Revista CaseMe » Dicas para lidar com a chuva no casamento
chuva no casamento

Dicas para lidar com a chuva no casamento

Casamentos ao ar livre são uma escolha popular para casais que desejam uma cerimônia romântica e natural. No entanto, a imprevisibilidade do clima, especialmente a chuva, pode se tornar um desafio. Mas com um planejamento adequado e uma atitude positiva, é possível transformar um dia chuvoso em uma experiência única e memorável para todos os presentes!

Existem meses excelentes para se casar, como março, porque é o final do verão com um clima de temperaturas mais amenas, mas por outro lado a probabilidade de chuva é maior. Para algumas noivas isso não é problema, é benção. Mas quem não imagina seu casamento com chuva, é preciso pensar nos meses com poucas chances de precipitações e nas soluções caso a chuva apareça.

Você escolheu se casar em um mês que chove mais do que a média, ou então vai casar semana que vem e viu que a previsão é de chuva no casamento?

Separamos as informações mais importantes para você lidar com a chuva no seu casamento. Vamos lá?

Carol-e-Vitor-9
Fotografia: Pri Vallone

No Brasil as chuvas costumam acompanhar os meses mais quentes e o inverno tende a ser mais seco. Mas um país do tamanho do Brasil tem inúmeros microclimas e regiões onde o padrão não se aplica. A tabela abaixo representa a probabilidade de chuva nos meses de acordo com a média de chuvas no Brasil.

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

o que fazer para lidar com a chuva no casamento:

Toldo

Contratar um toldo já não é demanda apenas para o caso de chuva no casamento. Já vimos aqui, em várias matérias, que a estrutura do toldo é super importante como suporte para a decoração. Portanto o ideal é sempre contar com ele em casamentos ao ar livre.

Leia também: Toldo faça chuva ou faça sol

Ainda que o toldo esteja contratado, o fechamento lateral vai depender da chuva, ou do ar condicionado. Com ar condicionado, o fechamento lateral é obrigatório, mas normalmente (sem ar) as laterais ficam abertas para correr o vento e aproveitar o clima natural.

O fechamento da lateral vai ser decidido no dia, conforme o tempo na hora da montagem.

Se você pensa no seu casamento a céu aberto e não gostaria de ter um toldo, vale já deixar amarrado o plano B. Que pode ser um salão interno, por exemplo, uma varanda e muitas vezes a pista de dança (se for coberta) pode ser cenário para a cerimônia e depois rapidamente voltar a ser pista de dança.

Veja nas fotos abaixo uma ótima opção para cerimônias com chuva fininha. Além de resolver, o visual fica incrível.

ambientes fora do toldo

Contratar um toldo nem sempre resolve todos os ambientes caso tenha um casamento com chuva. Algumas passagens podem ficar de fora, como por exemplo o caminho do carro até o salão, o caminho para os toaletes, ou da cerimônia para a festa. Nesses casos um sistema super prático é colocar 2 seguranças, um em cada extremidade do caminho, oferecendo os guarda-chuvas para os convidados. O convidado vai sozinho com o guarda-chuva até o destino e lá entrega para o outro segurança. Então quando os guarda-chuvas do início do caminho acabam, o segurança que está na ponta final trás todos de volta ao início, para continuar o processo.

Este sistema é bem melhor do que impactar muitos seguranças para acompanhar todo mundo. Imagine uma saída da Igreja para um salão muito próximo, onde todos os convidados estão indo ao mesmo tempo para o mesmo lugar. Seriam necessários quase um segurança para cada casal de convidados, mas com este sistema será necessário apenas um volume grande de guarda-chuvas.

Piso da festa e cerimônia

Preocupe-se com o chão. Avalie se, em caso de chuva no casamento, o gramado vai virar lama, ou o chão vai criar bolsas de água. E veja com o seu decorador as opções para estruturar o piso de forma que não crie problemas no dia.

Fotos e filme

Uma boa opção para os casamentos nas Igrejas, em caso de chuva, é voltar com os noivos, padrinhos e pais para o altar para fazer as fotos protocolares. Assim a chuva não atrapalha as fotos que serão feitas em um local bonito e coberto, evitando o risco da chuva atrapalhar as fotos no local da festa, não só pelo molhado, mas pela dificuldade dos padrinhos e pais chegarem juntos no local com chuva. 

Existem fotos que só são possíveis em dias de chuva. Saber usar a criatividade é fundamental nesses dias. Para você que tem medo que chova no seu casamento, separamos as fotos abaixo para você mudar de ideia e admirar a chuva!

Gerador

Assim como o toldo, a demanda por um gerador não vem da chuva. É obrigatório em todas as estações e condições climáticas. Mas, em caso de chuva no casamento, ele pode representar o sucesso e a segurança de que nenhum apagão na cidade vai atrapalhar sua festa.

Ovos para Santa Clara

Oferecer ovos para Santa Clara já faz parte das tradições de casamentos brasileiros. No Rio de Janeiro existe o Convento das Clarissas, que fica no bairro da Gávea, e recebe toda semana as doações (de todos os tipos, não precisam ser apenas ovos) de noivas e noivos na expectativa de um dia lindo para casar.

Acompanhe a previsão do tempo

Acompanhe a previsão do tempo nos dias que antecedem o casamento. O Wind Guru é um excelente site de previsão do tempo! Ele é super preciso e te dá o volume de chuva e vento. Vale a pena checar esse e outros portais.

Lembre-se de que o seu casamento é sobre celebrar o amor e o compromisso mútuo. Não deixe que a chuva estrague o seu dia. Esteja preparado para rir das situações inesperadas e abrace a singularidade do momento. A atitude positiva do casal é contagiosa e ajudará os convidados a se divertirem, independentemente do clima.

Você tem alguma dica para proteger o casamento da chuva? Então deixe nos comentários! Pode ser a dica que faltava para manter outros casais secos e tranquilos.

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile