dama de honra

Dama de honra pode ter duas interpretações. A primeira é que dama de honra viria da tradução do termo em inglês “bridesmaid“; neste caso, aqui no Brasil, seria a madrinha de casamento. E a segunda interpretação é que a dama de honra é a pessoa que leva as alianças até o altar

Neste artigo vamos tratar da dama de honra que entra no cortejo antes da entrada da noiva ou no momento certo de levar as alianças. 

 

Então vamos às perguntas mais frequentes sobre a dama de honra:

 

Quem pode ser dama de honra?

Quantos anos pode ter a dama de honra?

O que a dama de honra leva?

Quantas damas de honra pode ter no casamento?

Qual vestido escolher para a dama de honra?

 

Bônus:

 

5 Dicas sobre a dama de honra

Inspirações de vestidos para dama de honra

Inspirações de penteados para dama de honra

 

site-de-casamento-gratis

 

Quem pode ser dama de honra?

 

Geralmente, a dama de honra é uma criança da família ou filho de amigos. Mas isso está longe de ser uma regra. Hoje, vemos casais que escolhem a avó ou a irmã para ser dama de honra, por exemplo. E mesmo escolhendo uma pessoa adulta para ser sua dama de honra, você pode seguir tendo o cortejo de daminhas e pajens. Neste caso as daminhas entram antes da noiva no cortejo e a dama de honra somente na música escolhida para a entrega das alianças.

 

site-de-casamento-Caseme-lista-de-presentes

 

Quantos anos pode ter a dama de honra?

 

Como falamos anteriomente, a dama de honra pode ser criança, adulto ou bebê. A idade não importa. Você só precisa alinhar expectativa e realidade quando escolher crianças muito novinhas. É bem provável que elas não entrem na cerimônia. E se quiser colocar um bebê para entrar com as daminhas existe diversos carrinhos lindos

E vale lembrar que, mesmo que você escolha homenagear uma pessoa adulta e coloca-la como dama de honra, ainda sim, você poderá ter o tradicional cortejo de daminhas e pajens.

 

crie-seu-site-de-casamento-gratis-2

 

O que a dama de honra leva?

 

As alianças. Essa é a função primordial de uma dama de honra. É muito comum, junto com as alianças, levarem algum adereço para acompanhar. Quando os casais escolhem a avó ou irmã para serem damas de honra, normalmente elas levam as alianças junto com um buquê ou a imagem de uma santa ou um terço.

Se a dama de honra for criança, é comum ela levar um buquêzinho de flores, uma boneca ou uma cestinha com flores. Fica uma graça!

As plaquinhas já não são novidade e também aparecem bastante nos casamentos.

 

Quando as alianças serão entregues em almofadinhas ou salvas de prata, não é necessário nada mais para acompanhar. Mas se você quiser, avalie o tamanho da almofadinha e da salvinha porque elas precisam ser pequenas para que não fique difícil para a dama de honra carregar 2 itens com segurança e conforto.

 

 

lista-de-presentes-online-cotas-de-lua-de-mel-site-gratis-10

 

Quantas damas de honra pode ter no casamento?

 

Não existe um número de certo de damas de honra no casamento. Você pode ter uma dama de honra ou 15 daminhas. A escolha é de vocês! 

Porém, é importante lembrar que as damas de honra normalmente ficam no altar. Portanto, certifique-se que haverá espaço suficiente para comportar todos no altar.

Além disso, você deverá providenciar flores (grinalda e/ou buquezinho) e os vestidos das daminhas. Você pode arcar com o custo dos vestidos ou indicar o local de aluguel para que os responsáveis os alugue.

Leia a matéria completa sobre Daminhas. Aqui nós falamos sobre quem deve pagar pelo vestido das daminhas.

 

 

lista-de-presentes-online-cotas-de-lua-de-mel-site-gratis-11

 

Qual vestido escolher para a dama de honra?

 

O vestido da dama de hora deve acompanhar o estilo do casamento. Por exemplo, se for um casamento na praia ou no campo, as damas de honra podem usar um vestido mais soltinho com tecido mais leve. Se a cerimônia for em uma igreja, o vestido da dama de honra pode ser clássico, com tecidos mais armados. 

Normalmente, nas cerimônias em igrejas as daminhas usam um vestido branco, com uma fita colorida na cintura.

Mesmo que o vestido de dama de honra tradicional seja branco, nada impede de escolher um vestido estampado para as daminhas. Já passaram vários casamentos por aqui onde as daminhas fugiram do tradicional e usaram vestidos estampados.

 

 

crie-seu-site-de-casamento-gratis-Banner-CaseMe-MEDIO-2-2

 

5 Dicas sobre dama de honra:

 

Veja essas dicas ao escolher crianças como damas de honra:

 

1- Fique sempre atenta ao conforto e segurança das crianças.

 

2- Procure deixar o responsável pela criança no primeiro banco da cerimônia.

 

3- Preste atenção ao comprimento do vestido das daminhas. O ideal é que o vestido não cubra os pés mas fique no limite do osso do tornozelo. Se o casamento for ao ar livre, o comprimento pode ser menor. Além de ficar lindo ajuda a evitar acidentes e melhorar a mobilidade das crianças.

 

4- Se o casamento for no inverno lembre-se de adicionar um casaquinho de tricô ou um bolerinho para as crianças não sentirem frio.

 

5- Toda criança adora doces e brinquedos. Se vocês quiserem mante-las entretidas durante a cerimônia tenham algumas guloseimas ou brinquedinhos para serem entregues no altar. 

 

⇒ Leia a matéria completa sobre Daminhas e veja:

 

A entrada das daminhas e pajens e opções de músicas

Com quanto tempo de antecedência devo escolher o vestido das daminhas?

Devo alugar ou comprar o vestido das daminhas?

Quem paga pelo vestido da daminha?

Qual o valor de um vestido de daminha?

Acessórios das daminhas

 

Inspirações de vestidos para dama de honra

 

O vestido da dama de honra mais vistos nos casamentos ainda são os brancos e off whites, mas tem muitas estampas e cores que estão sendo usadas principalmente em cerimônias no campo e na praia.

 

Para ver mais vestidos de daminhas, conheça nossa galeria de Inspirações. Clique aqui

 

crie-seu-site-de-casamento-gratis-Banner-CaseMe-MEDIO-2

 

Inspirações de penteados para dama de honra

 

Penteado da dama de honra normalmente é com tiara ou arco de flores pequenas e brancas. Uma outra opção para o cabelo das crianças são penteados como meio rabo ou um trança, com o laçinho combinando com o vestido.

 

Para ver mais inspirações, conheça nossa galeria. Clique aqui

 

Se quiser saber mais sobre o assunto, leia a matéria completa sobre Daminhas.

 

Leia mais:

Lista de convidados: 7 passos do início da lista ao RSVP

Madrinha de casamento: Saiba tudo sobre essa convidada especial

Deixar um comentário