Casamentos ao ar livre normalmente são realizados durante o dia para que a luz da manhã ou a beleza do fim de tarde sejam aproveitados. As fotos ficam incríveis, não só pelo espaço ao redor do casamento, que na maioria das vezes propicia cenários incríveis, como também pelo motivo fundamental, que é a luz. Fotografia depende de luz, por isso os registros dos casamentos ao ar livre são tão lindos.
Mas esse é um tipo de casamento que tem suas especificidades, portanto é preciso ter atenção a alguns detalhes para que seu casamento ao ar livre aconteça como vocês imaginaram.
Preparamos 5 dicas essenciais para vocês que pretendem se casar com uma cerimônia ao ar livre.
Vamos lá?
créditos da Foto de destaque da esquerda para direita: 2ª foto – decoração renata paraíso
Esse tipo de imagem de casamento, onde as fotos são claras, com luz natural e em jardins, por exemplo, só existia na Europa e nos EUA, que têm a cultura de casamentos de dia.
Com a chegada e o sucesso do Pinterest como site para buscas de referências e inspirações, esse tipo de casamento despertou o desejo das noivas de casar ao ar livre e reproduzir a estética mais descontraída.
No início não foi tão simples, pois quem optava por casar de dia (geralmente no almoço) perdia o formato de casamento Brasileiro que acaba em pista de dança bombada!
Mas logo os casamentos acharam um equilíbrio entre iniciar no pôr do sol e fomentar uma pista que começa mais cedo; e deu certo.
Esta tendência se instalou de modo definitivo porque uniu luz e cenário para as fotos com pista de dança e bares incríveis, e ainda abriu caminho para muita mudança na decoração, moda, buffet e muito mais.
Em um país como o nosso, abençoado pela natureza e com um clima muito favorável aos casamentos ao ar livre, este formato só tende a aumentar. E quem sabe trazer cada vez mais estrangeiros para fazer seu Destination Wedding no Brasil.
Veja a seguir as 5 dicas essenciais para ter a cerimônia ao ar livre dos sonhos:
1- Qual a melhor época do ano para casar ao ar livre?
Esse fator é fundamental para a estratégia do seu casamento. Então você precisa saber os ajustes necessários para cada estação do ano e procurar marcar uma data que seja mais segura em relação às condições climáticas.
Em geral no Brasil, os meses de setembro e outubro são ideais para uma cerimônia ao ar livre. Nesta época do ano a probabilidade de um clima agradável, sem chuvas, frio ou calor em excesso, é maior.
Cuidado com épocas de muita chuva e frio intenso! Cada cidade tem seu clima, portanto busque o máximo de informação possível sobre o clima da cidade escolhida.
JÁ FEZ O SITE DO SEU CASAMENTO?
Casamento ao ar livre no inverno:
Se vocês escolheram uma cidade com um clima mais frio, separe espaço no orçamento para toldo e aquecedores. Um casamento no frio pode ser maravilhoso mas requer um carinho especial, preparem-se.
Preparar-se para o frio é tão importante quanto para o calor.
Casamento ao ar livre no verão:
Os casamentos ao ar livre em pleno verão sofrem com a alta temperatura. Os chocolates, por exemplo, derretem na hora e os toldos criam uma espécie de estufa, fazendo com que ficar embaixo deles durante o pico de sol seja impossível.
Por isso nestes meses de muito sol e calor os toldos levam também uma cobertura blackout. Este é um acabamento com tecidos, para quebrar a incidência do sol sobre a festa.
Leia a matéria: Toldo faça chuva ou faça sol.
2- Tenha um toldo ou um plano B
Já falamos aqui no Caseme o quanto o toldo cria as condições ideais para o decorador, que vão muito além de proteger o espaço de uma possível chuva. Porém, se você realmente não quer contratar um toldo para seu casamento, o ideal é traçar um plano B, pois se nem o local da cerimônia e nem da festa terão cobertura, você precisa ter uma segunda opção.
Sabemos que, num país tropical, não podemos confiar na previsão do tempo. Mesmo que seja uma semana de sol e vocês estejam confiantes, não deixem de criar algumas estratégias de apoio no caso de uma chuva imprevista.
como lidar com a chuva no casamento?
Reserve alguns guarda-chuvas para apoiar a logística da chegada dos convidados até a parte coberta, ou para um momento breve de chuva fina durante a cerimônia.
Outra dica é escolher um espaço que ofereça a possibilidade de transferir a cerimônia para um ambiente fechado. Dessa forma o casamento não será ameaçado por chuvas e vocês podem arriscar uma cerimônia sem toldo. Assim vocês já sabem que se não der para ser ao ar livre, será em outro ambiente no mesmo local.
Leia a matéria: tudo sobre chuva no casamento
Se quiser ver empresas de toldos cadastradas no nosso Guia de Fornecedores, clique aqui.
3- Informe com clareza o acesso ao casamento ao ar livre
Existem locais que realizam casamentos ao ar livre dentro das grandes cidades. Neste caso o acesso influencia muito pouco no planejamento do evento. Mas no caso de escolherem um local mais afastado, as providências importantes são a respeito de transporte para a volta dos convidados, como táxi e Uber. Assim, procure alternativas para resolver uma possível carência.
Em todos os tipos de casamentos, ao ar livre ou não, informar claramente o melhor acesso ao casamento é fundamental.
Site de casamento:
O convite físico já não é suficiente para informar o acesso ao casamento, uma vez que os convidados podem não estar com eles em mãos na hora em que precisam. Portanto ter um site do casal, com os endereços e mapas integrados a GPS como Google Maps é fundamental e esperado pelos convidados.
Aqui no Caseme disponibilizamos esta ferramenta gratuita para vocês criarem um site para o casamento que será o canal de comunicação com seus convidados. Vocês poderão divulgar por exemplo: informações como endereços, hotéis para ficar, contar a história de vocês, e até montar listas de presentes virtuais e converter os valores em dinheiro!
Confira a matéria: Site de Casamento – tudo que você precisa saber
Destination Wedding e Save The Date:
Os casamentos ao ar livre muitas vezes são distantes das grandes cidades. E isso faz deles um Destination Wedding, com todas as demandas típicas de quem faz um casamento distante de onde mora.
Dito isso, alguns cuidados especiais são importantes, como o Save The Date, para que seus convidados possam se organizar para a viagem, informações sobre hotéis perto do local do casamento e muitos outros detalhes.
Duas matérias podem te ajudar: A organização de um Destination Wedding e 5 Dicas para o seu Save the Date
4- Não esqueça de informar o dress code do casamento
Nem todas as cerimônias ao ar livre são relacionadas à informalidade, porém muitos convidados podem pensar assim. Para não deixar dúvidas e nenhum convidado deslocado ou desconfortável, informe sobre o traje. Comunique se o ambiente combina com salto alto, por exemplo, ou se pede looks mais descontraídos.
Uma dica legal é criar uma página no seu site de casamento com um moodboard de looks que combinem com o estilo do seu casamento. Melhor que escrever, às vezes é desenhar!
Aproveite também para indicar salões de beleza próximos ao casamento para os convidados.
5- Leve em consideração a infraestrutura do lugar
Elabore o orçamento do seu casamento ao ar livre considerando a infraestrutura necessária para ele aconteça com conforto para todos.
Energia:
O abastecimento de energia com geradores é um item básico, porque é fundamental para a iluminação decorativa, DJ, som, buffet – elementos sem os quais um casamento não acontece. Portanto, você deve contar com a locação de um gerador para garantir o suprimento da energia e também para distribuir tomadas nos locais em que elas serão necessárias.
Água:
Checar o abastecimento de água também é fundamental para o bom funcionamento do buffet e banheiros. Caso o local tenha um fornecimento de água instável, é interessante considerar comprar um carro pipa para abastecer as caixas d’água antes que o casamento comece.
O local escolhido para seu casamento não tem banheiros suficientes? Confira o que fazer.
Cobertura e piso:
Já falamos sobre a cobertura, mas é importante pensar também no piso. A pavimentação tanto para o acesso dos convidados a todas as áreas, quanto dos carros, precisa de atenção especial.
Som:
O som também deve ser levado em consideração. Não são todos os locais que podem manter festas constantes com som alto após às 22h. Locais com vizinhos geralmente sofrem com o limite de horário para que o barulho não atrapalhe a paz de quem investiu para morar integrado à natureza.
Gostou das dicas? Selecionamos 5 casamentos ao ar livre que podem te ajudar a se inspirar:
- Julia e Felipe – Tiradentes, MG
- Rayssa e Rodrigo – Jardins do Alto, RJ
- Babi e Marcos – Petrópolis, RJ
- Paola e Rodrigo – Praia de Maresias, SP
- Aline e André – Florianópolis, SC
Ficou com alguma dúvida? Então deixe nos comentários que vamos adorar te ajudar!
Leia mais:
Fazendas para Casar em São Paulo