhas… além de toda a mesa de doces após o jantar.
As bebidas, oferecemos o bar da Mint com inúmeras opções de drinks e caipiras e servidos pelos garçons: aguá, refrigerantes, whisky, espumante brut e rosé, vinhos tinto e branco, energéticos, gin e vodka.
Música da festa:
Já tínhamos escutado falar da DJ, além de ser um contato muito utilizado pela nossa cerimonialista. E ao conhece-la pessoalmente ficamos encantado com a energia e a vontade de fazer a festa ser muito especial. Ela tinha muita preocupação em saber do que gostávamos e etc.
Registros:
Contratamos um casal fotógrafos incríveis! Eles nos acompanharam no ensaio pré-wedding que foi nos Cânions da Fortaleza aqui no Rio Grande do Sul na cidade de Cambará e no casamento. O mesmo aconteceu com os meninos da filmagem.
Como já havíamos nos conhecido anteriormente foi algo bem mais natural na hora das fotos e filmagem no dia do casamento, já éramos amigos praticamente rsrsrs, é algo tão legal que passa a ser até divertido.
Até tínhamos uma #, mas acabamos não divulgando muito então não concentrou nela as postagens dos convidados.
Convidados:
A festa foi para 200 convidados, a lista iniciou bem alta e fomos diminuindo aos poucos conforme fomos analisando as afinidades e o custo que cada convidado tem na montagem da festa rsrsrs.
É realmente algo que precisa ser sempre muito bem pensado, verificar se todos que estão na lista são realmente próximos dos noivos. Não vale a pena convidar por convidar, todos os nossos convidados tinham um significado para nós.
Sempre faltam pessoas especiais, principalmente por motivo de distância ou por não estarem mais entre nós.
Lua-de-mel:
Estamos indo agora em novembro para as ilhas Maldivas e Dubai. Será uma viagem de 10 dias.
Dicas importantes sobre a organização pós casamento + lua-de mel + novo apartamento:
O pós casamento foi super tranquilo, acredito que isso é graças a organização da cerimonialista.
Sobre o apartamento já estamos morando no nosso apartamento faz 3 anos, compramos e mobiliamos juntos. Foi uma etapa muito importante e especial.
Os presentes foram dados através de uma agencia de viagens da cidade, uma agencia conhecida da minha família, Unique Viagens. As nossas viagens sempre são com ela.
E conforme fomos ganhando fomos agradecendo com mensagens, foi super especial pois os convidados respondiam com tanto carinho. A agência nos enviava semanalmente uma tabela, tudo muito bem organizado.
Ficha técnica:
♦ Local: Villa Bertti |
♦ Cerimonial e Assessoria: Gella Barbieri |
♦ Música da cerimônia: Concert Eventos |
♦ Celebrante: Padre Pedro |
♦ Decoração: Gella Barbieri, Bárbara Röhnelt Jaques e Jeane Röhnelt |
♦ Florista: Anelise Bernardes – Ab Design Floral |
♦ Mobiliário: Locare |
♦ Iluminação: Sentrio Eventos |
♦︎ Fotografia: Melqui Zago Fotografia |
♦︎ Fotografia: Pam Passos |
♦ Filme: Augusto Beal |
♦ Filme: William Rossoni |
♦ Buffet: Irius Gastronomia |
♦ Bar: Mint Open Bar |
♦︎ Doces: Mimos & Co |
♦ DJ: DJ Adelia |
♦ Atração: Mc Jean Paul |
♦ Atração: Joel Carlo |
♦︎ Vestido: Carlos Bacchi |
♦ Cabelo e Maquiagem: Magnus Fernandes |
♦ Acessórios: Jóias de família |
♦ Alianças: Vanity Joias |
♦ Buquê: Anelise Bernardes – Ab Design Floral |
♦ Sapatos: Personalizado por artesão local Pedro Schuh |
♦ Roupa do noivo: Mauricio Placeres |
♦ Roupa das Damas e Pajens: Lord’s Trajes |
♦ Lapelas dos padrinhos: Anelise Bernardes – Ab Design Floral |
♦ Identidade visual: Amora Amarela |
♦ Convite: Amora Amarela |
♦︎ Sandálias (brinde): Taty Sandálias Personalizadas |
♦ Manobra e Segurança: Grupo SOS Sistema de Segurança |
♦ Gerador: Sentrio Eventos |
♦ Hotel da noite de núpcias: Villa Bertti |
♦ Lua de mel: Ilhas Maldivas |
♦ Lista de presentes: Unique Turismo |
Leia mais:
Dicas para organizar o chá de panela e fazer a lista de presentes