Musica de presente

Você sabia que podemos encomendar uma música de presente? Ou fazer uma canção personalizada para algum momento especial? Pois é, eu nunca tinha pensado nisso até conhecer o Rafa que comentou sobre o assunto.

Vamos lá, eu vou te explicar melhor! Ano passado eu passei uma temporada em Paris com a minha mãe, a cerimonialista Thais de Carvalho Dias. E lá fizemos alguns amigos para a vida. E um deles é o Rafa, que tem um curso de Francês o Francês Cultural, onde a proposta é aprender francês enquanto aprende arte, história e muito mais. E o Rafa nos apresentou o compositor Caio Bars.

Aí começa a ideia desta matéria. O Caio faz músicas personalizadas sob encomenda. E achamos a idéia bem bacana. Música aproxima, emociona e comunica muita coisa

Tem muitos momentos em um casamento em que uma música personalizada pode cair bem e ser um diferencial bem legal para trazer a personalidade e a história do casal para cada detalhe do casamento.

Conversando com o Caio da Canção Presente, ele falou das diversas possibilidades dentro do universo do casamento, como save the date, chá bar, dança dos padrinhos, homenagem para as mães e pais e várias outras idéias. E depois de alguns dias o Caio nos enviou algumas músicas dentro desses temas. Não resistimos e decidimos escrever uma matéria para mostrar para vocês.

 

Obs: Quem acompanha o CaseMe sabe que aqui não tem matéria paga, mas se a pauta é incrível a gente posta com prazer!

 

Tiramos algumas dúvidas com o Caio sobre como funciona o processo de solicitar uma música para dar de presente ou como criar uma música personalizada. Vamos lá?

 

– Como funciona seu trabalho?

 
 
CB: A ideia central da Canção Presente é preciosa, mas ao mesmo tempo muito simples.
A pessoa me conta a história que escolheu e eu a decodifico e transformo em uma canção personalizada. Essa história pode ser contada em um texto ou mesmo por um áudio no WhatsApp.
Claro que, no decorrer do processo criativo, vou perguntando alguns detalhes e tirando dúvidas. Isso é crucial para que a canção nasça realmente personalizada e seja uma fotografia sonora perfeita daquela história.
 

 

– Qual o estilo de música você toca?

 
 
CB: O estilo da Canção Presente é definido em conjunto com o cliente. Algumas vezes o cliente já tem claro qual estilo quer que esteja na canção. Outras vezes, essa roupagem é definida pela própria história e é meu papel também encontrá-la. Entregamos canções em todos os estilos.
 
  

– Qual a flexibilidade da noiva em termos de ritmo, tema e arranjo? 

 

CB: Total. O ritmo pode ser solicitado pela noiva, mas não é obrigatório. Muitas acabam preferindo deixar essa parte em aberto e , nesses casos, eu costumo procurar na própria história a ser contada indicações de qual ritmo se adequa mais em cada caso.
 
O tema é, claro, a própria história, então essa é a parte totalmente decidida pelo cliente. Já o arranjo vai variar conforme o pacote selecionado pelos noivos. Os valores variam exatamente nesse quesito, que pode ir de um singelo voz e violão até um arranjo completo de orquestra.
 

 

– Quanto tempo de antecedência a noiva deve entrar em contato com você?

 

CB: Não existe um tempo exato de antecedência. Mas, claro, quanto mais tempo, mais tranquilo será o processo. Em geral, o processo de criação, arranjo, gravação e entrega corre entre 1 e 2 meses. Porém, já foram criadas canções em situações de urgência.
 
 
 

– A música seria para cerimônia ou festa?

 

CB: A Canção Presente pode ser para qualquer situação!
Acredito que a história por trás da canção acaba determinando o momento em que ela será apresentada. Pode ser para a cerimônia, para a festa, ou até mesmo para situações anteriores, como despedidas de solteiro/a, cerimônias de noivado e até pedidos de casamento. As possibilidades são inúmeras!
 
 
Aqui vão alguns exemplos que o Caio nos enviou, só para nos dar uma idéia de como funciona, mas não resistimos e vamos mostrar para vocês!
 

 

Save the date: 

– Noiva que mora longe, pode contratar você? Como funciona?

 

CB: Com certeza. Todo o processo de criação e entrega da Canção Presente ocorre remotamente. Já atendemos clientes de diversas regiões do Brasil.
 
 
 

– Se fosse para a cerimônia, a orquestra contratada pode tocar sua música?

 

CB: Com certeza! Aliás, recomendo que se faça isso, fica lindo. Existe a opção de me contratar para ir pessoalmente apresentar a canção no dia. Mas nada impede que a música seja executada pelos profissionais já presentes. O importante é a canção soar e emocionar.
 
 

– O valor da música personalizada varia de acordo com…

 

CB: De acordo com a complexidade da produção. O principal, que é a parte da criação, de transformar momentos inesquecíveis em uma canção, não muda. É sempre feito com o mesmo carinho e dedicação. O que varia é como essa canção será entregue. A entrega vai da simples criação da canção até uma gravação super profissional e combinada com presentes extras (vídeo, quadro, etc).
 

 
 

– Qual o preço médio de uma música de presente?

 

CB: Os valores transitam entre R$500 e R$3.500, dependendo do tipo de entrega e dos presentes extras. Eu pratico também muitos descontos para as possíveis combinações. Tudo isso está no nosso Menu de serviços em PDF!

 

 

 

Gostaram da idéia como nós? As músicas personalizadas são uma forma de registro incrível. Se fotografias e objetos já trazem tantas lembranças e evocam tantas memórias e emoções, imagina uma música que conte uma história e marque uma época. Isso não tem preço! É uma boa surpresa para a capsula do tempo. Cantar essa música no futuro valerá cada minuto do que foi vivido.

 

Depois conversamos sobre outras possibilidades e ele falou de fazer uma música contando como foi o casamento, uma espécie de álbum de casamento, imagina? Outra idéia legal é fechar um pacote de 5 bodas e ganhar uma música de presente a cada aniversário de casamento. Não seria um presente super diferente para uma madrinha dar de presente? Ou o noivo para a noiva?

 

O que mais me encanta neste trabalho do Caio é a plasticidade. Tudo pode, tudo é possível. Essa liberdade de criar e adaptar uma música aos diversos momentos me faz explodir de idéias e eu queria trazer essa possibilidade para quem está organizando seu casamento. Faça o hit do pré-wedding, um convite musical para os padrinhos, um pedido de casamento ou o que mais você imaginar! 

 

Apesar do Caio ter sido a pessoa que nos mostrou como essa idéia, deve existir outras pessoas que fazem o mesmo trabalho. Gostaríamos de conhecer para incluir aqui nesta matéria. Se você que está lendo conhece algum profissional, por favor, deixe nos comentários.

 

Site do Canção Presente: cancaodepresente.com.br

 

Ahh e venha contar pra gente suas idéias para uma música de presente. 😉

 

Leia mais:

Lista de convidados: 7 passos do início da lista ao RSVP

Cabelo e maquiagem para noiva: Tudo o que você precisa saber

Casamento na Serra Carioca – Ana Cecilia e Leonardo

Deixar um comentário