Conhecer alguém na faculdade pode ser o início de uma jornada extraordinária, assim como foi para Martha e Renzo. Desde a primeira semana de aula em 2017, uma conexão especial começou a florescer e de uma grande amizade, logo se transformou em amor, até que em 2023 deram o próximo passo em sua jornada ao se tornarem noivos em uma viagem especial. Com um sonho em mente e um amor forte para guiá-los, começaram a planejar seu casamento dos sonhos. Decidiram que o local perfeito para trocar votos seria diante do majestoso Cristo Redentor, e em apenas seis meses transformaram esse sonho em realidade! Esta é a história de como um amor cresceu e floresceu, culminando em um momento mágico diante de um dos ícones mais emblemáticos do Brasil.”
Confira a história do casal contada pela Martha e inspire-se nas fotos lindas deste casamento no Cristo Redentor!
Os Casamentos Reais publicados no Caseme são escritos diretamente pelos casais, em 1ª pessoa. Nossa proposta é uma troca livre e real de experiências, sejam boas ou ruins, que ajudem outros casais que ainda estão no caminho!
Casal: Martha & Renzo
Cerimônia e recepção: Cristo Redentor, Rio de Janeiro, RJ
Data: 26/02/2024
Créditos da fotos do destaque: Jour Béni
História do casal:
“Nos conhecemos na faculdade em 2017. Éramos da mesma sala e desde a primeira semana Renzo ficou impressionado com meu sorriso, prestou atenção na hora da chamada para saber meu nome e me procurar no Instagram. Tínhamos o mesmo grupo de amigos e isso facilitou a aproximação para nos tornamos grandes amigos, até que em 2019 começamos a namorar. Namoramos 3 anos e 8 meses até que em agosto ele me pediu em noivado.”
O PEDIDO DE CASAMENTO:
“Foi na vinícola Cartuxa, em Portugal. Não esperava, fiquei muito surpresa. Achei muito criativo!”
Créditos: todas as fotos desta matéria são de Jour Béni e Gabrielle Rangel
JÁ FEZ O SITE DO SEU CASAMENTO?
OS PREPARATIVOS:
“Noivamos em agosto. O sonho do casal sempre foi fazer um casamento no Cristo Redentor e alguns anos depois, uma grande festa de renovação de votos. Assim que cheguei ao Brasil comecei a procurar como fazer esse sonho acontecer. Achava que era algo muito distante e quase impossível de conseguir uma data. Queria que fosse no início do ano no Cristo, pois é a época do ano em que o nascer do sol fica mais bonito. Estava buscando como fazer isso acontecer e encontrei o Instagram do meu cerimonialista, Everton Coelho, que já é experiente em fazer eventos lá. Ele me explicou como tudo funciona e me passou o passo a passo.
Saí da ligação super empolgada e decidida em fazer esse sonho acontecer. Entrei em contato com o Santuário e eles me passaram todas as datas disponíveis em janeiro. Conversamos e escolhemos dia. Desde então só tínhamos 5 meses para organizar o casório e foi tudo bem intenso, porém é bem gostoso quando bem auxiliada. Everton me ajudou com os preparativos, escolha de buffet etc. Pelo horário decidimos que era melhor realizar o buffet no próprio Cristo, visto que uma festa depois não seria bem aproveitada e a ansiedade de véspera faz muitas pessoas (inclusive eu) irem viradas, sem dormir.
Leia também: 10 lugares para casar no Rio de Janeiro
O Cristo Redentor também possui uma empresa que organiza os eventos no local (Maria Produções), mas eu queria algo mais personalizado, então decidi seguir com minha própria personalização, com meu cerimonial próprio, buffet, bem casados, orquestra e também, com minha decoradora Gisele Lidman. Acho o cerimonial essencial, pois sem ele ficamos sem norte, é muita informação e não sabemos de onde começar, eles cuidam de tudo antes e inclusive no dia do evento.
Apesar de querermos participar de tudo, afinal, o casamento é um sonho que quase toda mulher tem desde criança e queremos que ele tenha a nossa cara. Mas se não tivermos um apoio profissional fica muito caótico. Everton já tinha experiência no local então foi tudo muito tranquilo. Inclusive escolheu profissionais que já estão acostumados a trabalhar no Cristo e isso faz muita diferença, pois é um local que tem suas peculiaridades, regras e entender toda a estrutura facilita as coisas.
Dica importante: não deixe de prever em todos os contratos com os fornecedores a possibilidade de em ate 2 dias antes do evento reagendar a data em caso fortuito ou força maior, sem custo adicional por isso. Na semana da data do casamento deu alerta laranja no RJ e em uma mudança repentina de tempo avisou que ia ter temporal. Tivemos que adiar o casamento e esperamos o tempo normalizar para poder agendar outra data. Assim, ficamos respaldados e quando o tempo virou estávamos tranquilos, pois já tínhamos previsto um plano B. Muita noiva vai contando que o tempo ficará bom e fica vulnerável em uma situação dessas, já que lá no Cristo não pode colocar toldo para chuva.”
vestido de noiva:
“Eu vi esse vestido no Instagram quando era mais nova. Fiquei apaixonada. Sempre fui doida em pérolas, então achei que esse vestido seria minha marca. Era minha cara. Eu salvei em uma pastinha de inspirações e quando noivei eu já sabia que seria ele. A marca era internacional e de difícil contato e flexibilidade, eu queria alguns ajustes e adaptações. Pelo tempo curto achei que seria melhor encontrar um bom Atelier que materializasse ele e o fizesse com essas adaptações. Foi então que encontrei o Atelier da Camila Dambrós e já na primeira reunião ela me passou uma confiança que eu decidi que seria ela que o faria.
É um vestido muito trabalhoso, cheio de minúcias, difícil de fazer, era preciso cuidado e ela sonhou comigo e mergulhou nesse trabalho, então estive em ótimas mãos. Se eu tivesse outra chance de decidir eu escolheria mil vezes de novo a Camila fazer esse vestido. Ficou muito melhor do que imaginava. Estava muito insegura do resultado, pois seria feito do zero, tinha medo de não curtir o vestido e casar com algo que não era meu sonho. Pois eu era da teoria de “ou aquele vestido lindo do Instagram com minhas adaptações ou um lisinho básico clássico”: tudo ou nada. Mas ela entregou tudo e eu fiquei muito satisfeita com o resultado e realizada por ter feito a decisão do vestido certo com a profissional correta.”
acessórios:
“Eu escolhi tudo do zero, minha família me deixou muito à vontade para escolher tudo. De grinalda eu queria algo que não brigasse com o vestido, então depois de muita procura achei grinaldas de pérolas de diversos tamanhos para pôr no cabelo. Seria o adereço perfeito, pois ia conversar com o vestido. O sapato já era um caso antigo também (risos). Eu fazia questão que fosse um Clarita do Alexandre Birman, da linha de noivas em que dá para por um laço com as iniciais do casal no pé. O buquê eu pedi para minha decoradora fazer, acho que ninguém melhor que ela pois iria ornar com o cenário do evento. Meu casamento foi todo de orquídeas e folhagens então ela preparou para mim um buquê só de orquídeas Denphal para ficar dentro do tema, mas dar uma destacada.”
roupa do noivo:
“Eu deixei o noivo bem a vontade na escolha, ele tem bom gosto, principalmente com ternos. Só pedi que fosse de colete e gravata branca por serem itens tradicionais em um noivo. Disse ele que comprou três ternos até decidir qual seria o do casório, vaidoso (risos). Mas estava muito lindo, ainda mais de azul, que sempre sonhei que fosse usado pelo meu homem no grande dia.”
making of:
“Passamos o dia no Copacabana Palace. A minha família e a família do noivo também foram e então fechamos alguns quartos de hotel para garantir um pré cerimônia e um pós cerimônia bem especial e intimista. Foi muito especial, também era um sonho ter o dia de noiva no Copa e a forma que foi não poderia ter sido mais especial. Ganhamos um atendimento incrível, com direito a massagem, vários presentes de boas vindas e de casamento.
Todos ficamos juntos na véspera do casamento. As 22:00 começou a produção no meu quarto, onde eu, minha mãe, minha irmã e minha sogra ficamos nos produzindo. Daí em diante o noivo só me viu no altar. Depois que acabou o evento no Cristo Redentor ficamos lá até as 16:00 curtindo, a gente aproveitou todos os momentos. Eu estava bem tranquila e realizada pois o casório que sonhamos e todos os meses dedicados pensando nos mínimos detalhes desse grande dia estava se realizando. Tudo estava indo a favor.”
CERIMÔNIA:
“Escolhemos o local pois era um sonho do casal. Eu tinha ido ao Cristo Redentor apenas quando era bem pequena, depois voltei para fazer a visita técnica alguns meses antes do casório. Emocionou na cerimônia a minha entrada com meu pai, passa um filme em nossa cabeça e o fato de ser a realização de um sonho, trabalhamos tanto para esse dia ser perfeito e ele foi incrível. Curtimos muito. Valeu cada segundo. O celebrante foi o Padre Alexandre Pinheiro, que tem uma linguagem didática, objetiva e é um homem de muita fé, além de passar muita tranquilidade aos noivos. Everton já havia feito casamentos em que ele foi o padre então reiterou a qualidade. Foi maravilhosa a cerimônia, muito emocionante e bem conduzida!”
MÚSICA DA CERIMÔNIA:
“O Cristo não admite DJ. Contratamos a Orquestra AO Cerimônias para fazer toda a cobertura do evento e foi maravilhoso. O cortejo foi com músicas que tinham a cara dos noivos, eles reproduziram toda melodia que solicitamos. Inclusive a música que o pai do Renzo fez para ele, pois queríamos homenageá-lo então foi a música de entrada do pai do noivo.”
padrinhos e madrinhas:
“Foram 7 casais. Deixei a cor livre porque queria colorir aquele cenário exuberante!”
damas e pajens:
“Não tivemos damas nem pajens. Renzo deixou a aliança no terno. Queríamos uma cerimônia objetiva e intimista.”
local da festa:
“Fizemos o pós cerimônia no próprio Cristo Redentor. A ideia era uma cerimônia religiosa e pelo horário fazer um “brunch” lá mesmo. Não queríamos esticar muito, pois pela experiência de quem já tinha feito eventos nesse modelo não dá muito certo fazer uma festa depois. As pessoas ficam extasiadas no Cristo mas depois que saem daquele cenário exuberante o cansaço bate. A maioria não consegue dormir na véspera pela ansiedade. Então optamos em fazer tudo no próprio Cristo. Ficamos muito felizes e realizados.”
Veja como é fácil fazer sua lista de chá de panela no caseme!
decoração:
“Renzo queria que fossem flores brancas, eu queria lírios. Depois de bastante pesquisa a decoradora propôs orquídeas e nós aderimos a ideia pois são bem nobres, lindas e imponentes. As folhagens verdes na escadaria eu tive a ideia em um sonho e desde então segui com essa ideia. A Gisele Lidman entregou tudo, ficou muito lindo. Se tivesse que escolher de novo, repetiria minha decisão. Gisele tem muito bom gosto. Já era uma admiradora dos projetos dela desde antes de casar. Quando começamos a organizar o casamento já a procurei, pois sabia que entregaria tudo. E assim foi feito.”
bolos e doces:
“Everton enviou para minha casa vários bolos de degustação para provarmos. Já era muito apaixonada pelas obras, pela história e pela tradição que o Casal Garcia possui no mercado, que não foi construída em vão. Eles capricham muito. Quando provamos tivemos certeza que seriam eles. Os bem-casados foram da Vanessa Castro Patisserie, são maravilhosos, bem feitos, não têm cheiro de ovo e vêm muito bem apresentados. Pedimos bem mais quantidade do que convidamos de pessoas, pois queríamos ter bastante sobra para comer depois do casamento (risos).”
buffet:
“O buffet foi da Arte dos Sabores. Já tinham feito evento no Cristo Redentor e Everton indicou pois já tinham um menu especial para o local e eles sabem como funciona tudo lá. Não tem cozinha, por exemplo, então tem comidas que não funcionam no Cristo, tem que ter experiência para saber o que servir em ótima qualidade. Lá não pode ter bebida alcoólica, então deixamos para estourar o champanhe no Copa.”
música da festa:
“A Orquestra AO Cerimônias tocou músicas que sabem que funcionam em eventos. Músicas animadas e alto astral.”
registros:
“A fotografia foi feita pela Jour Béni e a filmagem pela Piccione Films. Que equipe incrível!!! Ótimos profissionais, nos deixaram muito à vontade e queriam realizar todas as nossas vontades, não me atrapalharam nem um pouco. Inclusive o noivo, que não é chegado em mídias adorou e ficou super à vontade. Eles deixaram a gente viver e aproveitaram as fotos e vídeos espontâneos, além de não esquecerem de realizar aquelas fotos e vídeos que tínhamos pedido na reunião de alinhamento como inspiração. São super bem humorados e profissionais. O conteúdo está ficando incrível. Não tivemos hashtag de casamento mas tivemos filtro personalizado para o Instagram da Flora Filtros. A Gisele também contratou para fazer a cobertura de montagem do evento durante a madrugada a Gabrielle Rangel, que também faz vários vídeos em alta qualidade através do telefone.”
convidados:
“O evento foi para 80 pessoas. Queríamos um evento apenas para os mais próximos, aqueles que estão conosco no dia a dia. Então fizemos um mini wedding. Fizemos RSVP ativo com a QR List, sistema ótimo, adorei a experiência, super indico! Fazem tudo personalizado para o casal.”
presentes:
“Fizemos uma lista de casamento beneficente. Minha família ajudou no enxoval da casa, então decidimos aproveitar esse momento para arrecadar doações para um orfanato. Todo o valor arrecadado foi revertido para ajudar as crianças. Fizemos a lista online e agradecemos a todos que doaram por e-mail. Foi um processo bem tranquilo e didático.”
Dicas importantes sobre a organização pós casamento e lua de mel:
“Não programamos lua de mel ainda. Estamos curtindo a fase da casa nova. Eu e Renzo estamos em uma batida de trabalho bem grande, então não dá para emendar lua de mel em seguida do casamento. Mas estamos curtindo muito a nova vida e em breve teremos viagem saindo do papel.”
ficha técnica
- Cerimonial e Assessoria: Everton Coelho
- Local da Cerimônia: Cristo Redentor
- Celebrante: Padre Alexandre Pinheiro
- Música de Cerimônia: Orquestra AO Cerimônias
- Decoração da cerimônia: Gisele Lidman
- Local da Festa: Cristo Redentor
- Buffet: Arte dos Sabores
- Decoração: Gisele Lidman
- Iluminação: Otavio Roldan
- Mobiliário: Ambiente Eventos
- Bar: Arte dos Sabores
- Música da Festa: Orquestra AO Cerimônias
- Fotografia: Jour Béni
- Filme: Piccione Films
- Storymaker: Gabrielle Rangel
- Bolo: Casal Garcia
- Bem-casados: Vanessa Castro Patisserie
- Lembrancinhas: Vanessa Castro Patisserie
- Convites: Atelier Rê Franco
- Identidade visual: Renzo Barroso
- Gerador: Maria Produções
- Manobra e Segurança: Unicoops
- Vestido de Noiva: Atelier Camila Dambros
- Véu: Atelier Camila Dambrós
- Cabelo: Karina Raze
- Maquiagem: Jô Araujo
- Sapatos: Alexandre Birman
- Buquê: Gisele Lidman
- Roupa do noivo: Brooksfield
- Lapelas dos padrinhos: Gisele Lidman
- Alianças: Monte Carlo Joias
Quer mais inspirações? Leia outras histórias de Casamentos Reais!