Revista CaseMe » O que é a grinalda de noiva e como escolher a sua
grinalda de noiva

O que é a grinalda de noiva e como escolher a sua

A grinalda de noiva é um dos acessórios mais importantes do look do casamento. Acima de tudo, ela sustenta ou dá acabamento ao véu, além de enfeitar o penteado. Essa dupla famosa virou sinônimo de casamento completo, assim como dito na expressão “casou de véu e grinalda!”

Grinalda é o nome dado a qualquer enfeite que esteja no penteado da noiva, seja uma tiara, uma guirlanda de flores naturais ou uma super coroa de pedras, ou seja, todos os modelos têm o mesmo nome.

Para você escolher um modelo lindo que te represente, separamos algumas dicas, muitas inspirações e um pequeno glossário dos tipos que temos visto por aí.

No final da matéria você vai encontrar uma lista com link para os profissionais mais requisitados do Brasil.

Vamos lá?

Crédito do destaque: Hera | Miguel Alcade | Surama Bittencourt | Nuvem de Arroz | Fotografia: Flora Pimentel 

♦︎ O que devemos levar em consideração ao escolher uma grinalda?

Esse é um acessório que faz parte do look da noiva, portanto precisa estar de acordo com a escolha do vestido, horário do casamento, tamanho do seu corpo, tipo de penteado e tudo mais.

O que vamos ver a seguir são dicas úteis para te ajudar a pensar na escolha da sua grinalda de noiva!

Mas atenção: você não deve fazer essa escolha sozinha, informe-se sempre. Além disso, peça sempre a orientação do profissional que irá fazer a sua beleza. 

Quando pensamos em grinalda de noiva ainda vem à nossa mente: uma peça de metal com pedras ou uma coroa de flores naturais. No entanto, hoje temos modelos de todos os tipos: de organza, tricô, cerâmica, resina e muitos outros materiais. São peças muito versáteis, por isso a criatividade pode fazer a festa!

Elas podem ser compradas ou alugadas. São tantos tipos de materiais que é difícil falar em preço médio, mas para te dar uma ordem de grandeza, podemos dizer que um aluguel de grinalda varia de R$ 300 a R$ 900,00. 

♦︎ Grinalda para véu ou Mantilha?

Antes de mais nada você terá que definir o véu que vai usar para saber que tipo de acabamento ele vai precisar.

Para segurar os véus normalmente são usados pentes, que são aqueles adereços de cabelo que tem mini dentes acoplados. Eles são costurados direto no véu ou na mantilha.

Outra forma mais sofisticada de segurar o véu é já vir costurado um acabamento com diversas argolinhas, como se fossem para prender um botão; elas são usadas para fixar o véu ou a mantilha no penteado, geralmente no coque, com grampos. O resultado é um acabamento embutido impecável. 

A grinalda entra no penteado escondendo os grampos e o pente do véu. Usar um véu sem grinalda, por exemplo, é muito mais difícil, porque você não tem como esconder a estrutura, então não poderá abusar de grampos e pentes para sustentar o peso. 

Dica: cada cabeleireiro tem a sua preferência. Tem quem não consiga prender um véu sem um pente. Por outro lado alguns não gostam de pentes porque limitam a aplicação. Portanto descubra como o profissional que você escolheu gosta de trabalhar!

Já os véus leves cabem com quase todos os tipos de grinaldas, mas, ainda assim, nunca escolha sem antes dar uma palavrinha com o profissional que está cuidando da sua beleza. 

Leia também: Véu de noiva: modelos, dicas e inspirações

♦︎ A grinalda ideal para o seu tipo de cabelo 

No reino da beleza para tudo tem um jeito, sempre existe o artifício perfeito, mas… minha dica para você é que você respeite os limites do seu corpo e não abuse usando um acessório que te fará sofrer a noite toda. Acessório confortável é aquele que não pesa e não puxa o seu cabelo.

Cabelos curtos ou muito fininhos são mais difíceis de segurar grinaldas pesadas. Porém se esse é o seu caso e você sonha com a mantilha pesada, encare os desafios, porque sempre tem um jeito!

Além disso, uma outra dica que sempre damos para as noivas que escolhem grinaldas muito pesadas é planejar uma troca de look antes de entrar na festa. Dessa forma você não vai ter que passar o casamento inteiro com esse peso, que só aumenta com o passar das horas. 

Os cabelos mais pesados e os crespos têm a vantagem de segurar muito bem todos os tipos de acessórios. Se é o seu caso, aproveite!

♦︎ Quais são os tipos mais comuns de grinalda de noiva?

Flores naturais

Os casamentos no campo, fazendas e praias, por exemplo, combinam muito com esse modelo. A procura pelo acessórios de flores naturais cresceu junto com os casamentos de dia e ao ar livre.

Elas podem ser guirlandas, que são tiaras ou arcos floridos ou mesmo aplicações de pequenos arranjos separados

Você deve encomendar a grinalda de flores naturais com a florista. Não será em uma loja de acessórios. Como explicamos na matéria sobre lapelas, você terá que escolher um profissional que fará o seu buquê, as lapelas e os acessórios das daminhas, assim como a sua grinalda.

Antes de tudo a guirlanda ou tiara de flores naturais precisa estar em harmonia com o buquê e as lapelas.

Cuidado com flores muito grandes, uma vez que qualquer volume extra pode desequilibrar a harmonia do seu penteado. Essa grinalda só pode ser feita no dia ou na véspera, ou seja, você não terá uma amostra na sua prova de noiva. Converse muito com o florista e simule o seu caimento e volume para deixar as medidas bem certinhas.

Se você quiser investir em testá-la, você certamente terá que pagar pelo teste, mas pode ser uma segurança que vale a pena.

Além disso, existem as versões de flores naturais preservadas, como as que a Vivian Andersen fez em parceria com a Alessandra Cazzaro para a Pétala de Noiva, com modelos de pronta entrega.

As flores naturais preservadas são flores que são cultivadas e então passam por um processo especial de preservação que as mantém lindas por anos! Por isso, é uma opção maravilhosa e com a vantagem da durabilidade para quem faz questão de flores.

 

Leia também: Dicas e flores para a lapela do noivo

Tiaras, porta coque e arcos

A diferença entre as tiaras e as coroas é que as tiaras podem ser maleáveis, enquanto as coroas são sempre rígidas.

As tiaras são flexíveis e acompanham o formato da cabeça, também existem as que são completamente maleáveis para que o cabeleireiro possa criar com o penteado o movimento que quiser. 

Os porta coques e os arcos são mais rígidos que as tiaras, mas ainda mais maleáveis que as coroas. Os arcos, por exemplo, são excelentes para manter o cabelo para trás, deixando o penteado solto bem arrumado. O porta coque é quase redondo: é uma estrutura maleável o suficiente para envolver o coque e fazer um acabamento perfeito. 

Esse tipo de grinalda, assim como as tiaras usadas apenas na parte de trás da cabeça, são uma ótima opção para as noivas que desejam casar com o cabelo solto. Ao mesmo tempo em que você mantém a aparência do cabelo solto, a tiara o mantém penteado.

Coroa

As coroas são clássicas e imponentes, ao passo que podem ser verdadeiras joias. No entanto o mais comum são as semi-joias, que são mais leves e acessíveis. 

Por ser a mais tradicional das grinaldas de noiva, frequentemente aparece junto com o mais tradicional dos penteados de casamento: o coque.  Apesar disso elas não se restringem ao coque, pois é possível usar uma coroa com um penteado meio preso e até com os cabelos soltos.

Coroas mais altas precisam de um penteado mais elaborado, como um coque, que harmonize com o seu tamanho, mas as finas e baixinhas podem ser usadas com diversos penteados. 

 

Pentes, pin, presilhas ou headpiece

Esses modelos são pura liberdade. Qualquer adereço pode virar uma grinalda, se costurado a um pente ou uma presilha!

E, para falar a verdade, algumas sequer têm um acessório externo para fixar no cabelo. Elas têm apenas alças, como das matilhas, que são usadas para fixar a grinalda no penteado. Por isso, a palavra headpiece (peça de cabeça) acaba sendo a mais adequada.

 

⇒ Leia também: Glossário básico do look da noiva por Carol Hungria

 

♦︎ Como transportar a grinalda de noiva?

No quesito peso, as versões de metal perdem, mas na durabilidade e segurança elas são imbatíveis.

As de flores naturais são mais frágeis, portanto precisam de uma atenção especial. Nada impossível, nem muito complicado, mas siga as orientações e guarde na geladeira se for o caso. Aliás, vale a dica: não assuma que colocar na geladeira é o ideal, alguns tipos de flores e de acabamentos não devem ser refrigerados. 

Não esqueça de perguntar ao florista como você deve conservar o acessório até o momento de colocar no penteado, bem como seguir à risca as recomendações. 

Se o seu casamento será um Destination Wedding distante mas você sonha com flores naturais do fornecedor da sua cidade, repense.

Existem muitas grinaldas lindas em tecido, bem leves que tem o mesmo efeito natural, sem agregar estresse e risco. Mas levar flores de avião para o casamento 1 ou 2 dias depois é possível e muita gente acaba fazendo isso. Eu mesma, quando trabalhava com a minha mãe Thais de Carvalho Dias, já levei muito buquê, bem-casado e tudo mais. Mas a ideia é que você assuma a missão sabendo que é arriscado.

Cada um sabe a gincana que assume no seu casamento. Só não vale a pena não investir na produção de algo que era importante para você e depois se arrepender.

Guarde sua grinalda em uma caixa dura. Dessa forma você preserva o formato e pode colocar na mala que vai levar para o dia da noiva. 

Caseme_banner_728x100px

 

♦︎ Inspirações

⇒ Para ver nossa galeria com mais de 100 inspirações de grinaldas clique aqui!

Cabelo curto

Se você vai usar o seu cabelo solto, a grinalda vai valorizar e organizar o penteado. Não só as de flores naturais, mas também as tiaras!

 

Cabelo solto

 

crie-seu-site-de-casamento-em-3-minutos

Cabelo meio preso

 ⇒ Para ver mais inspirações de penteados semi-preso  clique aqui!

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

Rabo de cavalo

Coque

⇒ Para ver mais de 60 inspirações de coques com grinaldas clique aqui!

 

Trança

Grinalda de noiva é como o vestido, portanto é bom colocar no corpo para ter certeza! Então não economize em pesquisa. Aproveite que esse é um item que pode ser trazido de outros estados. 

Gostou das inspirações? Sentiu falta de alguma informação? Nos avise nos comentários 😉

Segue a lista dos profissionais mais requisitados do Brasil:

MG

♦︎ Ajour Atelier

@ajour_atelier

SP

♦︎ Alessandra Cazzaro

@alessandracazzaro

RJ

♦︎ Angela Pimentel Athayde

@atelieangelaathayde

RJ

♦︎ Angela Silveira

@angelasilveira51

SP

♦︎ Ateliê Bem Casada

@ateliebemcasada

SP

♦︎ Atelier Girardi

@ateliergirardi

SC

♦︎ Bellamelie Joias e Grinaldas

@bellamelie_atelier

PR

♦︎ Börekah Bridal

@borekah_bridal

RJ

♦︎ Com que flor eu vou   

@comquefloreuvou

ES

♦︎ Condessa Von Recke

@condessavonrecke

SP

♦︎ Graciella Starling

@graciellastarling

RJ

♦︎ Hera    

@souhera_

MS

RJ

 Luá Joias

MHicho

@luajoiass

@mhichoacessorios

SP

♦︎ Miguel Alcade    

@miguelalcade  

AL

♦︎ Nara Vilhena   

@naravilhena

SP

♦︎ Noiva.lab

@noiva.lab

PE

♦︎ Nuvem de arroz   

@nuvemmdearroz

SP

♦︎ Pétala de Noiva

@petaladenoiva

SP

♦︎ Renata Bernardo Atelier   

@renatabernardoatelier

RJ

♦︎ Renata Paraiso   

@renataparaisodesign

GO

♦︎ Surama Bittencourt   

@suramabittencourt

PR

♦︎ The Address.Love

@theaddress_love

SP

♦︎ Tula Casqueteria

@tulacasqueteria

ES

Tulle Noivas

@tullenoivas

MS

♦︎ Vitoria Cabaleiro    

@vitoriacabaleiro

SP

♦︎ Vivian Andersen

@vivianandersen7

Caseme_banner_728x100px

Leia mais:

Cabelo e maquiagem para noiva: Tudo o que você precisa saber
Look da noiva: tudo o que você precisa saber sobre acessórios
Como escolher os acessórios para o casamento?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *