O vestido de noiva é um dos itens mais importantes para a auto-estima e segurança da noiva no dia do seu casamento. Portanto tenha paciência, disciplina e organização, para encontrar o seu vestido de noiva perfeito e ainda se divertir nesse processo.
E o legal é que as etapas para encontrar seu vestido de noiva perfeito são bem previsíveis e controláveis. Seguindo os conselhos de vários especialistas que trouxemos neste post, podemos (quase) garantir que você encontrará seu vestido noiva ideal.
Separamos em 3 etapas a busca do vestido de noiva perfeito:
1. Pense no contexto e estilo do casamento
2. Pesquisa e escolha do modelo ideal para você – Com muitas inspirações
3. Escolha entre comprar, alugar ou fazer sob medida seu vestido de noiva
Vamos lá?
Selecionamos aqui as informações mais importantes, dicas, vídeos e muita inspiração para que você tenha um caminho claro e organizado pela frente, e não se perca nas emoções de escolher o vestido mais importante da sua vida.
Cada uma dessas etapas tem suas particularidades, e nossa missão é te dar uma noção geral de cada uma delas. Assim, você terá um plano para seguir, vamos lá?
⇒ Leia até o final e veja a seleção dos 25 especialistas em vestidos de noiva mais escolhidos pelas noivas publicadas no CaseMe.
1. Contexto e estilo do casamento
O vestido de noiva precisa estar de acordo com o contexto do casamento. O grau de formalidade ou informalidade do casamento influencia diretamente na escolha dos tecidos, quantidade de brilho e muitos outros aspectos do seu vestido de noiva.
Por exemplo, um casamento em uma catedral você pode escolher um vestido de noiva mais suntuoso, com tecidos mais trabalhados, rendas ou com brilhos. Em uma cerimônia no jardim ou na praia, espera-se um vestido de noiva mais fluido, com pouco brilho e menos formal.
Mas quando falamos de vestido de noiva, não tem regra! A única regra é você estar se sentido linda e feliz.
No post 3 principais erros na escolha do vestido Carol Hungria afirma que:
“não há problema algum optar por um vestido princesa para um casamento na praia, desde que todo o contexto do casamento faça sentido e que ele seja adaptado para a ocasião. A noiva pode, por exemplo, optar por uma saia ampla de um tecido menos encorpado, como a organza, e fugir um pouco dos bordados com muito brilho, dando preferência para as pérolas, que fazem uma textura linda“.
Porém, uma boa análise de contexto não se resume ao grau de formalidade do casamento. Algumas questões que também devem ser levadas em consideração. São elas:
1- Vale a pena contar com a diferença de altura do casal para acertar na proporção entre os noivos.
2- Observar a estação do ano para que o vestido esteja de acordo com o clima.
3- Perceber o espaço para o véu e o vestido no local da cerimônia.
Assista o vídeo abaixo onde Maria Mendes fala sobre os primeiros passos para definir seu vestido.
⇒ Confira a coleção de vestidos para casamento civil da Carol Hungria
Depois de definir os pontos principais sobre o seu casamento você já pode começar a buscar referências para o seu vestido de noiva, de acordo com este contexto. O que nos leva à segunda etapa, a pesquisa.
2. Pesquise e escolha do modelo ideal para você
Sugerimos que vocês adotem dois métodos de pesquisa complementares:
(1) buscar referências na internet e depois
(2) experimentar vários modelos em lojas multimarcas, para testar as hipóteses do que você gostou nas inspirações online.
Em um primeiro momento apenas salve em alguma pasta todos os modelos que você gosta. Não filtre nada, nem mesmo fique presa ao contexto. Você pode gostar de um detalhe em um vestido que não se adequa ao seu perfil de casamento, mas salve esta inspiração. Depois você pode mostra-la para sua estilista ter como base para criar algo diferente que seja coerente com seu casamento.
Inspirações nunca são demais. Elas ajudam a entender o que você gosta e o que não gosta, e ajuda muito na hora de explicar para sua estilista suas preferências.
Maria Mendes explicou neste CaseMe TV que ao analisar uma boa quantidade de inspirações da noiva, ela consegue entrar na sua cabeça e entender os detalhes do seu gosto. Desta forma, o processo criativo flui em conjunto, já alinhado com as preferências noiva.
As noivas que adoram organização podem separar as inspirações por detalhes, como: pastas de golas, pastas para saias, decotes, mangas, tecidos, véus e etc.
É interessante agrupar as inspirações em subconjuntos para você analisar quais elementos se repetem e os que não aparecem nas suas escolhas. Separar as imagens para observar por partes pode ser bem interessante para montar um vestido do jeito que você quer.
2.1 Veja as modelos, estilos e feitios de vestidos de noiva mais famosos e inspire-se!
VESTIDO DE NOIVA SEREIA
O vestido sereia é caracterizado por ser uma peça justa no corpo, com uma abertura maior a partir do quadril.
Este modelo valoriza as curvas e acentua a cintura, porque tem uma saia ajustada no corpo e a cauda mais aberta.
Noivas baixinhas devem ter cuidado com este modelo porque ele tende a achatar a silhueta.
VESTIDO DE NOIVA COM RENDA
Os vestidos de noiva com renda foram, e ainda são, o sonho de muitas noivas. Escolher entre rendas francesas, rendas italianas, motivos florais ou arabescos, acabamentos em soutache, pouca ou muita textura são alguns dilemas…
Quer saber qual é a renda mais indicada para o seu modelo? Assista o CaseMe TV da estilista Maria Mendes e conheça as 3 rendas mais usadas pelas noivas.
VESTIDO DE NOIVA SEM RENDA
Sabemos que a renda impera no universo de vestidos de noiva. Para você que não é fã das rendas e quer um vestido cheio de detalhes aposte nos modelos com aplicações 3D, babados, laços e muitos outros adereços que podem substituir com muita propriedade a tão esperada renda.
Você vai perceber que eles possuem todo o destaque no corte, no design e têm sempre um tecido super chic para compor o vestido de noiva perfeito. Aposte sem medo de errar!
Veja: Seleção de vestidos incríveis sem renda.
VESTIDO DE NOIVA MINIMALISTA
Buscar simplicidade no vestido de noiva não é o oposto de ter um vestido imponente. Pelo contrário, muitas vezes menos é mais! Vestidos pouco ornamentados costumam valorizar a modelagem, o caimento e o tecido de qualidade.
Confira: Seleção de 40 vestidos de noiva minimalistas!
DECOTES NOS VESTIDOS DE NOIVA
Existem muitos tipos de decotes. Eles podem ser grandes aliados ou grandes vilões em uma produção.
É importante saber que o decote muda a percepção em relação ao seu corpo, existe um modelo ideal para cada biotipo.
Qual decote combina mais com você? Decote em V, decote quadrado, frente única? Não deixe de experimentar os vários tipos e ver no corpo o que funciona melhor.
Quer entender melhor os tipos de decotes para vestido de noiva? Leia o post Conheça os diferentes tipos de decotes para te ajudar a escolher o decote ideal para seu vestido de noiva e aprenda a usá-lo a seu favor!
VESTIDO DE NOIVA COM MANGA
No inverno, o vestido de manga longa é uma ótima opção. Mas se seu casamento for no verão, opte por tecidos de texturas leves, mangas médias ou curtas.
As mangas combinam com vestidos clássicos, modernos, boho, qualquer estilo tem sua expressão garantida nas mangas. O decote nas costas é uma opção interessante para dar um ar mais sexy e suavizar o efeito de corpo muito coberto.
Veja as dicas da Carol Hungria sobre mangas no vestido de noiva e sua seleção de inspirações.
Para acertar na manga do seu vestido de noiva #dicasdacarol
– Texturas estão super em alta! Aproveite para combinar um modelo todo liso, por exemplo, com uma manga incrível de outro material.– Brinque com volumes e movimentos de modelos bufantes, mangas presunto, etc.– Cuidado com excessos! Se você pensa em usar muito brilho, amplitude na saia e renda tudo-junto-agora, uma manga muito volumosa ou diferentona pode ficar over.– Volume perto do ombro para quem tem silhueta em triângulo invertido significa evidenciar ainda mais o que a maioria quer disfarçar. Se é o seu caso, vá mais para uma ideia de punhos flare ou bufantes, que de bônus ainda vão adicionar volume ao quadril e deixar a silhueta super harmônica!
Confira: vestidos de manga longa
#Dica
Depois de entender melhor o que você mais gosta nos vestidos de noiva, será importante provar e testar muitos vestidos no seu corpo. Dessa forma você consegue entender quais estilos combinam com você e quais realmente não se encaixam no seu corpo como você esperava.
É muito comum escutarmos relatos de noivas que sonham em casar com um modelo de vestido e na hora de experimentar descobrem que não fica legal. Isso é normal! É importante estar aberta para a infinidade de possibilidades de vestidos, mesmo aqueles que a princípio você não gostava! Já ouviram dizer que o vestido é que escolhe a noiva? Será? Na dúvida experimente todos.
Escolha entre comprar, alugar ou fazer sob medida seu vestido de noiva
É possível comprar seu vestido de noiva em lojas físicas, virtuais, alugar, fazer sob medida ou até mesmo reformar uma recordação de família.
Todas as opções podem ser excelentes, depende da personalidade de cada noiva.
Você pode pensar que toda noiva detalhista prefere fazer o seu vestido sob medida, mas pode ser que, justamente por ser muito detalhista, prefira já ver um modelo pronto para que possa visualizar exatamente como vai ficar, antes de decidir.
Portanto não é possível, na nossa opinião, recomendar um modo de fazer seu vestido de noiva de acordo com perfis genéricos. A verdade é que somos únicas e complexas, então testar o que funciona melhor para você é o caminho mais seguro.
Visite lojas, estilistas, ou viaje para achar seu vestido ideal, se for preciso.
“O vestido é a grande escolha para a noiva, a que ela faz para agradar a si mesma, pois todo o resto é pensado para os convidados.” Lethicia Bronstein
Vestido de noiva sob medida
As vantagens de escolher um estilista para fazer seu vestido sob medida são inúmeras. Com um atendimento completamente personalizado, tudo será possível. Além da relação maravilhosa que se estabelece entre você e seu estilista. Você realmente não estará sozinha neste projeto.
Mesmo que você faça um vestido sob medida, é importante escolher o profissional de acordo com o estilo que você deseja. Uma dica básica para você acertar na escolha é perceber qual tipo de vestido você gosta mais, os bem estruturados, com modelagem tradicional, ou os vestidos com tecidos leves e fluidos? Geralmente essa é uma diferenciação básica e evidente entre os estilistas.
Alguns profissionais são maravilhosos com tecidos leves, feitos para voar com o vento. Uma aposta lindíssima que combina muito com praia e cerimônias ao ar livre. Esses modelos fluidos, com renda ou não, mas sem muito volume podem te inspirar para criar o vestido perfeito para seu casamento na praia ou para cerimônias ao ar livre.
E existem os estilistas que trabalham com uma modelagem mais estruturada, e são os preferidos para os vestidos imponentes como os famosos vestidos de noiva princesa.
Os estilistas que dominam as técnicas tradicionais da alta costura podem perfeitamente fazer um vestido fluido com menos volume, para um casamento na praia por exemplo.
Mas o contrário pode ser perigoso. Não tente fazer seu vestido princesa estruturado com estilistas que não são experientes com modelagem tradicional.
Pesquise, pergunte e veja os modelos prontos do estilista antes de confiar a ele seu vestido de noiva.
Vestido de noiva pronto
Já falamos sobre pesquisar inspirações na internet e sobre experimentar os vestidos nas lojas. Durante estas etapas você já pode ter decidido por um modelo pronto ou pode ter se apaixonado por algum modelo estrangeiro.
Os vestidos prontos ainda passam por pequenos ajustes. E no caso de uma marca estrangeira, você terá que ver a logística para trazer o vestido para o Brasil. Trazer um vestido de fora não é tão simples, mas é possível com um bom plano.
Lojas como a Casamarela e a Pronovias representam grandes estilistas internacionais. Portanto procurar uma destas lojas é uma excelente forma de você casar com um vestido feito por algum design de fora. Além disso, você terá as facilidades de estar no Brasil para as provas e pagamento.
Seja qual for a sua escolha, você deverá alinhar os seguintes itens:
♦︎ Quem fará o véu? E a grinalda? Esta composição deve ter a participação do estilista.
Leia: Grinaldas: Modelos, dicas e inspirações
♦︎ Como será a cauda do vestido e como prender para a festa?
Leia: Dicas para prender a cauda do vestido de noiva
♦︎ Você vai querer inserir os nomes das amigas solteiras na barra do vestido?
Leia: Formas de inserir os nomes das amigas na barra do vestido de noiva.
♦︎ Como, quando e onde será a entrega do vestido? Preciso de alguém para me vestir?
No dia do seu casamento o ideal é que você não tenha nada para fazer com relação ao seu vestido, deixe tudo pronto.
Pense em detalhes como: cabides, steamer (ferros à vapor para amassados leves), quem vai buscar o vestido e mandar lavar depois do casamento, enquanto vocês estão em lua de mel. Anote tudo o que deve ser feito e delegue o que puder.
Organize com antecedência e seu casamento será bem mais leve. E você uma noiva despreocupada para focar apenas em ser feliz com seu vestido de noiva perfeito.
Leia: 6 dicas sobre a escolha do vestido de noiva que mais aparecem na nossa coluna Casamentos Reais.
Seleção dos 25 profissionais mais escolhidos do Brasil pelas noivas publicadas no CaseMe:
Clique no link de cada fornecedor para ver os posts dos casamentos que eles participaram. Nos Casamentos Reais veja a opinião direta da noiva e como foi sua relação com o profissional na construção do vestido. Inspire-se e aprenda com noivas reais.
SP | ♦︎ Vestido: André Betio |
PE | ♦︎ Vestido: Atelier Lucia Spessatto |
SP | ♦︎ Vestido: Camila Chain |
RJ | ♦︎ Vestido: Carol Hungria |
SP | ♦︎ Vestido: Casamarela Noivas |
GO | ♦︎ Vestido: Cristiano Bernardes |
SP | ♦︎ Vestido: Elisa Lima |
SP | ♦︎ Vestido: Emannuelle Junqueira |
GO | ♦︎ Vestido: Fernando Peixoto Atelier |
RJ | ♦︎ Vestido: Julia Golldenzon |
SP | ♦︎ Vestido: Junior Santaella |
RJ | ♦︎ Vestido: Lethicia Bronstein |
SP | ♦︎ Vestido: Lucas Anderi |
DF | ♦︎ Vestido: Maria Virginia |
RJ | ♦︎ Vestido: Marie Lafayette |
SP | ♦︎ Vestido: Marie Toscano |
RJ | ♦︎ Vestido: Martu |
MS | ♦︎ Vestido: Patricia Bonaldi |
SC | ♦︎ Vestido: Patricia Sabiá Haute Couture |
SP | ♦︎ Vestido: Paulo Dolce |
BH | ♦︎ Vestido: Poizon Cymbeline Noivas |
RJ | ♦︎ Vestido: Pronovias |
SP | ♦︎ Vestido: Sandro Barros |
RJ | ♦︎ Vestido: Stella Fischer |
MG | ♦︎ Vestido: TR Unique |
SP | ♦︎ Vestido: Vanessa Abbud |
MG | ♦︎ Vestido: Vivaz Brasil |
SP | ♦︎ Vestido: Wanda Borges |
SP | ♦︎ Vestido: Whitehall |
Para terminar deixaremos vocês com esse vídeo da Natalia Cosate falando sobre o que fazer com o vestido depois do casamento.
Esperamos que tenha te ajudado, e também que você nos ajude a manter atualizados os nossos conteúdos. Se você tem uma boa dica, ou uma história para contar, deixe nos comentários. Nós e outras noivas agradecemos 😉
Leia mais:
Tradição: Something new, something old, something borrowed and something blue
https://revista.caseme.com.br/a-roupa-do-noivo-tudo-o-que-voce-precisa-saber/
Ja mandei a materia pras amigas q estão na duvida hahahh!!! O meu vai ser Carol Hungria ??? Estou muito animada..tenho ctz q vai ficar lindo !!!
Ahh que linda, Lorena! Estamos loucas para te ver de noiva!!
A Carol Hungria é uma querida e muuuito competente!