Como ter o casamento dos seus sonhos com o menor custo possível?

 

O casamento envolve um investimento financeiro e afetivo de proporções grandiosas. E todos querem o melhor nesse momento tão importante. Mas muitas vezes o seu orçamento não é o suficiente para o casamento dos seus sonhos, e algumas adaptações são necessárias.

 

Conversamos com Dark Costa, cerimonialista especialista em fazer caber sonho em realidade, para traçar perfis de casamentos e suas dicas de como economizar.

 

“É muito importante que o casamento tenha uma identidade própria, mesmo com menor custo, sem perder a elegância e a sofisticação características de um bom casamento”.  Dark Costa

 

Você sabe qual o seu estilo? O que vocês mais valorizam em um casamento?

Veja abaixo  4 perfis de casais, para vocês se inspirarem, e ajudar na organização das suas prioridades, afinal os casamentos não são iguais.

 

♦︎ Casal Tradicional

 

Os casais tradicionais valorizam a sofisticação. Para eles a decoração, o buffet e o look da noiva são muito importantes.

 

⇒ Prioridade máxima: decorador + estilista

 

• Esses casamentos primam pela qualidade e sofisticação de todos os detalhes, portanto a única saída é reduzir o número de convidados.

 

Invista em flores e um lindo mise-en-place. O menu deve ser sofisticado, de preferência jantar sentado. Para economizar, abra mão de lanchinhos da madrugada, brindes de pista e hora extra.

 

• O local deve ser adequado ao tamanho do casamento, o que pode ser um aliado do orçamento.

 

• Como o valor destinado à beleza e vestido da noiva será maior, uma boa dica para economizar é alugar o fraque do noivo e dos pais dos noivos em lojas especializadas.

 

• As bebidas devem estar alinhadas com o contexto sofisticado, portanto para que não extrapole o orçamento, escolha uma  champagne muito boa e abra mão de um bar de drinks.

 

As fotos acima são de um casamento realizado pela Dark Costa para 50 convidados. O casamento foi tão lindo que ganhou destaque
como um dos casamentos mais bonitos do final de semana. Veja mais fotos e a ficha técnica completa, aqui.

 

♦︎ Casal Baladeiro:

 

Geralmente esses casais curtem sair, dançar e beber, sempre rodeados de muitos amigos.

 

⇒ Prioridade máxima: DJ + bebida. 

 

• Neste casamento hora extra é sagrada, não pode ter hora para acabar.

 

• O número de convidados também é importante. Os amigos fazem a festa.

 

Economize nas flores, que podem ser flores do campo, suculentas, muitas folhagens e vasos plantados.

 

• O buffet mais adequado é aquele que não para a pista de dança, e é super alinhado com um menor custo, já que podemos abusar das mini porções, estações variadas e finger foods.

 

• O vestido também pode ser fonte de economia, o importante para esta noiva é o conforto e a mobilidade do vestido.

 

• O bar é objeto de desejo deste casal, portanto deixe de lado rótulos caros de espumantes, vinhos e whisky, e abuse de bares temáticos, de Gim, caipirinhas e cervejas artesanais.

 

 

♦︎ Casal Hipster:

 

Esses casais gostam de imprimir uma identidade própria ao casamento. Estão preparados para quebrar paradigmas e fazer um casamento com a cara dos noivos.  Inclui elementos DIY , lembranças personalizadas, desconstrução do look do noivo, decorações alternativas e muito mais.

⇒ Prioridade máxima: personalização + descontração

• A decoração é uma incógnita já que será adaptada ao estilo dos noivos, que podem ser ligados à natureza e preferir uma decor greenery, abusando de suculentas, folhagens e até frutas. Ou ainda podem adotar uma decor bastante alternativa sem flores, com bolas, tecidos ou outros elementos muito mais baratos que flores nobres.

 

• As bebidas podem ter uma apresentação self service, e food trucks, bikes e estações são super bem-vindas.

 

• O look da noiva hipster geralmente é leve, despojado e não inclui véu. Em compensação o look do noivo hipster é mais elaborado, com gravatas diferentes, suspensórios e outros adereços.

 

• É comum amigos do casal assumirem funções neste casamento, que podem ser como celebrantes, DJs e pequenos shows para animar a pista.

 

 

O casamento acima foi inteiro projetado e executado pelos noivos, com ajuda da família e amigos, sem cerimonial nem decorador.  Veja a história completa, contada pela noiva, aqui.

 

♦︎ Casal de malas prontas:

 

Para casais que amam viajar e sob qualquer pretexto fazem as malas, o destination wedding é o casamento perfeito.

 

⇒ Prioridade máxima: família + lua de mel

 

• Uma grande vantagem deste casamento é a lista de convidados. Por ser distante muitas vezes a logística não é viável para muitos dos convidados, que se sentem prestigiados pelo convite, mas não podem comparecer. Ou seja, perfeito para quem precisa restringir a lista de convidados, sem deixar de convidar ninguém.

 

• Outra vantagem é a praticidade e baixo custo com decoração, buffet e local. Os hotéis são excelentes opções porque oferecem quase todos os serviços por um preço acessível.

 

• Neste casamento vocês devem investir em um excelente fotógrafo e filmagem, para fazer registros incríveis e aproveitar os cenários.

 

Veja a história deste incrível destination wedding, aqui.

 

Seja qual for o seu perfil de casamento, existem itens que não se deve economizar, são eles: cerimonial + fotografia + filmagem.

O cerimonial é de suma importância na hora de economizar. Essa afirmação pode parecer contraditória, mas o fato é que um cerimonial competente acaba saindo de graça. Dark Costa explica que um bom RSVP pode ser fonte de enorme economia pois itens como buffet e bebidas são pagos por convidado. Outra vantagem é que o cerimonial conhece os fornecedores disponíveis no mercado e tem argumentos e relacionamentos o suficiente para lutar pelo menor preço e maior benefício.

 

As fotos e o vídeo irão contar a história deste casamento, e é o que fica para sempre. Muito da sua memória do dia vai se apagando e o que você tem para relembrar, e mostrar para seus filhos, são as fotos e o vídeo. Portanto nada de economia nestes itens.

Perceba que a maioria das fotos lindas do casamento não dependem de todo o investimento em decoração, buffet, bebidas e todo mais. Basta um excelente fotógrafo, o vestido e o noivo, com um cenário bonito e luz perfeita.

 

Não se preocupe com um orçamento pequeno, vocês precisam definir suas prioridades e focar no que realmente é importante para vocês. Traçar um plano, mesmo que demore um pouco mais para ser realizado, mas quando chegar o dia, será exatamente como vocês queriam.

 

Tem uma dica matadora de como economizar no casamento? Por favor compartilhe! Deixe nos comentários e ajude outras noivas!

 

♦︎ Fotografia do destaque: Ricardo Ranguetti

 

Leia mais:

Casamentos pelo Brasil: de 23 a 25 de março

Casamento DIY Bel e Terrique

O sonho de usar um vestido de noiva Carlos Tufvesson voltou a ser possível!

Deixar um comentário