Hoje, dia 28 de abril, é comemorado o dia da sogra no Brasil. Alvo de inúmeras piadas, ou do famoso bullying (como muitos preferem dizer hoje em dia), a mãe da noiva e a mãe do noivo têm papel fundamental nos preparativos e ocupam, depois dos noivos, o papel principal no dia do casamento.
Mas afinal como começou esta relação de “ódio e amor” entre genros/noras e sogras? Você sabe por que não existe ex sogra? Leia algumas curiosidades e veja também diversas dicas para ajuda-lá a arrasar no seu casamento!
Uma das lendas populares diz que o Dia da Sogra teve início à partir de um cenário “desastroso”.
Em 1957, um trabalhador industrial britânico criou um zoológico em sua casa e queria muito ter uma sucuri (a cobra) na sua coleção.
Depois que conseguiu o animal, o homem não conseguia pronunciar o nome corretamente e chamava a cobra de “sogra“.
O Presidente do Brasil na época, Jânio Quadros, organizou um café da manhã especial para os funcionários do seu governo e disse que todos poderiam trazer suas esposas e sogras.
O trabalhador industrial britânico seguiu as ordens do Presidente e levou para a festa sua esposa e a COBRA!
Ainda de acordo com a lenda, a sucuri assustou todos os presentes e arruinou o café da manhã. O caso ficou bastante popular entre as pessoas na época e acabou virando motivo de piada, por associar a figura da sogra à cobra sucuri.
Assim, o dia 28 de abril (dia do acontecimento desastroso) passou a ser conhecido com o Dia da Sogra.
No entanto, essa história não é oficial.
* Fonte Calendarr.com
Porque não existe ex sogra?
Mesmo com o divórcio ou fim da união estável (sim, na união estável existe sogra também) não é extinto o vínculo de parentesco com a sogra. A sogra e os demais citados no presente texto estão no rol dos chamados parentes por afinidade, que engloba, o sogro, a sogra, a nora, o genro e o cunhado.
Somente o cunhado, pelo divórcio ou do fim da união estável passa a ser ex-cunhado.
Interessante né? Você já sabia?
Com os fatos curiosos já esclarecidos vamos ao assunto que adoramos, CASAMENTO.
Acho que jamais saberemos o real motivo desta relação ódio/amor entre genros/noras e sogras. Mas ao meu ver, entre ódio e o amor, o amor sempre vence!
Leia também: Casamento: uma festa de família
Confira depoimentos de algumas noivas nos Casamentos Reais postados aqui no site:
“Minha mãe e a minha sogra ajudaram MUITO e eu fiz questão que ambas participassem, até por que minha sogra não tem filha mulher e nós temos uma relação muito legal. Acho que toda mãe tem deve ter o privilégio de planejar o casamento dos filhos, afinal a celebração é da família toda.” – Eduarda Campos Duarte Pereira (Leia na íntegra Casamento Eduarda e Fabrício)
“Meu marido ajudou bastante nas coisas mais burocráticas e minha sogra foi uma pessoa essencial para o sucesso do casamento.” – Linnea Rading Levy (Leia Casamento Linnea e Rafael na íntegra)
“As nossas famílias participaram bastante e minha sogra foi a pessoa que mais me ajudou”. – Maria Isabel Campos Marsillac (Leia Casamento Bel e Bruno na íntegra)
“Tivemos um almoço de noivado. Minha sogra, que é muito querida, organizou um lindo almoço de noivado na casa dela para reunir as famílias e comemorar o pedido, com direito a buffet, ornamentação e muito champagnhe.” – Fernanda Jorge (Leia Casamento Fernanda e Rogério na íntegra)
Quer fazer uma surpresa para a sua sogra e ajudá-la com dicas para arrasar no seu casamento? Compartilhe este post 🙂
* Foto destaque Stúdio Laura Campanella
Leia também:
7 erros que as sogras não devem cometer
Cores de vestidos para mães dos noivos