A roupa do noivo, assim como a da noiva, deve ser pensada de acordo com o estilo da cerimônia do casamento, com o horário e o local (cidade/praia/campo). Imagine um noivo de fraque casando de dia na praia?  A roupa do noivo também deve combinar com o look da noiva

A escolha da roupa do noivo nem sempre é fácil e pode gerar algumas dúvidas.

Nesta matéria vamos distinguir os tipos de traje: smoking,  fraque, meio fraque e o terno. Você sabe quais são as diferenças?

Também separamos algumas inspirações para te facilitar na hora de escolher a roupa do noivo.

Vamos lá? 

 

Os trajes mais usados pelos noivos são o meio fraque e o terno. O smoking e o fraque são trajes mais formais e menos vistos nos casamentos aqui no Brasil. E também existem opções para noivos mais descolados que queiram fugir do tradicional usando suspensório ou uma gravata borboleta bem colorida.

 

♦︎ Smoking

 

Smoking, ou Black-Tie como também é chamado, é o tradicional traje de gala ou à rigor. Quando imagina-se um casamento onde este é o traje, logo vem a imagem de uma catedral suntuosa, uma festa cheia de lustres de cristais e uma noiva tradicional com vestido de cauda longa e véu bem comprido, certo? É bem por aí mesmo. Este traje deve ser adotado apenas em casamentos clássicos e à noite.  

O smoking é composto por um paletó (que não costuma ser comprido demais), cintas de cetim OU colete (nunca os dois juntos), camisa branca (que pode ou não ser plissada), calça da mesma cor do paletó e gravata borboleta.

 

∴ Fotos reprodução do site Night Line

 

INSPIRAÇÕES:

 

⇒ Veja mais: Casamento Patrícia e Thiago no Copacabana Palace

⇒ Veja mais: Casamento Raquel e Igor no Rio de Janeiro

 

 

♦︎ Fraque

 

O fraque é aquele clássico paletó estilo pinguim e costuma ser visto apenas nos casamentos mais clássicos. Ele é composto por calça cinza risca de giz, camisa branca com colarinho rígido, colete cinza claro, gravata cinza-prateada e paletó preto mais curto na frente com cauda longa, quase até a altura dos joelhos.

Por ter a cauda do paletó mais comprida, este tipo de roupa cai melhor em noivos altos e magros.

Na Inglaterra o fraque é chamado de morning coat e o seu uso é limitado a eventos que terminam antes do anoitecer, mas no Brasil é muito comum ver o fraque sendo usado em casamentos à noite.

Quando o noivo opta por este traje, o ideal é que os pais e padrinhos também usem o fraque ou meio-fraque (que vamos ver a seguir).

 

 

∴ Fotos reprodução do site Night Line

 

INSPIRAÇÕES:

⇒ Veja mais: Casamento no Palácio Tangará – Fernanda e André

⇒ Veja mais: Casamento Clássico – Daniela e Felipe

⇒ Veja mais: Casamento Fernanda e Rodrigo

 

 

♦︎ Meio fraque

 

O meio fraque foi o traje do noivo preferido pelos brasileiros, até pouco tempo atrás. Ele ainda é muito comum nos casamentos tradicionais. Muito semelhante ao fraque, é composto por uma calça risca de giz, colete cinza e um paletó com corte tradicional. Com apenas um botão é mais formal e com três botões sua versão mais moderna

Este tipo de roupa do noivo, o meio fraque, também é um dos mais escolhidos quando os noivos buscam uma padronização no traje dos padrinhos.

 

∴ Fotos reprodução do site Night Line

 

INSPIRAÇÕES:

 

mar⇒ Veja mais: Casamento Paula e Daniel

⇒ Veja mais: Casamento Talita e Luis Felipe

⇒ Veja mais: Casamento Marcela e Conrado

 

 

♦︎ Terno

 

O terno é clássico e sempre elegante, e hoje é a opção de roupa de noivo mais vista nos casamentos. O terno clássico é composto apenas por uma calça e um paletó, mas pode ser usado com colete para dar um ar mais formal. Escolha tons neutros, como marinho ou cinza chumbo para noite e grafite, azul ou cinza claro para a manhã.

 

VEJA AQUI O CAIMENTO CORRETO PARA O TERNO MASCULINO

 

∴ Fotos reprodução do site Night Line

 

INSPIRAÇÕES:

 

⇒ Veja mais: Casamento Amanda e Flavio no Hotel Unique

⇒ Veja mais: Casamento Thaylla e Bruno no Espaço Premium, GO

⇒ Veja mais: Casamento de Isabela e Paulo na Fazenda Vila Rica

 

 

SAIBA MAIS SOBRE DRESS CODE: ESPORTE, ESPORTE FINO, PASSEIO COMPLETO E BLACK TIE

 

♦︎ Fugindo do tradicional…

 

Para os noivos mais descolados que gostam de ousar, a escolha de detalhes como lenço, gravata e a flor na lapela podem trazer personalidade para a roupa do noivo. E como no Brasil muitos casais têm optado por casamentos na praia e no campo, fugir do tradicional acaba caindo muito bem nestas ocasiões. Vale deixar a gravata de lado, arriscar nas cores e abusar dos acessórios. O importante é o noivo estar feliz com o seu look e em harmonia com o estilo do casamento.

⇒ Veja mais: Casamento rústico – Thais e Pedro

⇒ Veja mais:  Casamento Bruna e Frederic: reflexo de um estilo de vida

⇒ Veja mais: Casamento DIY Bel e Terrique

⇒ Veja mais: Casamento de Chandrélin e Laureano em Trancoso

⇒ Veja mais: Casamento Luciana e João Daniel

⇒ Veja mais: Casamento no jardim – Maitê e Breno

 

LEIA NESTA MATÉRIA TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A ROUPA DO NOIVO 

 

E ai, já escolheu a roupa do noivo? Se ainda estiver alguma dúvida, deixa nos comentários!

 

 

Leia também:

Nó na gravata

Dicas e flores para a lapela do noivo

 

2 comentários “A roupa do noivo

  1. Meu noivo vai casar de farda, era uma coisa que eu queria muito e ainda nos economizou em dinheiro e em tempo hahahha. A farda é padrão né, não pode modificar por conta das regras, não pode usar medalhas, broches, lapelas..nada..Então, pra trazer uma personalidade, mandamos fazer sob medida a camisa branca de dentro e pedimos pra gravar, na altura do coração, as iniciais da avó dele que já é falecida. Não implica nas regras dos militares pq não vai aparecer enquanto ele estiver com a túnica, foi uma forma de dar um ar mais original pra farda e ainda conseguimos fazer uma homenagem de forma bem amorosa ! ❤

    Resposta

Deixar um comentário