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Roteiro do casamento: tudo sobre a FESTA (passo a passo 2023)

Você sabe o passo a passo da sua festa de casamento?

Antes que você se perca fizemos um roteiro da festa de casamento focando a atenção apenas nesse momento. Lembrando que o cerimonial é quem vai tomar as rédeas e conduzir este momento. Porém, entendemos que são informações valiosas para vocês, casal, alinharem com seus cerimonialistas e não perderem nenhum detalhe importante na condução do dia do seu casamento.

Nessa matéria você vai ler sobre:

E muto mais!

Esta é a terceira parte da série de 4 matérias que preparamos para te ajudar a produzir um cronograma, para organizar todas as etapas do seu casamento.

Leia também:

Vamos começar bem do início!

o que fazer antes da festa de casamento começar?

Assim que a cerimônia religiosa termina é importante que a equipe, que está no salão de festas, seja avisada para tomar as providências necessárias para a festa começar! E que providências são essas?

 É importante verificar alguns itens antes dos convidados e do casal chegar:

1- Verifique os banheiros. Prepare um kit toalete para seus convidados. É muito atencioso ter alguns itens para o conforto de todos. Escolha um local adequado para apoiar este material.

2- Prepare os brindes e organize-os para estarem à mão na hora de serem entregues. Geralmente é preciso retirar etiquetas e plásticos, ou apenas arrumá-los em cestas.

3- Certifique-se de que a decoração está pronta, com velas acesas, salão limpo, mesas arrumadas e nenhuma escada, baldes ou estrutura de apoio pelo caminho.

4- Cheque as estruturas, por exemplo: se o ar-condicionado (se houver) está ligado, quais são as saídas de emergências, onde estão os seguranças, e quem responde pelo gerador e luz, caso precise.

5- Faça a contagem das bebidas alcoólicas compradas pelo casal e confira com as suas anotações. Se houver bebidas em consignação, observe se as caixas estão em local seco. As caixas molhadas não são aceitas de volta.

Início da festa de casamento

Conforme os convidados vão se encaminhando para a festa, vale aproveitar o momento perfeito para fazer as fotos protocolares do casal com os pais e padrinhos, que acabaram de sair da cerimônia e, por isso, estão juntos. Eles devem ser levados para um local separado para fazer as fotos tradicionais.

É importante que seja um local onde o casal não fique visível para os convidados, caso contrário, eles receberão muitos cumprimentos, atrapalhando os fotógrafos, que, em contrapartida, não conseguirão fazer o seu trabalho no tempo previsto.

Caso não seja possível sair do campo de visão dos convidados, organize alguém para avisar aos convidados que o casal está fotografando e não podem receber cumprimentos neste momento. Ainda vamos falar mais deste momento, mas antes, vamos ver o que estará acontecendo na festa.

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Recepcionando os convidados

Tenha uma lista de convidados em mãos, ainda que não chequem cada convidado. Quando possível sugerimos apenas contar cada convidado que entra, com a lista de apoio em mãos para pedir o nome de alguém que pareça fora do contexto.

Assim, a lista serve também para te dar respaldo, caso algum penetra seja descoberto durante a festa, assim você terá um documento para justificar e certificar de que aquela pessoa não foi convidada.

Aprendi com a minha mãe (Thais de Carvalho Dias) que na maior parte dos casamentos não justifica fazer uma fila na entrada para checar cada convidado na lista. Penetras legítimos são raros, o mais comum é o próprio convidado trazer um acompanhante que não estava prescrito, e neste caso iremos impedir a entrada? Acredito que não. Então avalie se é mesmo necessário fazer todos os convidados esperarem em fila.   – Laura Vilela

Coquetel, Música e Mesas Reservadas

No inicio da festa alguém da equipe do cerimonial deve ficar de olho para ver se o DJ, bar e o buffet já começaram os serviços, assim que os primeiros convidados chegarem. E um outro grupo deve organizar as mesas reservadas, se houver, pois a cerimonialista estará acompanhando o casal, pais e padrinhos nas fotos.

É elegante reservar o menor número de mesas possível, portanto, o ideal é reservar apenas uma mesa para a família da noiva e outra para a família do noivo. Porém, se por algum motivo precisar reservar muito mais que 4 mesas, avalie a possibilidade de reservar todas.

Não é elegante tratar 30% do casamento como pessoas especiais e deixar o restante sem a mesma atenção. Portanto fique ligado na porcentagem de reservados, e não deixe passar de 10 a 15% do total de convidados.

Fotos do casal com a família e padrinhos

O coquetel está acontecendo no salão e o casal, pais e padrinhos estão em um local reservado para tirar as fotos, conforme já explicado. Como a “nata” do casamento está no mesmo local é importante que o cerimonial e o buffet se organizem para fazer um atendimento impecável.

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Quando possível tenha um apoio de bebidas e certifique-se de que o coquetel, que está sendo servido no salão, seja também servido no local das fotos.

Acreditamos que a ordem das fotos faz toda diferença para o andamento do casamento. Lembre-se que a festa está neste momento sem nenhum representante das famílias e por isso liberar os pais para irem para a festa o mais rápido possível é muito importante.

qual a ordem das fotos do casamento?

1º Famílias:

Existem muitas combinações possíveis e os fotógrafos, junto com o casal, é quem vão definir as prioridades. A princípio, nós sugerimos a seguinte ordem: (a) Foto do casal com os pais da noiva (b) Foto do casal com os pais da noiva + irmãos (c) Foto do casal com os pais da noiva + os pais do noivo (d) Foto do casal com os pais do noivo (e) Foto do casal com os pais do noivo + irmãos. Após essa sequência, é importante pedir que a família vá recepcionar os convidados no salão.

2º Avós:

As avós nem sempre estão no cortejo da cerimônia e por isso podem não estar no grupo que vai direto da saída da cerimônia para as fotos. O ideal é já deixar alguém responsável por buscar as avós para as fotos.

3º Damas e pajens:

Esta foto também requer uma organização prévia. Muitas vezes as mães das damas e pajens não estão no cortejo e partem da cerimônia direto para a festa. Então combine direitinho com os pais para que eles sigam os padrinhos e pais para o local das fotos.

4º Padrinhos.  

A ordem das fotos dos padrinhos é a que mais interfere no custo/tempo. Faça primeiro as fotos com todos os padrinhos juntos. E depois a foto de cada casal, se vocês quiserem. Assim cada casal que já fez sua foto, pode ir para a festa, liberando o espaço e organizando quem já fotografou e quem ainda está esperando. Evite deixar plateia nas fotos, dispersa e o tempo é curto!

5º Foto dos noivos.

Não tenha pressa, mas por outro lado, também não deixe que este momento atrase muito a entrada do casal no salão. Existe um momento ideal, que é sentido pelo cerimonial experiente. Não podemos “queimar a largada” e fazer a entrada do casal no salão sem que os convidados estejam preparados. Dessa forma, 40 minutos é um tempo bom para a festa começar a esquentar.

Acima de tudo, os convidados quando chegam na festa querem beber alguma coisa, encontrar os amigos e bater um papinho, até bater a vontade de dançar. Fazer as fotos correndo para entrar rápido na festa pode atrapalhar este momento importante do coquetel que prepara todos para uma pista de dança bombada!

Retoque da noiva e jantar do casal

Após as fotos oficiais o casal pode ir direto para a festa, ou aproveitar uns minutinhos para tirar o véu, jantar e fazer algum retoque na make. Veja nesta matéria a importância da alimentação do casal neste dia.

Antigamente a noiva entrava na festa com o véu e fazia a primeira dança com ele. Nós aconselhamos tirar, já que na maior parte dos casos o véu precisa ficar enrolado no braço da noiva para ela conseguir dançar. Sem o véu o casal pode dançar livremente.

Além do véu, veja se a cauda do vestido da noiva será suspenso. Veja aqui a matéria sobre como prender a cauda do vestido de noiva

Quando o casal se alimenta um pouquinho antes de entrar na festa, garantimos que eles estejam preparados para beberem com mais segurança. É bem raro conseguirem comer alguma coisa durante a festa. O tempo passa muito rápido e tudo o que fazem é se divertir e beber. Portanto cuide deles a noite toda, veja se estão bebendo água e se estão alimentados.

Muitas noivas escolhem outro look para a festa, ou fazem algum retoque na maquiagem, mesmo que por elas mesmas. Então este é o momento ideal: depois do jantar, para entrar na festa!

como o casal entra na festa de casamento?

Existem muitos formatos para este momento, veja abaixo um passo a passo dos modelos mais comuns:

1- Entrada, corte do bolo e dança do casal no modelo tradicional

Esse formato é bastante elegante e convida a festa a participar do momento. Porém, para ficar bonito requer atenção e uma excelente execução do plano. Quando este momento é mal executado é uma pena, porque ao invés de emocionar, fica só uma sensação de constrangimento pelo casal, que fica perdido sem saber o que fazer. Portanto, se quiser fazer uma entrada tradicional, estude os passos abaixo e arrase:

(a) Entrada do casal:

Antes de entrar com o casal no salão, no momento em que eles estão terminando de jantar, peça às recepcionistas para procurar as famílias do casal e pedir que eles fiquem próximos à mesa do bolo para fazer o corte simbólico do bolo e o brinde.

Veja como é fácil fazer sua lista
de chá de panela no caseme!

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Quando o casal terminar de jantar e estiverem prontos para entrar, avise às recepcionistas, que já estarão com os pais na “agulha”.

Não esqueça também de checar se a espátula para cortar o bolo está na mesa e avise ao buffet quantas taças serão necessárias para o brinde. Avise o fotógrafo e o cinegrafista para eles não serem pegos surpresa com a entrada do casal.

Tudo tem que estar bem preparado e bem alinhado para este momento, é muito feio deixar o casal esperando ou sem saber para onde ir ou o que fazer.

Libere o caminho com a ajuda das recepcionistas, dê o sinal para o DJ iniciar a música de entrada e acompanhe o casal, tentando estar o mais fora da cena possível para não atrapalhar foto e vídeo. A música da entrada deve ser um pouquinho mais alta que as músicas do coquetel, para chamar a atenção dos convidados para a entrada do casal no salão.

(b) Bolo e brinde:  

Ao chegar na mesa do bolo, neste caso no meio da pista de dança, dispomos os pais ao lado dos seus filhos (casal no meio e cada casal de pais ao lado) e a partir daí o trabalho é todo orientado para a fotografia e a filmagem.

Verifique com quem fez o bolo se todos os andares são verdadeiros, é comum algumas camadas serem falsas, de isopor, portanto verifique certinho onde o casal deve cortar.

Terminado o corte começam os brindes. Nesse meio tempo, um garçom já deve estar perto da mesa do bolo com as taças vazias e o espumante aberto. Ele deve servir cada taça, e com a ajuda do cerimonial distribuir entre todos. Muitos buffets sugerem já trazer os espumantes servidos, mas procure não fazer assim, não é elegante.

Importante: Sempre tenha taças sobressalentes, não é raro o casal ou os pais chamarem irmãos e avós para o brinde. É muito importante que o improviso aconteça de maneira natural, então não se preocupe se chegarem muitas pessoas. Providencie as taças, ajude o fotógrafo, e deixe as famílias viverem o momento da maneira delas.

Explique que o brinde deve ser na altura dos ombros, caso contrário as taças sairão na frente dos rostos na fotografia. Lembre-se de ajudar o fotógrafo nesta hora, ele deve fazer a foto do grupo todo, dos pais da noiva com o casal, dos pais do noivo com o casal e só do casal. Claro que isso não é uma regra, é o fotógrafo quem decide tudo isso. Tente não atrapalhar, perceba que o fotógrafo e o cinegrafista precisam de espaço neste momento.

(c) Dança do casal:

Após o brinde faça um sinal para o DJ colocar a música da primeira dança e retire todos da pista, deixando apenas o casal e a sua primeira dança! 

Depois que eles dançarem, vale colocar os pais e padrinhos para dançar também. A partir daí o DJ normalmente segue com algumas poucas músicas para dançar junto e em seguida agita a festa.

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Dica para o casal: vale a pena ensaiar um pouquinho, só para passar um “verniz” na dança e os gestos ficarem harmônicos. Com toda certeza esse acabamento vai trazer mais beleza e emoção para o casamento.

Leia também: A primeira dança do casal

2- Corte do bolo na mesa de doces (em off)

Este é um formato mais low profile, o momento conta apenas com o casal, os pais e quem estiver perto, sem música especial nem holofotes.

(a) Bolo e brinde:

No modelo tradicional geralmente o bolo fica no centro da pista de dança, neste caso o normal é o bolo estar na mesa de doces.

Quando o casal está pronto para entrar na festa eles fazem uma pequena pausa, antes de entrar, para tirar as fotos no bolo e fazer um brinde para as fotos. 

(b) Entrada do casal:  

A entrada acontece após o corte do bolo e o brinde. Como o caminho até a pista geralmente é curto, uma música pode ser muito tempo, converse com seu DJ para fazer algo que faça sentido na hora. Uma solução comum é aproveitar esse momento para agradecer os convidados com um microfone, na pista.  

(c) Dança:

A dança dos noivos pode seguir igual ao modelo tradicional, ou já começar com uma abertura de pista para todos, com músicas já animadas.

3- Noivos participam do coquetel

Este formato é indicado para casais mais velhos ou para casais que não são exatamente baladeiros. É um formato que desfavorece a pista de dança e valoriza o estar junto, as conversas, o jantar ou almoço. 

(a) Entrada dos noivos:

A entrada é sem nenhum protocolo, o casal apenas entra na festa, cumprimenta os convidados naturalmente, sem filas. Eles participam do coquetel, comem e bebem com os convidados. Esse momento é uma delícia. É um privilégio poder participar deste momento do seu casamento. Porém ele tem um custo de tempo que faz não valer a pena para a maior parte dos casais, pois atrasa bastante o início da pista de dança.

(b) Bolo e brinde:

O bolo mais indicado neste formato é o low profile, na mesa de doces. Afinal eles entraram na festa, então não faz muito sentido sair para voltar “em grande estilo”. Mas é possível fazer o modelo tradicional também. Em determinado momento o cerimonial deve chamar o casal e os pais para fazer as fotos  no bolo, ou para sair da festa para preparar a entrada tradicional. 

(c) Dança:

A dança do casal pode ser combinada, como os formatos acima, ou acontecer naturalmente. A opção pelo natural ainda pode adotar duas posturas: tocar uma música já combinada e o casal dança sem alardes, como um casal de convidados faria. Ou deixar que o casal dance, assim como todos os convidados, quando quiserem. 

quando servir o Jantar na festa de casamento?

De um modo geral, quando existe um jantar servido, o momento ideal para servir são 20 minutos após a 1ª dança dos noivos. Neste momento a pista já pegou e os buffets não serão o centro das atenções, estarão dividindo cena com o DJ, o que ajuda a evitar filas.

O jantar não deve entrar antes ou junto com o casal, para não dividir a atenção dos convidados, que deve estar 100% focada nos dois nesse momento.

Leia também: Perguntas para o Buffet de casamento

Bolo, doces e café

Logo depois do jantar é importante ficar de olho na manutenção da beleza e limpeza da mesa de doces, além de já colocar para funcionar a tradicional mesa de café. Alguns estados tem serviços específicos para esta manutenção, que são maravilhosos. Porém em outros estados, como o Rio de Janeiro, quem cuida da manutenção da mesa de doces é o cerimonial.

Assim como a sobremesa, se houver, o bolo deverá ser servido, 2 a 3 horas após o jantar. Existem algumas opções para servi-lo: (a) Um garçom pode ficar próximo ao bolo para servir cada convidado. (b) Passar volante na festa as fatias já cortadas. (c) Deixar alguns pedaços servidos na mesa do bolo.

Leia também: Mesa de Doces no casamento: tudo o que você precisa saber

Bride Sitter: a babá da noiva

Um detalhe que faz toda diferença no seu dia é ter alguém para ficar de olho em vocês.  Definitivamente, ter alguém do cerimonial para ficar atento ao casal a noite inteira faz a maior diferença.

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Para resumir, as preocupações básicas são:

  • fazer o casal beber água;
  • mantê-los alimentados;
  • retocar a beleza da noiva;
  • organizar o penteado e retocar o batom;
  • ficar de olho na cauda do vestido – ela pode estar causando acidentes pela pista!

Utensílios bons de se ter à mão: grampo, batom da noiva, lenço, alfinete de fralda, agulha e linha branca.

Limpeza do salão e toaletes 

Deixar uma pessoa encarregada de monitorar a limpeza do salão faz toda a diferença no casamento. Dessa forma alguém estará encarregado de verificar se a reposição do buffet está ok, se tem copo quebrado no chão, organizar as cadeiras vazias quando ficarem separadas das mesas, verificar a manutenção dos banheiros para chamar as pessoas encarregadas para resolver cada um destes problemas. 

Não existe nada mais elegante do que terminar um casamento com a decoração impecável, como se pudesse começar tudo novamente. Isso é muito possível quando contratamos uma equipe especializada em limpeza de festa.

Shows, brindes e menu da madrugada

Distribua as atrações do casamento no tempo, sem atropelar. Antes de mais nada, fiquem atentos para gerenciar as atividades de modo que tudo esteja pronto no momento de entrar. Shots na pista, distribuição de havaianas, menus da madrugada e qualquer outra atração contratada para a festa, deve ser pensada para acontecer no momento mais adequado.

Leia também: Menu da Madrugada: o querido dos casamentos mais animados

Veja como é fácil fazer sua lista
de chá de panela no caseme!

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como jogar o Buquê de noiva?

A hora de jogar o buquê tem que ser sentida durante a festa. Seja como for a festa, o ideal é jogar em um momento em que todos já estejam bem animados, mas não tão tarde, assim teremos solteiros o suficiente para a brincadeira acontecer, e para não ficar com cara de fim de festa.

Converse com o DJ, fotógrafo e cinegrafista antes de começar, para que todos se organizem e escolham o melhor ângulo e momento. Muitas vezes a hora de jogar o buquê vai se escolhida em função do término do contrato com o fotógrafo ou cinegrafista, assim você se certifica que eles não encerrem o trabalho sem que vocês tenham jogado o buquê.

Fim da festa e horas extras

Por fim, existem informações fundamentais para o controle do final da festa, que são:

1- Salão:

Veja até que horas o salão está contratado e por quantas horas é possível estender a festa. Dessa forma, tenha em mãos o valor da hora extra para, se necessário, conversar com o cliente.

2- Buffet:

Veja até que horas o buffet está contratado e por quantas horas é possível estender a festa. Portanto, observe o que será servido após o término do horário do contrato para não ter surpresas depois. Tenha também em mãos o valor da hora extra.

3- Fotógrafo e cinegrafista:

Veja no contrato até que horas eles estão contratados, se poderão estender o horário e quanto custa a hora extra. Porém, não tem problema o fotógrafo e o cinegrafista irem embora depois de ter todo o material necessário para “contar a história”.

O final da pista em relação aos registros, é “mais do mesmo”, e todos estão cada vez menos arrumados. Portanto indicamos que, se vocês podem investir em foto e vídeo até o finalzinho do casamento, melhor! Desta forma tudo será registrado, ainda que as fotos não cheguem no álbum e nos melhores momentos do vídeo, estarão lá guardadinhos para a posteridade. Enfim, não fiquem preocupados se este custo for cortado, a cobertura mais importante estará lá.

Leia também: Hora extra no seu casamento

Para finalizar, seja porque o horário permitido do salão terminou ou porque a festa acabou naturalmente, o cerimonial já deve deixar o carro do casal preparado na saída, com os artigos pessoais deixados anteriormente com o cerimonial à disposição, para que a saída do casal seja rápida. Normalmente os dois já estão cansadíssimos, então, ficar esperando qualquer coisa neste momento é uma tortura.

Conclusão: quando o casamento acaba o cerimonial precisa providenciar alguns detalhes que estão descriminados na última matéria desta sequência, o pós festa.

Chegamos ao fim… Esperamos que você tenha gostado e se tiver mais alguma dúvida deixe nos comentários que teremos o maior prazer em responder!

Aproveite para assistir a live sobre este assunto com cerimonialista Roberto Cohen.

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Leia mais:

5 comentários em “Roteiro do casamento: tudo sobre a FESTA (passo a passo 2023)”

  1. E quando os noivos querem fazer sua primeira dança, mas também querem fazer a dança surpresa com os padrinhos. Qual seria a sequência? E como deixaria isso mais natural, sem ter uma pausa grande para começar a outra dança?

    1. Oi Ayslane, já fiz essa sequência muitas vezes! O casal deve dançar antes. E o cerimonial deve avisar aos padrinhos para estarem de olho na dança de vocês, que será o sinal de que eles devem estar prontos para iniciar. Essa pausa grande que você falou não deve acontecer. Será necessário trocar de roupa ou mudar algo na decoração? Porque se for apenas entrar a próxima dança, é super viável preparar a sequência quase que sem pausa nenhuma.

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