Eu sempre acreditei que a nutrição é muito mais que calorias… e sabe por quê?
Porque analisar um alimento apenas por sua caloria é não considerar do que ele é feito! Quer ver um exemplo que uso sempre?

1 maçã e 1 brigadeiro podem ter a mesma caloria, a questão é que a maçã é uma fruta, rica em vitaminas, minerais e fibras enquanto o brigadeiro é basicamente açúcar.

 

→ Vamos entender isso:

Cada 1 g de carboidrato = 4 calorias
Cada 1 g de proteína = 4 calorias
Cada 1 g de gordura = 9 calorias

 

Dito isso vamos imaginar um sanduíche com ovo mexido (utilizando 2 fatias de pão de forma e 2 ovos inteiros), isso dá aproximadamente 25 g de carboidrato e 15 g de proteína – passando para calorias: 25 x 4 = 100 calorias do pão + 15 x 4 = 60 calorias dos ovos; total de 160 calorias.

Uma barrinha de proteína daquelas prontas tem quase isso de calorias, mas com muito mais açúcar, além de ser um produto industrializado!

 

Leia também: Alimentação da noiva para o grande dia

 

Claro que isso é apenas um cálculo superficial para vocês entenderem que vale a pena olhar mais o alimento como um todo, especialmente os ingredientes, pois eles estão em ordem decrescente de quantidade, ou seja, o que aparece primeiro é o que tem mais. Por curiosidade deem uma olhada na granola… e conte o que encontrou nos comentários deste post.

Olhem com carinho o que vão comer, comida é vida e não número…

 

assinatura-paola-freitas-novo

Leia mais:

Dicas da nutricionista Paola Freitas

Quer melhorar sua qualidade de vida?

Sapatos de noiva Manolo Blahnik

Deixar um comentário