Revista CaseMe » Mise en place: como montar uma mesa de convidados?

Mise en place: como montar uma mesa de convidados?

Os buffets revolucionaram o modelo tradicional de servir almoços e jantares nos casamentos, criaram novos formatos e seguem inovando. Hoje temos uma infinidade de opções: estações fixas, ilhas gourmets, mini porções volantes, buffets, empratados e o que mais você e seu buffet inventarem.

E as mesas dos convidados, como estão acompanhando estas mudanças?

O Que é Mise en Place?

Mise en place, é um termo francês que significa “colocar no lugar”, é a arte de organizar meticulosamente todos os elementos preparando o ambiente para os convidados. Posicionando cuidadosamente pratos, talheres, copos e guardanapos, garantindo que tudo esteja em perfeita ordem para uma experiência fluida e agradável.

Tendências de Decoração de Mesas

Nos últimos tempos, temos visto decorações com as mesas postas de diversas maneiras. Além do tradicional mise en place completo, muitas mesas estão sendo montadas apenas com o guardanapo e as taças, outras com o menu, ou somente com os guardanapos.

Segundo a regra tradicional de etiqueta, não existe meio mise en place. Ou a mesa está posta, ou não está. Ou existe um jantar formal sentado à mesa, ou não há.

LEIA TAMBÉM: CRONOGRAMA DE CASAMENTO – PASSO A PASSO EM 7 ETAPAS

A Polêmica do Meio Mise en Place

A forma como se monta a mesa virou polêmica entre decoradores, buffets e cerimonialistas, que têm visto de diferentes formas o novo modo de dispor os objetos nas mesas dos casamentos, especialmente quando não existe um jantar formal.

Adotar alguns elementos ao invés do mise en place completo é errado? Essa é uma questão que divide opiniões.

A Mudança no Estilo dos Casamentos

Os casamentos de hoje estão mais parecidos com baladas do que salões cheios de mesas para grandes jantares. A pista de dança tomou conta e levantou os convidados, que agora preferem circular pela festa, do que ficarem sentados em suas mesas.

Os buffets sentiram a mudança e acompanharam a tendência trazendo versões bem dinâmicas para o serviço de jantar, como jantar volante em mini porções, estações fixas e ilhas gourmets. Muitos destes formatos dispensam pratos porque são servidos em pequenas louças de porções individuais.

Quando não existe a necessidade do prato de jantar o que deve ser colocado na mesa de convidados?

Antes de chegar nesta resposta achamos válido mostrar quais são as regras de uma mesa bem posta.

Mise en place tradicional:

  • Itens obrigatórios: sousplat, talheres, taças, guardanapo de tecido e toalha ou tecido embaixo para receber os talheres.
  • Talheres: Facas à direita, com corte da lâmina virado para dentro, e garfos à esquerda do prato, sempre atentos à sequência do menu. Se houver necessidade de colher de mesa, ela deverá acompanhar a faca do lado direito.
  • Talheres de sobremesa: Colocados acima do prato, com colher de sobremesa com o cabo para a direita, garfo com o cabo para a esquerda e faca com o cabo para a direita e corte para baixo.
  • Guardanapo: Deve ser colocado sobre o prato de mesa. Ele pode, inclusive, abrigar o menu do jantar.
  • Obs: A taça de vinho não deve ser colorida.

Decoração: Anna Carolina Werneck | Fotografia: Kyra Mirsky

Meio Mise en Place: O Debate

Apesar da regra clara de que não existe meio mise en place, muitos decoradores defendem a ideia de que o tempo modifica os costumes e que essa regra não deve prevalecer sobre o desejo dos noivos. O maior argumento é que os noivos pedem para colocar alguma coisa na mesa para ela não ficar muito vazia.

POV: Este não é um argumento válido para justificar uma mesa posta de maneira equivocada. O profissional tem o dever de instruir o casal e não cometer enganos que dificultem o andamento do casamento.

As mudanças são muito bem-vindas, mas precisam ser coerentes com os acontecimentos do casamento.

O Papel dos Decoradores

Colocar sobre a mesa uma taça que nunca será usada porque o serviço é 100% volante, onde o motivo é apenas uma função decorativa, nos leva a concluir que está nas mãos dos decoradores ocupar este espaço com flores e decorações, ao invés de fragmentar o mise en place.

Inclusive porque sugere um equívoco. Seus convidados podem esperar um jantar formal, que não vai acontecer. 

“Não existe meio mise en place”: Confira mais neste CaseMe TV com Daniel Cruz

Nos casamentos sem mesa posta os talheres e guardanapos devem acompanhar o jantar, sejam eles em estações fixas, ilhas ou serviços volantes. Para as mini porções servidas em bandejas aposte nos mini garfinhos e nos guardanapos de tecido, são lindos e combinam muito. 

Benefícios da Ausência do Mise en Place

As mesas não perdem nada com a ausência do mise en place, muito pelo contrário, ganham espaço e liberdade, mas continuam com a função primordial de abrigar os convidados para uma boa conversa, em um ambiente lindo e confortável.

Outra vantagem de não colocar mise en place é a limpeza visual do casamento depois de um tempo de festa. Quanto mais livre está a mesa, menos bagunçada ela fica. É comum que, conforme as horas avançam, bolsas e pratos sujos tragam um aspecto caótico para as mesas.

Caprichem na decoração. Estas mesas podem ser verdadeiras obras de arte.

Leia: Decoração de casamento – tudo o que você precisa saber

Banner-WP-Guia-de-Fornecedores-Caseme-1-1024x256

O poder da decoração

Se você está planejando a decoração do seu casamento e tem medo que a mesa fique muito vazia sem o mise en place, confie no seu decorador. Separamos algumas inspirações para vocês nunca mais pensarem em colocar somente um guardanapo e uma taça na mesa de convidados.

Lembrem-se: não existe meio mise em place. 

Para saber mais sobre objetos decorativos, leia esta matéria.

Conclusão: O Futuro do Mise en Place

Essas regras podem mudar no futuro, e nós vamos adorar conversar novamente sobre o assunto. Por enquanto, continuamos acreditando que é um erro dispor de apenas alguns elementos em uma mesa posta, que o mise en place possui uma forma correta de apresentação. Ame-o ou deixe-o.

Sua Opinião

E você, qual a sua opinião? Manda pra gente! Queremos te ouvir 🙂

Leia mais:

1 comentário em “Mise en place: como montar uma mesa de convidados?”

  1. Há tempos venho notando a desnecessidade de montar o mise en place, por todos os motivos que vocês muito bem enumeraram. Se não há jantar à francesa, não faz sentido ter o couvert na mesa. Oriento que as mesas tenham um lindo centro de mesa, com espaço livre para os convidados se acomodarem à vontade, após se servirem no bufê ou no serviço volante. Além disso, proporciona uma economia no aluguel de louça, talheres, copos, sousplat, argolas, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *