O casamento é um investimento afetivo e financeiro tão grande que nada pode dar errado. Mas, sabemos que imprevistos acontecem e temos que estar preparados para se adaptar e superar qualquer obstáculo!
Quando estamos planejando o casamento a emoção toma conta, e isso é maravilhoso. Mas imagine se o vestido de noiva não fica pronto? Ou se o decorador não aparece? Pois é, infelizmente essas coisas podem acontecer. Por isso confira as dicas para conseguir lidar com esses imprevistos sem perder o controle!
O que fazer quando algo dá errado no dia do seu casamento?
Antes de entrar nas dicas úteis para você que está vivendo uma urgência, eu vou fazer um alerta para quem ainda tem o privilégio de evitar esse problema.
- Contrate fornecedores bem recomendados – fuja do barato – ele geralmente sai caro! ⚠️
- Você não tem 2 dias de casamento para errar no primeiro e acertar no segundo, portanto escolha profissionais que tenham experiência e boas recomendações.
- Se você está nas mãos de um bom cerimonialista, não se preocupe, porque quem tomará as rédeas em um momento de urgência será ele. Produtores de eventos tem uma rede de relacionamento que salva qualquer casamento. Existem milagres que só um bom produtor realiza.
- Se você tiver certeza que está nas mãos de um excelente cerimonial, relaxa que essa matéria não é para você. Mas… se mesmo assim você anda preocupada com hipóteses pessimistas, leia essa matéria para você ver que para tudo tem um jeito.
Imprevisto com o vestido de noiva
Quando o problema for o vestido de noiva, seja porque não gostou ou por problemas de entrega, uma solução eficiente é correr para uma loja de vestidos prontos. A sorte é que as opções são ótimas e muitas lojas representam marcas famosas no mundo inteiro. Então é possível ter prazo, qualidade e preço.
Mas se você sonha com um vestido feito sob medida, e tem apenas algumas boas horas até o altar, você precisa escutar o áudio da Carol Hungria contando um caso incrível de trabalho em equipe e um vestido completo feito em 36 horas!
E no final dessa matéria confira o video com as dicas da Carol Hungria e de outros fornecedores para esses momentos de imprevistos.
Se você ainda não escolheu seu vestido de noiva confira a nossa galeria de inspirações para encontrar o vestido perfeito!
Confira também alguns estilistas que tem coleção pret-a-poter:
- Camila Chain
- Carol Hungria
- Casamarela Noivas
- Julia Golldenzon
- Lucas Anderi
- Mariana Kuenerz
- Marie Lafayette
- Pronovias
Decoração – trocar o decorador às vésperas do casamento
Nessa ocasião provavelmente as cores, os móveis, objetos e tudo mais já foram escolhidos. Se um bom profissional entrar no projeto, com até duas semanas de antecedência, ele conseguirá tomar as rédeas e executar a decoração, que será realizada de fato no dia ou na véspera.
O maior risco neste caso é não ter a reserva dos móveis, tapetes ou algum objeto decorativo, mas sempre tem como escolher algo parecido e seguir com os planos sem grandes prejuízos.
Conversamos com a decoradora Mariana Nogueira para entender quais seriam as opções de uma noiva quando uma emergência com a decoração acontece e ela nos respondeu com 3 possíveis cenários:
Cenário I – cliente decide mudar de decorador.
Tendo sido contatada de última hora, primeiro saberia o motivo do cancelamento para depois analisar o projeto junto com os profissionais já envolvidos – normalmente cada decorador tem seus parceiros em cada área especifica: flores, moveis, adornos, iluminação, cenografia, paisagismo e por aí vai. Após conhecer cada um deles, considerando ainda que receberam uma entrada/sinal, tentaria aproveitar todos esses profissionais envolvidos para não dificultar o processo mesmo tendo que dar novas diretrizes.
Cenário II – Falta de apresentação do projeto.
Caso a decoradora não tenha apresentado o projeto à noiva e para os fornecedores, faria a VT ao local da festa e na sequência elaboraria um projeto no formato simples – considerando o curto tempo – aprovando com a cliente e na sequência mostrando aos parceiros de cada item envolvido.
Cenário III – Fornecedor não apareceu.
O ideal nesse caso é a decoradora contratar seus fornecedores, pois já conhece cada um deles. Mas se a noiva insiste em incluir alguém nesse processo e ele não aparece na montagem, a decoradora pode recorrer aos seus fornecedores.
Por outro lado, se a noiva resolve fazer a sua decoração contratando cada profissional por conta própria, meu conselho é entrar em contato com sites ou outros veículos (sites e blogs) que tenham credibilidade e/ou autoridade para buscar a indicação de profissionais sérios e qualificados. Ah, sem esquecer de um contrato de serviço individual (assegurando a prestação do serviço) para cada profissional envolvido na produção, afinal estamos falando de sonhos.”
Ainda está pensando na sua decoração e não sabe quem são os melhores profissionais? Clique aqui e veja dicas para começar a escolher a sua decoração de casamento.
Confira os catálogos de decoradores de casamento que mais aparecem por aqui na Revista:
- Catálogo de decoradores de casamento do Nordeste
- Catálogo de decoradores de casamento de São Paulo
- Catálogo de Decoradores de Casamento do Rio de Janeiro
- Catálogo de Decoradores de Casamento de Minas Gerais
Imprevistos com o bolo do casamento, o que fazer?
Se o problema com o bolo acontecer antes do dia do casamento é bem tranquilo, já que é um item que pode ser feito até na véspera do casamento.
Os bolos com coberturas mais elaboradas precisam de mais tempo para produzir, se esse é o seu caso – e você está vivendo uma urgência – será importante alinhar expectativa e realidade, porque dentro de um prazo tão curto não será possível grandes produções na decoração.
Com 1 ou 2 dias de antecedência nossa sugestão é que você procure os maiores Cake Designers do segmento. Eles provavelmente tem equipes e estrutura para atender emergências sem perder a qualidade do acabamento que um bolo de casamento merece.
Mas, e se você não tiver nem 24h? Se o bolo simplesmente não for entregue no dia?
O cerimonial ou alguém da família terá que procurar um fornecedor que tenha bolos falsos para showroom, definitivamente a melhor opção é achar um bolo fake cenográfico.
Procuramos o Antonio Maciel para entender o que pode ser feito em uma situação de emergência.
“Na eventualidade de alguma noiva ficar na mão na última hora, devido a incapacidade de algum outro colega Cake Designer cumprir com o acordado, por motivo de força maior, teremos plenas condições de socorre-la, se formos avisados em até 48 horas antes do evento, e tivermos disponibilidade de agenda.
Se formos avisados até 24 horas do evento, já seria uma missão quase impossível… Se nos procurarem em menos de 12 horas do evento eu diria que seria impossível socorre-la com um bolo coberto com pasta americana… uma solução naked talvez seja possível.”
Problemas com o profissional de beleza
A indicação é que as noivas contratem um profissional de beleza especializado em casamentos, diferente dos que estamos acostumadas a contratar no dia a dia, nos salões que frequentamos. Esses profissionais especializados costumam ser super responsáveis, sabem que estão lidando com um dia especial; e quando não são, a notícia se espalha rápido, então procure saber qual a reputação de quem você está contratando.
Mas também é válido em mãos o contato daquele profissional que já te conhece do salão, assim qualquer imprevisto ele poderá te salvar.
Outra opção é atrasar um pouco a cerimônia, ligar para todos os outros maquiadores de casamento e ver se algum deles está liberado mais cedo, já que muitos casamentos são durante o dia. Fora estas, também é possível recorrer a salões de beleza que possuam bons profissionais.
Leia também: Cabelo e maquiagem para noiva: tudo o que você precisa saber
E no final dessa matéria, confira também o video com as dicas da Ale Grochko e de outros fornecedores para esses momentos de imprevistos!
O celebrante não apareceu, o que fazer?
Quando a cerimônia não acontece em locais religiosos é mais fácil, afinal você pode escolher algum parente ou amigo para seguir com a cerimônia, como aconteceu com a celebrante Maria Paula, do Atelier do Sim, que conta a história de quando ela trocou o lugar de madrinha pelo de celebrante e anos depois fez deste imprevisto sua carreira.
E quando uma autoridade religiosa falta ao casamento? A primeira ação é entrar em contato com a administração do local que pode ter em sua agenda outros celebrantes. A segunda opção é buscar ajuda nas Igrejas, Sinagogas e templos mais próximos.
Confira o video abaixo com as dicas e historias de imprevistos em casamentos ⬇️
No final de tudo, a dica mais valiosa é: contrate um bom cerimonial!
Confira o trabalho da TCD Eventos, Ana Gavinho, Beatriz Dias e Rosa Eventos, que são profissionais de confiança e muito bem recomendados!
Leia também: