Algumas tradições de casamento são hábitos que se consolidaram e trazem boas energias para o casal. Entre sorte, prosperidade e até para trazer um noivo para a amiga que tem seu nome na barra do vestido de noiva. Você já ouviu falar de quantas tradições de casamento? Algumas são usadas até hoje pelos noivos

 

Nós muitas vezes aderimos às tradições de casamento mas não sabemos de onde surgiram e o que significam. Vamos aprender? Confira nesta matéria 14 tradições de casamento e seus significados. 

 

Aliança, lua de mel, o véu e a grinalda e até a posição dos noivos no altar são tradições de casamento que se tornaram comuns e adotadas pela maioria dos casais. Mesmo sem saber o significado de cada uma delas, acabamos seguindo muitas. Entenda os seus significados:  

 

Tradições de casamento: quais são?

 

 

◊ Vestido de noiva branco

 

Todos nós sabemos que a cor branca representa a pureza, mas poucos sabem que a Rainha Vitória foi quem lançou esta “moda” ao usar um vestido branco em seu casamento com o príncipe Albert no século XIX. Antes disso a cor mais usada, acredite, era a vermelha, que simbolizava o amor.

 

Apesar desta ser uma clássica tradição de casamento, algumas famosas a deixaram de lado na hora de se casar.

 

◊ Nome das amigas solteiras na barra do vestido de noiva

 

Com origem desconhecida é difícil definir se é uma tradição de casamento ou superstição. Independente disto, este hábito virou febre e segue sendo usada até hoje. O objetivo é simples: desejar sorte para suas amigas subirem ao altar e serem felizes ao lado de alguém especial.

 

 

◊ Véu

 

véu já teve função de proteger a noiva contra maus olhados, de separar a mulher da vida de solteira para a vida de casada e de compor o visual das noivas. Existem muitos registros do uso do véu na antiguidade, vários povos tinham o costume de utilizá-lo, cada um com seu significado.

 

uso do véu esteve presente na cultura oriental associado a Ishtar, a Deusa do Amor. Teria sido a primeira representante feminina a usar o véu, que fazia uma ligação à fertilidade e sedução, e não demorou a ser um costume usado por mulheres mortais dos povos da Babilônia e Mesopotâmia, chegando depois aos gregos.

 

Na Grécia Antiga, o véu era usado como parte da veste feminina da nobreza, a protegendo de males naturais como o sol, vento e insetos. Durante a cerimônia de casamento era usado para proteger a noiva dos maus olhados.

 

noiva romana rica usava um véu da cabeça aos pés com o mesmo intuito de protegê-la. A mitologia greco-romana liga o uso do véu à Deusa Vesta, da honestidadeprotetora do lar e defensora da família.

• Fonte Wikipédia

 

Conheça aqui os diferentes tipos de véu.

 

◊ Grinalda

 

Originalmente era usada para diferenciar as noivas das demais convidadas, e também considerada um símbolo de status pela nobreza, quanto mais adornada com ouro e pedrarias, maior era sua riqueza. Leia mais clicando aqui.

 

:: Inspiração: véu e grinalda ::

 

◊ Buquê

 

Antigamente os buquês eram feitos com ervas para espantar os maus espíritos e trazer boa energia ao casal. O hábito de jogar o buquê às convidadas surgiu à partir do século 14, na França, esta tradição serve para dar sorte para a solteira que também quer se casar.

 

Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre o buquê.

 

◊ Aliança

 

Acredita-se que as alianças surgiram entre os gregos e romanos, vindo de um costume hindu. Com formato circular, sem começo e nem fim, representa o amor contínuo entre o casal.

 

aliança é usada no quarto dedo da mão esquerda porque os romanos acreditavam que nele passava uma veia (vena amoris) que estava diretamente ligada ao coração. Este costume é seguido até os dias atuais.

 

Nesta matéria de ajudamos na escolha das alianças.

 

◊ Posição dos noivos no altar

 

tradição da noiva se posicionar ao lado esquerdo do noivo no altar também é antiga, vem da idade média: se alguém tentasse roubar a noiva este a defenderia com sua espada, retirando-a com seu braço direito.

 

◊ Bolo de casamento

 

Representa símbolo de festividade e boa sorte, e o primeiro corte do bolo juntos simboliza a partilha e a união.

 

:: Inspiração: Bolos de casamento! ::

 

◊ Chuva de arroz

 

Em muitas culturas, significa que os convidados desejam votos de fertilidade e prosperidade aos recém-casados. Hoje a tradicional chuva de arroz ganhou novas versões, veja mais aqui.

 

◊ Noivos não se verem no dia do casamento

 

Muitos casais deixaram esta tradição de lado. Ela vem do tempo dos casamentos arranjados, porque acreditavam que o casal poderia mudar de ideia à respeito do casamento caso se vissem antes da cerimônia.

 

◊ Topo de bolo

 

Os mini casais no topo do bolo viraram uma tradição após uma inovação da rainha inglesa Victoria com o príncipe Albert em querer demonstrar o amor que sentiam um pelo outro.

 

◊ Something old, something new, something borrowed, something blue

 

Não sabe o que esta expressão significa? Separe algum objeto antigo, um novo, algo emprestado, outro de cor azul e confira nossa matéria.

 

◊ Carregar a noiva nos braços

 

Esta tradição, que caiu em desuso, começou na Europa medieval. Acreditavam que a maus espíritos aguardavam a noiva na noite de núpcias, carregá-la em seus braços era uma forma de seu marido protegê-la.

 

◊ Lua de mel

 

Existem diversas versões, mas a mais antiga é de dois mil anos antes de Cristo. O pai da noiva oferecia ao genro hidromel, uma bebida alcoólica cuja maior parte dos seus açúcares fermentados são do mel, que deveria ser consumida durante 30 dias seguidos ao casamento, quando os noivos comemoravam entre eles a união matrimonial. Neste época a contagem dos dias era feita através do calendário lunar e por este motivo este ritual ficou conhecido como lua de mel.

 

Ao organizar os preparativos para a sua mala de lua de mel, não esqueça nenhum item. Nós preparamos um checklist para você!

 

Qual dos significados destas tradições de casamento foi a mais surpreendente para você? 

 

Leia mais:

Roteiro do dia do casamento

Checklist para a mala da lua de mel

 

Deixar um comentário