Nem sempre o planejado sai como esperávamos, né? O André planejou um pedido de casamento super romântico, mas no entanto só conseguiu na 3ª tentativa. O que não vale é desanimar! O pedido foi feito, foi aceito, rendeu histórias e claro, um lindo casamento!
Noivos: Karen Ferreira Pawlik Bartels e André Cuce Duarte
Data: 28.01.2017
Local: Casa Petra, SP
◊ ANTES DO CASAMENTO
História do casal: Nos conhecemos no Guarujá! Fui com uma amiga buscar o namorado dela na praia, ele tinha passado o final de semana com uns amigos, aí conheci o André.
Nosso primeiro beijo foi depois de uma semana, eu o convidei para irmos a uma balada mas acabei enrolando e não fiquei com ele, aí, no outro dia fomos para o Guarujá novamente e aconteceu! Depois disso nunca mais nos largamos 🙂
O pedido de casamento: O pedido de casamento é uma história engraçada… Eu tinha muito medo de avião e estava sem viajar faziam 2 anos, pensamos então em fazer uma viagem de navio e fomos.
A primeira parada era em Punta del Leste, então pegamos o bote que nos levaria do navio até o local. No meio da travessia aconteceu uma tempestade, o bote quase virou, foi um horror! Ele ia me pedir em casamento em um restaurante em Punta, mas o escândalo, ocorrido, acabou cortando o clima… hahaha. Depois que voltamos vivos para o navio fomos descansar e recebemos uma bandeja linda de doces, com champanhe e etc, na hora eu pensei: NOSSA ELE VAI ME PEDIR EM CASAMENTO! O André estava tomando banho e eu fiquei falando, nossaaaa que lindo isso! Obrigada! E ele saiu do banho desesperado falando que iam nos cobrar por aquilo e que não tinha sido pedido por ele hahahha… na verdade, foi um pedido de desculpas do capitão por ter nos colocado em uma situação de risco na tempestade hahaha.
A tentativa dois foi em um restaurante em Buenos Aires. Ele estava todo preparado para pedir até descobrir que o show de tango tinha mesa compartilhada, o clima foi cortado mais uma vez!
Aí, quando voltamos do jantar coloquei o pijama, tirei a maquiagem e estava vendo TV. Ele ficou um tempão na varanda do navio e do nada bateu no vidro e me chamou, com uma cara muito séria (a gente nunca está sério, fiquei com medo que ele fosse terminar comigo hahahaha) me pediu e eu aceitei na hora 🙂
Eu não desconfiava de nada, foi uma surpresa muito linda e engraçada depois de toda a história.
◊ O CASAMENTO
Os preparativos: Marcamos a data com 1 ano de antecedência. Tive a sorte de conseguir horário na Nossa Senhora do Brasil, que era o meu sonho, e os preparativos, pelo menos para mim, foram bem tranquilos. Não vivi essa história de bridezilla, tentei ao máximo ficar tranquila.
A minha sogra foi nossa assessora durante todo o período, ela nasceu para isso! Minha mãe também estava sempre por perto, foi ótimo! Nos últimos três meses tivemos ajuda do Miguel Kanashiro, que foi um santo nas nossas vidas, nos ajudou muito!
Posso dizer que sou muito abençoada por ter tido as melhores pessoas perto de mim para ajudar em tudo!
O vestido de noiva: Quando comecei a ver vestido tinha certeza absoluta que queria um determinado modelo (Anna Campbel) e fui experimentar totalmente confiante que daria certo. Quando experimentei, me senti horrível! Aí, fomos até a Pronoivas para que eu pudesse experimentar diferentes modelos e assim conseguir me encontrar algo que eu me sentisse melhor.
Foi uma experiência ótima, e é a dica que dou para todas as noivas: experimente TODOS os tipos, mesmo aquele que você pensa que não gosta muito. Vestido de noiva é algo totalmente diferente de qualquer outro vestido, mesmo se você já tiver ido ao Oscar hahah!
Acabei experimentando alguns (MUITOS) modelos e quando coloquei o meu pensei: É ESSE! Sempre gostei de vestidos super fechados e a Nossa Senhora do Brasil é bem exigente nesse aspecto, então mandamos fazer um casaquinho que usei para a cerimônia.
Nunca pensei que ficaria tão feliz com o resultado, ficou melhor do que eu imaginei e eu não trocaria por nada no mundo!
Claro que durante as provas acontecem alguns estresses… acabei emagrecendo demais e os ajustes começaram a ficar um pouco mais difíceis, mas, no final ficou totalmente perfeito.
O véu e a grinalda tinham um pouco mais de renda, porque o meu vestido originalmente, tirando o casaco não tinha nenhuma. Então para deixarmos o look mais imponente usamos um pouco de renda nas pontas. Amei também!
A cauda do meu vestido era BEM grande e pesada, e eu queria exatamente assim. Na festa o Miguel prendeu tudo e ficou excelente, dancei horrores e não me atrapalhou em nada.
Praticamente no último dia de prova coloquei um acessório no saiote do meu vestido que chama “cam – cam” (não sei como escreve), que ajudou muito para que os saiotes não embolassem e eu tropeçasse. Se você tiver um vestido mais amplo como o meu não deixe de usar, foi muito bom e me deu muito mais confiança para caminhar.
Acessórios: Queria uma tiara bonita, mas discreta. Experimentei uma na Pronoivas que casou perfeitamente com o vestido.
Making of: Eu me arrumei no salão, com profissionais que já estou acostumada, o local se chama Estúdio Tez e fica na Vila Nova Conceição. Sou bem difícil para gostar de penteado, então, queria ter a liberdade de falar mil vezes que não gostei, se fosse necessário.
O André passou o dia na Casa Petra com os padrinhos, almoçaram e ficaram relaxando.
A última vez que o vi foi na sexta-feira antes do casamento, pois tínhamos que ensaiar a dança e deixamos isso para última hora.
Nos falamos por Whastapp o dia todo durante o sábado, acho que por não colocarmos muitas regras estávamos nervosos mas sob controle, sabe? A parte que fiquei mais tensa foi quando me vi pronta, dentro do carro, antes de entrar na igreja. Depois que a porta abre você não anda, você flutua! Foi demais!
Cerimônia: Por querer casar na Nossa Senhora do Brasil acabei ficando um pouco refém das datas disponíveis e do celebrante que estaria disponível no dia.
Na minha opinião, bem egocêntrica, o momento mais emocionante foi quando eu entrei! Hahaha. Mas, de verdade, eu fiquei tão emocionada que amei tudo! Não tenho pai, então entrei na igreja com o meu sogro, que é um pai pra mim. Acho que as pessoas que conhecem a minha história devem ter se emocionado bastante.
Padrinhos e madrinhas: Existe um limite para casais na Nossa Senhora do Brasil, são, no máximo, 5 de cada lado.
Os padrinhos usaram preto, o André azul, eu branco hahaha. Para as madrinhas eu liberei as cores, por já ter uma exigência da igreja dos vestidos serem fechados. Não queria dificultar demais a vida de todos e ficou ótimo, bem alegre, eu adorei.
Damas e pajens: Tivemos três crianças, todas da família. Optei por ter a entrada deles no meio da cerimônia e dois deram uma travada quando viram a passarela de espelho, mas, o mais velho que estava com as alianças entrou e deu tudo certo.
Local da festa: A festa foi na Casa Petra, no salão principal. Na época visitamos alguns locais, mas quando chegamos lá foi amor à primeira vista. A estrutura e o atendimento são impecáveis, faria mil vezes lá se fosse preciso.
No início eu queria fazer em uma fazenda, mas, sou muito ansiosa e sabia que acabaria sofrendo muito por conta do clima, então decidi não passar por isso e não me arrependo.
Decoração: A minha decoradora foi a Laís Aguiar e foi uma escolha maravilhosa! Ela virou nosso guru em todas as decisões, confiava 100% no gosto dela e tudo saiu exatamente da forma que eu imaginei. Pra falar a verdade, não faria nada, nada, nada, diferente. Foi como eu sonhei.
Música da festa: A parte musical era uma grande preocupação nossa, queríamos algo MUITO animado, para dançar até morrer! Tivemos o DJ Domenico Gatto, que foi maravilhoso, super aberto e tocou tudo o que a gente queria. Ele nos deu dicas e opiniões… foi ele quem teve a ideia de fazer um “momento tequila” logo após o final da banda. Tocamos algumas músicas latinas e o Help Bar passou com muitas doses de tequila na pista, foi super animado! A ideia surgiu porque não queríamos que os convidados dispersassem quando a banda acabasse.
Além do DJ contratamos o Samba de Santa Clara, que adoramos. Vamos em muitas festas aqui em SP e no RJ que eles costumam tocar e é sempre muito animado.
Para abrir a pista contamos com o Groove Alegro que foi um super acerto! Todo mundo amou, não faltaram elogios.
Como eu e o André gostamos de funk, a música que mais marcou o casamento foi a do Gás hahaha. Temos até um vídeo desse momento que ficou muito legal!
Buffet: Contratamos o Buffet Zest, que entendeu super bem o que a gente queria.
A comida era uma preocupação, pois queríamos coisas deliciosas mas “normais”… O André é bem difícil para comer e queríamos opções.
Foi servido um coquetel volante, que podia ou não ser degustado sentado à mesa.
O menu foi excelente, alguns convidados falavam que estavam se sentindo em um restaurante fazendo o menu degustação, foi um sucesso!
A gente comeu antes de descer para a festa e depois só bebemos. Essa é uma dica para todas as noivas do mundo: COMAM. Eu estava em um super regime e se não tivesse me alimentado bem teria dado PT na festa. Se alimentem meninas!
Registros: Para foto contratamos a Anna Quast e o Rick Arruda, que foram incríveis! Sou super envergonhada para tirar fotos e eles foram anjos na minha vida! Para vocês terem ideia, a Anna foi a pessoa que conseguiu me vestir depois que todos já tinham ido para a igreja…. Ela e o Rick me passaram tanta confiança que os momentos que eu ficava mais nervosa passavam pelo simples fato deles estarem por perto. Recomendo 1000%!
Para o filme chamamos o Vinicius Credidio Films, que também foi muito bom! Por não gostar de fazer fotos posadas eles tentaram ser os mais discretos possíveis para me deixar a vontade e conseguiram!
Convidados: Minha família é super pequena e a do André enorme, isso foi um ponto que facilitou a nossa vida. Convidamos 400 pessoas e fizemos RSVP ativo, que é super importante. Com a correria do dia a dia as pessoas mais distantes recebem o convite mas podem esquecer de confirmar, acontece.
◊ APÓS O CASAMENTO
Lua-de-mel: Fomos para NY, que amamos! Ficamos 20 dias por lá, fomos até Washington D.C e depois esquiar em Vermont, foi demais! Super recomendo para casais mais agitados que gostam de ter mil coisas para fazer. Iria novamente para lá com certeza.
Dicas importantes sobre a organização pós casamento + lua-de mel + novo apartamento: Relaxem que tudo vai dar certo. Minha casa, por exemplo, não tem nenhum móvel e está tudo bem! As coisas precisam e vão ser resolvidas aos poucos, tanto pelo tempo que é curto quanto pelo dinheiro. Os gastos da lua de mel acabaram sendo maiores do que a gente havia previsto mas queríamos aproveitar ao máximo a temporada em NY, por isso, a parte de móveis + decoração ficaram em segundo plano.
Mas a dica principal é: fiquem calmas. Se a parede deu problema, ela deu problema e não vai adiantar você morrer de chorar e deixar todo mundo louco, ela vai continuar dando problema. Eu acho que a parte mais difícil é racionalizar no meio de tantas emoções diferentes. Se for possível, façam terapia! Hahaha. Acho que foi um porto seguro bem importante pra mim, você precisa acreditar que as coisas vão dar certo.
Presentes: A gente ainda não fez os cartões de agradecimento, mas juro que vamos fazer! Ainda não trocamos os presentes também, vamos fazer isso no próximo sábado. Mas tivemos sorte, temos poucas coisas para trocar 🙂
Ficha técnica:
✓ Cerimonial e Assessoria – Miguel Kanashiro
✓ Local da Cerimônia – Igreja Nossa Senhora do Brasil
✓ Local da Festa – Casa Petra
✓ Vestido de Noiva, Véu e Grinalda – Pronoivas
✓ Cabelo e Maquiagem – Studio Tez: Cabelo Gil e Maquiagem Eltom.
✓ Sapatos – Killa Calçados
✓ Decoração, Buquê e Lapelas dos padrinhos – Lais Aguiar
✓ Alianças – Tiffany & Co
✓ Música Cerimônia (Coral, Orquestra) – Allegro Coral e Orquestra
✓ Música Festa (DJ, Banda, Sax, Bateria) – Domenico Gatto, Samba de Santa Clara e Groove Allegro.
✓ Foto – Anna Quast e Ricky Arruda Fotografia
✓ Filme – Vinicius Credidio Films
✓ Buffet – Buffet Zest
✓ Iluminação – MB e Showtim
✓ Bolo – The King Cake
✓ Doces – Nininha Sigrist
✓ Bem-casados – Conceição bem-casados
✓ Convite e identidade visual – S Cards
✓ Roupa do noivo – Ricardo Almeida
✓ Hotel da noite de núpcias – Hotel Unique
✓ Lua de mel – NY
✓ Lista de presentes – Mickey, Fast Shop, Santa Helena e Site