Preparamos um cronograma de casamento completo para você, descrevendo todos os detalhes. Pois não basta ter a data e a tarefa a ser feita. Nesta matéria, portanto, vamos além da lista de afazeres e comentar cada uma das atividades da produção e do roteiro do casamento. Navegue também pelos links “leia também”, porque lá você encontrará matérias mais completas sobre cada assunto, que sem dúvida vão te ajudar na escolha perfeita.
⚠️ ALERTA: Esta matéria é super completa e extensa. Portanto, salve o link para consultar sempre que precisar.
Montamos um cronograma de casamento dividido em 7 etapas
No final da matéria tem uma planilha editável com o cronograma de casamento completo para você baixar grátis.
Pegue seu bloco de notas, caderninho ou celular e prepare-se para fazer anotações e agendar tarefas. Vamos lá!
Primeiramente, antes de decidir a data do casamento, o ideal é procurar um cerimonialista. Esse profissional é quem vai guiar sua experiência de casar, do ponto zero ao casamento. As decisões mais importantes estão nos primeiros passos, como a data do casamento e o local. Dessa forma não tome nenhuma atitude sem antes conversar com quem mais entende do assunto e poderá criar a melhor estratégia dentro das suas expectativas.
Confira o trabalho da TCD Eventos, Ana Gavinho, Beatriz Dias e Rosa Eventos:
1ª ETAPA
ASSIM QUE A DATA É DEFINIDA
Primeiramente o cronograma de casamento começa com a data. Seja como for o seu casamento, para determinar a data será necessário fazer algumas escolhas. A princípio o local da cerimônia e festa provavelmente vão determinar as datas possíveis. Alguns profissionais devem ser reservados com antecedência porque fazem apenas 1 casamento por dia e são muito disputados, como fotógrafos, DJs e maquiadores. Se vocês desejam muito algum local ou profissional específico, antes de tudo será importante checar a disponibilidade deles.
JÁ FEZ O SITE DO SEU CASAMENTO?
Organize-se para seguir o cronograma de casamento
Defina em família o número de convidados, bem como o orçamento esperado para o casamento. A partir destes números façam a distribuição de responsabilidades. Uma boa reunião antes de começar a organização do casamento, não só previne maus entendidos, como também facilita a distribuição de tarefas no dia a dia.
Use uma pasta somente com o intuito de guardar todos os orçamentos, contratos e recibos do casamento. Do mesmo modo crie também uma pasta no seu computador e celular para guardar todas as referências e documentos do casamento.
CERIMÔNIA
Existem muitos tipos de cerimônia, escolha a sua! Algumas cerimônias são feitas no mesmo local da festa, outras em igrejas, sinagogas, e outros tipos de templos. O local da cerimônia pode ser qualquer lugar que represente o sagrado para vocês. Às vezes esses locais não tem um bom acesso, portanto tomem cuidado, reflitam para não desistirem fácil de um local onde vocês se sintam verdadeiramente abençoados para celebrar o casamento. Destinations weddings e casamentos diferentes estão cada vez mais comuns, portanto capriche e faça a melhor experiência para os seus convidados e eles irão embarcar na história de vocês, com vocês.
Leia também: Roteiro do casamento: a cerimônia
Antes de tudo a escolha o local da cerimônia precisa estar de acordo com o número de convidados esperado. Um local muito grande é mais difícil de contornar que um espaço pequeno, no que diz respeito à cerimônia. Espaço para festa é o oposto. Se o espaço for muito grande concentre os convidados perto do altar. E se for muito pequeno considere colocar caixas de som do lado de fora para que todos possam ouvir a cerimônia.
Verifiquem se no valor fechado com o local da cerimônia estão inclusos: o toldo da entrada da noiva em caso de chuva, limpeza dos lustres, limpeza da decoração, o tapete vermelho (passadeira), sistema de som, toalha para a mesa do altar e cadeiras para os padrinhos e convidados. Não esqueçam de observar os banheiros.
Fiquem atentos também às proibições. Com a finalidade de proteger os monumentos existem casos em que só algumas orquestras credenciadas podem tocar; geralmente decoração com velas não são permitidas; os fotógrafos e cinegrafistas não podem usar a força de luz do local e etc. Esses são casos comuns só para exemplificar, procure ver todas as informações necessárias.
CELEBRANTE
Logo que a data estiver definida procure o celebrante. Está cada vez mais difícil achar bons celebrantes católicos, por exemplo. Se a sua cerimônia não for em templos religiosos, é provável que suas chances aumentem. Dessa forma você pode contratar um juiz de paz que celebra casamento civil, um pastor ou um celebrante profissional, como a Maria Paula do Atelier do Sim, eles fazem cerimônias de casamento belíssimas.
O Frei Jhônathan também explicou para o CaseMe TV a diferença entre uma cerimônia realizada dentro e fora da igreja, além disso como você pode ter as duas cerimônias! Confiram nos vídeo abaixo!
Confira também o trabalho dos celebrantes Carolina Veiga e Daniel Santos, que fazem celebrações biligues e personalizadas para contar cada história de amor a seu modo!
Leia também: Casamento Religioso com Efeito Civil
FESTA / RECEPÇÃO
Escolham o local de acordo com o estilo de casamento que vocês esperam. Existem lugares para todos os tipos: campo, praia, romântico, tradicional, monumental, o mundo é o limite! O mais importante é estar com o cronograma de casamento organizado e, dessa forma, não sair muito do plano. Siga seu estilo uma vez que não existe “tipo de casamento” mais barato. Casamento na praia pode ser caro da mesma forma que um tradicional pode ser mais em conta.
Leia também: 8 Fazendas para casamento em SP
Detalhes importantes na hora de contratar o local: vejam a questão da hora extra antecipadamente já que os descontos são ótimos para quem fecha a hora extra no momento da contratação. Caso o casamento seja no final do dia e passe das 22h, certifique-se que o local não tenha vizinhos que reclamam do barulho, porque são raros os locais que podem tocar som alto sem limite de horário.
Leia também: Horas extras: não sofra no final da festa de casamento!
Outro fator importante é a capacidade máxima de convidados do local, portanto cuidado. Se vocês estiverem com a lista de convidados no limite, pense 2 vezes junto com seu cerimonial, é provável que seja melhor buscar outra opcão. Nada pior que um salão muito apertado, porque nada funciona bem.
Leia também: Locais para casar na serra do Rio
Existem locais que oferecem buffet e decoração. No entanto se este não for o seu caso, comece a pesquisar opções.
Outros serviços podem aumentar o valor do local da recepção: gerador, ar-condicionado, limpeza, toldo e fechamentos de ambientes. Portanto nunca avaliem o valor do aluguel do local sem contar com estes itens. Existem locais mais caros com tudo incluído, que de fato são uma melhor escolha que um local com menor preço, que somando as estruturas básicas ficaria muito mais caro. Abra uma planilha para comparar preços, porque a escolha do local tem muitas variáveis e você pode se enganar sobre o melhor custo/benefício.
FOTÓGRAFO
Pesquise bastante na internet para definir qual o seu estilo de fotografia. Para a escolha do fotógrafo fiquem atentos ao número de profissionais na equipe (mínimo 2) e pergunte sobre o tempo de duração do trabalho, valor da hora extra, bem como se está incluído um álbum do casamento. Combine também sobre a cobertura do making of dos noivos e pré-wedding, se for a vontade de vocês.
Conheça o trabalho do Tadeu Nanó (fotógrafo Goiano) e do Wallace Nogueira (fotógrafo Carioca), e se inspire com essas lindas fotografias!
Leia também: Fotografia de casamento: conheça quem faz as melhores do Brasil
FILMAGEM
Antes de mais nada procure ver os filmes na internet, facilita muito a seleção dos profissionais que valem a pena conhecer! Para contratar um filme é importante perguntar o horário de duração da cobertura e o que inclui. Veja também como é a entrega do material editado, se será uma edição curta ou o casamento completo, além disso quanto tempo de material editado será entregue.
Sobretudo não deixe de amarrar o prazo de entrega. Cenas aéreas com drone tem sido muito usadas nos filmes de casamento, portanto se vocês têm esta expectativa, não deixe de perguntar direitinho sobre a possibilidade e os valores adicionais.
Se inspire também com o trabalho da Set Digital!
Leia também: O que esperar de um vídeo de casamento
DJ e Bandas
Existem DJs de festas e DJs de rádio, boate e etc. Surpreendentemente um excelente DJ que não faz festas de família como os casamentos pode errar na mão e não ser um bom DJ no casamento. Nossa indicação é que vocês procurem DJs conhecidos do mercado de casamentos, com experiência, de tal forma que eles saberão agradar a família e os amigos. Outros tipos de DJs podem entrar no casamento como atrações. Funciona muito bem porque entram em algum momento mais adequado, tocam apenas 1 ou 2 horas e o DJ da festa segue antes e depois.
Não esqueçam da iluminação de pista, alguns DJs também fornecem este serviço, ou vocês podem contratar com empresas especializadas, avaliem antes com o decorador e o cerimonial para escolherem a melhor opção. Observem também se no orçamento do DJ está incluído o serviço e o equipamento. Iluminação é opcional, mas caixa de som não é. O equipamento que eles usam muitas vezes são do próprio DJ, mas é muito comum ser alugado de outra empresa.
Leia também: 30 playlists para você não errar na escolha do seu DJ de casamento
Contratar uma banda é literalmente um show à parte! Certifiquem-se de que o local escolhido comporta o tamanho de atração que vocês gostariam e procurem saber tudo o que será necessário para este evento dentro do evento.
Conheça o trabalho do Dj Cappelli, da orquestra Ornamentus e da banda Moderno Pop!
Leia também: Show para casamento: tudo o que você precisa saber
BELEZA
O ideal é fazer uma prova antes de fechar com o maquiador escolhido, porque ninguém quer correr o risco de não gostar do trabalho no dia do casamento. Uma boa opção é aproveitar uma ocasião, como um casamento de amigos, para que você possa fazer cabelo e maquiagem com este profissional.
Maquiagem é produto caro, que exige manutenção e gastos frequentes. Portanto desconfie de orçamentos muito baratos, eles podem significar produtos vencidos, sem higienização correta e o resultado é uma alergia inesperada no dia que nada pode dar errado.
É fundamental ver o resultado da sua escolha antes do dia do casamento, cuidado com as surpresas! O temperamento do profissional é da mesma forma muito importante, não se esqueça que este é um momento delicado, as vezes tenso e longo; é o dia do seu casamento, evite estresse.
Leia a matéria: Cabelo e maquiagem para noiva: tudo o que você precisa saber
2ª ETAPA
6 MESES DE ANTECEDÊNCIA
Agora é hora de intensificar os preparativos! O cronograma do casamento já avançou. Além da definição de itens fundamentais como vestido de noiva, buffet e decoração, é nesta fase que começam os preparativos da lista de convidados.
LISTA DE CONVIDADOS
Quanto mais organizada for a lista, menos vocês vão gastar com o casamento. Porque o buffet e a decoração, que são os itens mais caros de um casamento, sempre cobram por pessoa. Portanto, se vocês tiverem uma lista organizada com um RSVP (confirmação dos convidados) eficiente, vocês economizarão muito dinheiro.
A lista deve estar pronta com pelo menos 5 meses de antecedência, para que vocês possam fazer os convites, que serão enviados direto para a calígrafa.
Se inspire com essas lindas produções da nossa galeria!
Os campos de uma lista de casamento perfeita são: Titulo (Sr. e Sra., Aos amigos e etc), nome completo, endereço completo (com CEP), telefone e email para o RSVP. Separe também um campo para determinar de quem é o convidado, porque facilita muito na hora de cortar ou cobrar responsabilidades sobre cotas de convidados.
Leia também: Lista de convidados: 7 passos do início ao RSVP
CONVITES E CARTÕES DE AGRADECIMENTO
Em geral são duas categorias de convites, os feitos em gráficas tradicionais, que produzem e imprimem convites com relevos francês e americano, e os elaborados em estúdios de design que customizam o convite de acordo com a identidade visual do casamento e terceirizam a impressão.
O convite tradicional é bem bonito e bem simples de montar, portanto a variação será na escolha da gramatura, textura, cor do papel e letra. O envelope, pode ter monograma (iniciais dos nomes), pode ser forrado e tem diversos fechamentos possíveis.
Se optarem por desenvolver uma identidade visual com um estúdio de design, converse também sobre os outros itens de papelaria, como roteiro da cerimônia, menu e kit toalete, já que vocês terão uma identidade visual especial, vale aproveitar bastante.
Se você vai fazer um site de casamento com lista de presentes, RSVP e outras páginas para divulgar informações importantes para os convidados, você terá que criar seu site agora para ter o endereço certo do site para colocar no convite. Você pode editar o site e escolher as listas de presentes mais perto do casamento, com até 2 meses de antecedência, mas já precisa garantir o endereço do seu site para colocar no convite.
Os cartões de agradecimento devem ser feitos com os convites e enviados após o casamento com o agradecimento pelo presente recebido, isso conforme um protocolo tradicional. Hoje essa formalidade está perdendo espaço para agradecimentos mais diretos como WhatsApp, no site dos noivos como o Caseme e por email. Mas nada como o toque humano e muito elegante de receber pelo correio um agradecimento carinhoso pelo presente.
Leia também: Identidade visual no casamento
CALÍGRAFO
Calígrafo é o profissional que escreve o nome dos convidados no lado de fora do convite. Portanto esse é um trabalho artesanal, feito com tinta e caneta bico de pena. É uma tradição importante nos casamentos sofisticados. Escolher a calígrafa com um mínimo de antecedência é importante porque não são muitos os bons profissionais e eles acabam tento uma fila de pedidos. As mais disputadas você só conseguirá com agendamento prévio. Cuidado, este é um detalhe que faz toda a diferença!
Consulte os melhores profissionais para esse trabalho clicando aqui!
VESTIDO DE NOIVA
Desde o momento em que uma noiva decide casar, a atenção se volta para o vestido! Não deixe de ir salvando os modelos que gosta, assim vai facilitar quando você tiver que explicar para alguém o que você imagina para o seu vestido de noiva.
A cauda do vestido é um capítulo a parte. Cuidado com os modelos que não suspendem depois da cerimônia, afinal você pode ficar tropeçando nele a festa toda.
Confira nossa Galeria de Inspirações de vestidos de noivas!
Leia: Vestido de noiva: tudo o que você precisa saber para escolher o seu
Leia também: Dicas para prender a cauda do vestido de noiva
GRINALDA
Ao escolher o vestido, provavelmente você conversará sobre o véu e a grinalda. Muitas estilistas têm grinaldas para alugar, se este não é o seu caso procure opções no nosso Guia de Fornecedores. Lembre-se que muitas vezes a grinalda é feita por encomenda e precisa de um tempinho para ficar pronta! Há também as grinaldas feitas com flor natural, portanto nestes casos o mesmo fornecedor pode fazer o buquê e as lapelas para o traje dos padrinhos.
Dica: organize-se para estar com a grinalda e o véu antes da prova da maquiagem, assim você tem como ver exatamente como vai ficar.
Inspire-se com a nossa galeria!
Leia também: Grinalda para noiva: veja os diferentes estilos, dicas e muitas inspirações
DECORAÇÃO
Escolher o decorador é uma das tarefas mais gostosas. Procurem os 3 que mais gostam e marquem uma reunião para receberem um orçamento. Nesta escolha vale muito o estilo, a qualidade e a empatia com o profissional, afinal é com o decorador que vocês vão conviver mais intensamente. Procure alguém com quem vocês sintam liberdade de trocar ideias sobre estilos e valores.
Leia: Decoração de casamento: dicas para começar a escolher a sua
Leia também: Ideias de decoração de casamento? Comece pelos objetos decorativos!
DECORAÇÃO DA CERIMÔNIA
Normalmente a decoração da cerimônia na Igreja baseia-se em flores e iluminação. Por isso não é necessário contratar um decorador. Basta entrar em contato direto com os floristas e com a equipe de iluminação.
Se quiser fazer uma super decoração na igreja, minha sugestão é falar com o decorador da festa para assumir também o projeto da cerimônia porque facilita a organização. A decoração de cerimônias ao ar livre, no mesmo local da festa, costumam ficar por conta do decorador contratado.
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre flores na decoração da Igreja
MÚSICA DA CERIMÔNIA
Existem 2 opções: contratar música ao vivo ou um DJ. A música ao vivo confere um outro nível ao casamento, não existe comparação entre eles já que são grandezas bastante diferentes. Mas se o orçamento estiver apertado existe a opção do DJ.
O tamanho da orquestra deve estar de acordo com a Igreja ou local da cerimônia. O ideal é escutar a sugestão da empresa contratada quanto a escolha de repertório, número de músicos e quais instrumentos vão fazer parte.
Não deixem de perguntar na Igreja ou local da cerimônia se tem microfone para o celebrante. Caso não tenha perguntem aos músicos se eles podem microfonar o celebrante.
As músicas para a cerimônia geralmente são:
- 1. entrada dos padrinhos
- 2. entrada do noivo e pais
- 3. entrada das damas e pajens
- 4. entrada da noiva
- 5. bênção das alianças
- 6. assinaturas e cumprimentos
- 7. saída
Agora pensando totalmente fora da caixinha, também existe a opção de encomendar uma música totalmente personalizada para essa ocasião! Confira o trabalho do artista e compositor Felipe Borg!
Leia também: Música do casamento: cerimônia na Igreja Católica
BUFFET
A escolha do Buffet é muito importante, afinal a festa de casamento é tradicionalmente um banquete que se oferece aos convidados! Preocupem-se em saber sobre a apresentação do buffet, porque é importante saber quais materiais ele utiliza para combinar com a decoração.
Outro item importante é definir como vocês querem servir o jantar: empratado, em buffets ou em mini porções volantes. Essa escolha impacta em não só na decoração, mas no clima e ritmo do casamento. O bar é um item cada vez mais presente nos casamentos, às vezes pode ser feito através do buffet contratado ou contratando uma empresa especializada em open bar.
Os buffets geralmente não incluem bebidas alcoólicas, apenas cerveja a combinar. Comecem a procurar as boas oportunidades para comprarem as bebidas alcoólicas do casamento, principalmente os espumantes, wiskys, vinhos e todas as bebidas importadas, já que o preço varia muito de acordo com o dólar. Aproveite que você já tem um cronograma de casamento organizado e planeje a compra antecipada.
Confira o guia de fornecedores!
Leia também: 5 perguntas fundamentais ao contratar o buffet do seu casamento
BEBIDAS ALCOÓLICAS E OPEN BAR
Existem muitos fornecedores de bebidas, escolham algum que faça pelo menos 30% do volume em consignação, assim vocês só pagam o que consumirem. Outra dica que todos sabem é tentar comprar o whisky, Gim e vodka no Duty Free, vale a pena!
Leia também: Bebidas alcóolicas no casamento: o básico que você precisa saber
BOLO
O bolo pode ser resolvido até 2 meses antes do casamento (afinal é feito na véspera!), mas alguns profissionais são mais disputados e podem não ter disponibilidade na data, portanto não custa começar cedo e aproveitar para ver com calma as opções.
É indicado fazer uma parte do bolo falso em algumas ocasiões. Locais muito quentes, com casamentos ao ar livre, o bolo falso pode ser uma opção mais segura. Assim como para sustentar enfeites muito pesados. Vale fazer andares falsos em bolos de casamentos pequenos, para não perder o tamanho, afinal bolo muito pequeno em casamento fica desproporcional.
Confira o trabalho da Keilly Nobre, que é experiente em bolos artísticos!
Leia: Bolo de casamento: tudo o que você precisa saber
Leia também: Os tipos de bolo de casamento
CURSO DE NOIVOS
Para casar na igreja é necessário fazer um curso de noivos e entregar o certificado de conclusão do curso a fim de dar entrada nos papéis do casamento. Este curso pode ser feito com até 2 anos de antecedência, portanto aproveitem que ainda tem um tempo para o casamento e procurem a data mais conveniente para vocês.
LUA DE MEL
Comecem a organizar a Lua de Mel com antecedência. Antes de tudo procurem um agente de viagens especializados, vale a pena! Além do cuidado diferenciado, vocês vão poder delegar grande parte desta função e assim não vai sobrecarregar o tempo de vocês, que não deve estar sobrando em um ano de casamento!
Também fiquem de olho nos documentos necessários, passaportes, vistos, vacinas e etc.
Inspire-se com os roteiros que a Teresa Perez Tours preparou para vocês
Leia também: Lua de mel na Rota Romântica na Alemanha
DAMAS E PAJENS
Logo que vocês decidirem quem serão suas damas e pajens vocês devem entrar em contato com os pais e convidar. É uma decisão de cada família quem paga o vestido das damas. Normalmente quem arca com os custos são os pais das crianças, assim como os vestidos das madrinhas.
Se inspire também em nossa galeria!
Leia também: Daminhas no casamento: tudo o que você precisa saber
SAVE THE DATE (RESERVE A DATA)
Os convites devem ser entregues 1 mês antes do casamento, mas é conveniente enviar com 6 até 4 meses de antecedência um save the date, que traduzindo significa: salve a data. Assim os convidados podem se organizar, principalmente os que vem de fora e precisam agendar transporte, hotel e tudo o que precisarem com maior antecedência.
Leia também: Save The Date no Canva e muito mais
3ª ETAPA
4 MESES DE ANTECEDÊNCIA
Neste ponto o cronograma do casamento já tem uma forma bastante definida, provavelmente vocês já trabalharam muito! Neste período vamos resolver as pendências mais tranquilas!
DOCES
Escolher os doces com 3 meses de antecedência é o prazo para vocês receberem o orçamento correto, estes valores e modelos mudam muito. O ideal é entrar em contato com as doceiras e ver quem pode enviar provas.
O volume de doces vai interferir diretamente na decoração da mesa. Para ficar uma mesa bonita e farta vocês devem contratar em média 6 doces por convidado. Mas essa decisão varia muito de decorador para decorador, veja com ele. Além dos doces é comum e recomendado que vocês comprem forminhas mais bonitas para compor as bandejas. O decorador pode te auxiliar nesta compra, principalmente com relação às cores.
Confira os doces lindos que a Keilly Nobre produz:
Confira também nossa galeria de inspirações!
Leia: A mesa de doces no casamento: tudo o que você precisa saber
Leia também: Tudo sobre forminhas para seu casamento
BEM-CASADOS
A escolha dos bem-casados é parecida com a dos doces, procure receber provas para escolher.
Os bem-casados são embalados, geralmente, em papel crepom amarrado com uma fitinha de cetim, mas existem muitas outras opções: tecidos, caixinhas, celofane, colocação de pingentes e etc. A escolha das cores você deve fazer junto com o decorador.
Dica: se vocês escolheram mais de um sabor de bem-casados, escolha embalar cada sabor com uma cor ou detalhes diferentes, isso vai facilitar muito na hora de identificar o sabor na mesa de doces.
Leia também: Bem-casado no casamento: tudo o que você precisa saber
CHOCOLATES
Uma boa parte da mesa de doces ou de café é composta por chocolates, portanto caprichem! São vários modelos e sabores. Pensem em 1 kg para cada 100 convidados.
Leia também: Os chocolates na mesa de doces, com Armazém do Cacau
PADRINHOS E MADRINHAS
Nesta altura do cronograma de casamento vocês já devem ter escolhido seus padrinhos e madrinhas. É hora de pensar neles!
Se vocês estão pensando em um casamento clássico, com padrinhos de fraque, o ideal é procurar uma loja de aluguel de fraques e escolher o modelo que quer para os padrinhos. Sugiro que escolham uma gravata especial, não alugue a gravata junto com o traje. Depois de reservado o modelo, avise aos padrinhos onde devem ir para experimentar e fazer os ajustes, para então buscar na véspera do casamento e devolver depois. Todavia se vocês optarem por terno, basta determinar cor e cor da gravata e avisá-los.
Caso vocês queiram escolher a cor do vestido das madrinhas, elas devem ser comunicadas com pelo menos 5 meses de antecedência, com o propósito de dar tempo para fazer um vestido do zero ou achar um bonito para comprar.
Confira nossa galeria de inspirações!
Virou uma tradição presentear os padrinhos, antes ou no dia do casamento. Geralmente são caixas com algumas delicadezas dentro, como gravatas, mimos para as madrinhas, velas artesanais e várias outras opções. Existem empresas que fazem projetos lindos, confira!
Leia: Kits para padrinhos: possibilidades que podem ser exploradas!
GERADOR E LIMPEZA
O decorador já deve estar com todo o projeto do casamento pronto, portanto já podemos prever a necessidade ou não de contratar gerador e limpeza.
Fazer um casamento sem gerador é muito arriscado. A energia gasta em um casamento com DJ, iluminação decorativa e buffet, é muito grande, por isso é muito comum a força cair durante alguns minutos. Antes de mais nada previnam-se tendo um bom gerador!
A maioria dos locais já tem a limpeza incluída, ainda assim certifiquem-se se é o caso e se essa limpeza está incluída em todas as etapas. Ás vezes a limpeza do contrato do local é só antes e depois do casamento. Portanto se vocês não contratarem limpeza para o salão, para limpar durante a festa, e deixar esta função para o buffet, vai ficar sujo. Esta não é função do buffet, eles são responsáveis apenas por retirar os pratos e os copos do salão. Para os banheiros não tem como deixar de ter uma equipe de limpeza, é fundamental.
Leia também: A limpeza do seu casamento
4ª ETAPA
3 MESES DE ANTECEDÊNCIA
Agora estamos muito próximos do dia do casamento, conforme o cronograma de casamento a maior parte dos fornecedores já estão contratados e a ansiedade toma conta! Vamos aos últimos contratos e começar a separar os convites para a entrega, e fazer o RSVP.
ENTRADA NOS PAPÉIS DO CASAMENTO CIVIL
A documentação tem validade de 3 meses a contar da data da entrada nos papéis no cartório, por isso não adianta preparar antes do tempo. O processo todo demora em média 30 dias. Portanto não deixem de começar por agora!
Lembrando que para casar na Igreja, além da documentação, vocês precisam fazer o curso de noivos, que tem validade de 2 anos, portanto podem antecipar este trabalho!
Leia também: 5 passos para a documentação do casamento civil
CALIGRAFAR OS CONVITES
Os convites devem estar prontos e separados para entrega com até 2 meses de antecedência. Para isso vocês devem enviar a lista para a calígrafa com no mínimo 3 meses de antecedência. Assim vocês não correm o risco de atrasar a entrega. Escolha calígrafas que embalem com plástico o convite. As melhores sempre trabalham assim, mas fique de olho e pergunte!
Também é normal que depois da lista entregue ao calígrafo vocês queiram incluir mais convidados. Este trabalho de inclusão de nomes pode ser mais caro e cada calígrafo tem sua “política de inclusão”, portanto não deixem de combinar antes estes detalhes.
CARRO DA NOIVA
Geralmente as noivas alugam um carro para levá-las do hotel, casa ou salão onde vão se arrumar para a cerimônia e depois esse mesmo carro levam os noivos para a festa. Existem muitos fornecedores bons, alguns customizam placas para ficar de lembrança. Caso vocês tenham um carro grande, bonito, basta contratar um motorista ou pedir a um grande amigo para te acompanhar nesse dia tão especial.
SALVA OU ALMOFADINHA PARA ALIANÇAS
Existem muitas maneiras de levar as alianças ao altar, existem as salvas de prata, as almofadinhas e até a opção mais simples, que é deixar no bolso do noivo ou na mesa do altar.
Confira também a nossa galeria de inspirações para escolher o modelo perfeito de alianças!
Leia também: Como levar as alianças
BUQUÊ E LAPELAS
Muitas vezes será o mesmo florista que fará os buquês da noiva e daminhas e os adornos dos trajes dos padrinhos, noivo e pais. Para a lapela vocês podem encomendar mini arranjos ou usar uma só flor, mas é importante que um profissional faça o acabamento. A única flor fácil de colocar na lapela e que não precisa de um florista para preparar é o cravo; e fica lindo.
Vocês precisam decidir se vão jogar o buquê oficial da noiva para as convidadas, ou se preferem fazer um outro buquê somente para jogar. E também se vão curtir fazer alguma brincadeira com o noivo. Seja como for, pense nos detalhes para produzir.
Inspire-se também com a nossa galeria de buquês!
Leia: Dicas e flores para a lapela do noivo
Leia também: Conheça os diferentes tipo de buquê
5ª ETAPA
2 MESES DE ANTECEDÊNCIA
Preparem-se para diminuir o ritmo da vida normal e entrar em estado de imersão total no casamento. Se você seguiu o cronograma de casamento até aqui, em síntese seu casamento já está quase pronto!
SITE DE CASAMENTO E LISTA DE PRESENTES
Façam o site de casamento e a lista de presentes antes de entregarem os convites aos convidados. Muitos compram o presente no momento que recebem os convites ou o save the date. Por isso é importante eles terem um site onde podem buscar informações adicionais sobre o casamento.
A melhor opção é fazer a lista de presentes virtuais em sites como o Caseme, que convertem os presentes em dinheiro. Mesmo que vocês depois escolham comprar os presentes nas suas lojas preferidas, será muito mais fácil administrar as compras tendo a liberdade total que só os valores em dinheiro podem dar. Inclusive para ajudar na compra do apartamento ou na lua de mel. Conheça nossa lista de presentes virtuais.
Leia também: Site de casamento: tudo o que você precisa saber
Se vocês quiserem fazer listas em lojas físicas ou sites, procurem saber com cada loja sua política de trocas. Porque muitas vezes o prazo expira e vocês ainda estarão em lua de mel, não deixem de perguntar sobre o prazo. Imagina a frustração de não poder trocar nada?
ENTREGA DOS CONVITES DE CASAMENTO
A nossa sugestão é que em primeiro lugar vocês separem o que vai ser entregue em mãos (vizinhos, família mais próxima, colegas de trabalho), dos que vão ser entregues pelos correios ou através de entrega protocolada. Para terceirizar a entrega é necessário ter todos os endereços com CEP.
Separe os convites por quem convidou, assim será mais fácil cada um fazer as entregas em mãos da sua parte da lista.
Os convidados que moram fora do Estado onde o casamento vai acontecer devem receber o convite com 2 meses de antecedência, no entanto os residentes no mesmo estado devem receber com 1 mês e 15 dias de antecedência.
SAPATOS, BRINCOS E PERFUME
Hora de pensar nos acessórios. Vocês já sabem com qual perfume vão casar? Já escolheu seu brinco? É provável que você tenha ou ganhe uma jóia bonita para casar. Se não for o caso, pesquise direto nas lojas porque inspirações da internet nem sempre são produtos que vocês podem comprar.
Uma dica para o sapato da noiva é usar um que você goste e tenha um bom formato para o seu pé e forre com um pedaço do tecido do vestido. Essa é uma ótima alternativa para não arriscar um sapato novo no dia do casamento!
Existem também empresas especializadas que fazem o sapato da noiva sob medida, vale a pena fazer um orçamento! Conforto para os pés é fundamental!
Leia também: Sapato da noiva: dicas pra o modelo ideal
CHÁ DE PANELA E DESPEDIDA DE SOLTEIRA(O)
Essas comemorações prévias podem render boas histórias. Façam uma pequena pesquisa e acharão 1001 maneiras de comemorar esta etapa final da vida de solteiro!
Trocar o tradicional chá de panela por chá de lingerie já é comum. Existem os grupos que fazem baratona masculina e feminina, cada um vindo de um lado da cidade, para se encontrarem bêbados no último bar! Bom, cada um com suas escolhas, só não vale deixarem de lado esta etapa, ainda que seja um bom jantar fora com a família!
Leia também: Dicas para organizar o chá de panela e fazer a lista de presentes
NOITE DE NÚPCIAS
Não basta reservar a suíte no Hotel, tem que caprichar na produção, camisola, sais de banho, óleos especiais e o que mais a criatividade de vocês pedir! Portanto aproveite esses últimos meses para pensar a respeito. Não deixe esse momento ficar de fora dos preparativos!
6ª ETAPA
1 MÊS DE ANTECEDÊNCIA
Não tem jeito, muita coisa só no último mês mesmo! É agora que o cronograma do casamento aperta. Aproveitem a proximidade do casamento e procurem tirar um tempo livre para cuidar de vocês. Massagem, ginástica, boa alimentação e muito cuidado com a beleza, vão ajudar a atravessar este último mês com bom humor!
RSVP ATIVO
Provavelmente os convites foram entregues há mais de 1 semana, então já é hora de começar a confirmação dos convidados.
Quem não tem um cerimonial para fazer este trabalho, deve pedir ajuda aos amigos ou contratar alguém para fazer o RSVP ativo, porque saber o número aproximado de convidados é fundamental para fechar o valor final do buffet.
RSVP bem feito = economia + festa perfeita.
CRONOGRAMA DO CASAMENTO E RECEPCIONISTA
Provavelmente vocês já estão com uma equipe para acompanhá-los durante o dia do casamento. Este é o momento de discutir com eles o número necessário de recepcionistas, de acordo com o roteiro da festa.
Peça uma recepcionista somente para vocês (noivos). É a famosa bride sitter! Na pista de dança é bom ter alguém à mão para deixar uma taça, pedir água, ajudar com o cabelo e etc.
Leia também: Roteiro do casamento: a festa
ECAD
Se vocês vão ter um DJ ou uma banda tocando na festa, vocês são obrigados a pagarem uma taxa de direitos autorais sobre as músicas tocadas na festa. Quem emite este documento é o salão, procurem saber.
MÚSICAS E 1ª DANÇA
Procurem o DJ do casamento para decidir junto com ele as músicas da entrada no salão, a música que vai tocar enquanto acontece o corte simbólico do bolo e a 1ª dança. Aproveitem também para discutir estilo de músicas que vocês gostam e principalmente deixe claro o que vocês não gostam!
Leia também: A primeira dança do casal
REUNIÃO COM CELEBRANTE
Normalmente o celebrante pede aos noivos uma reunião próxima ao casamento, não deixem de marcar. Quanto mais o celebrante conhecer a história de vocês, melhor será a cerimônia.
7ª ETAPA
ÚLTIMA SEMANA DO CRONOGRAMA DE CASAMENTO
O casamento chegou!! Está dobrando a esquina… e nós… cheios de tarefas de última hora! Segue o cronograma de casamento, não sai do plano!
ENSAIO DA CERIMÔNIA
É bem importante que na semana anterior ao casamento o casal e seus pais façam um ensaio na igreja ou local do casamento, junto com o cerimonial. Se vocês conseguirem juntar no ensaio as damas e pajens, é bom também, assim as crianças já vão se acostumando com o local. Um ensaio deixa todo mundo seguro com o cronograma do dia do casamento.
PÉ, MÃO E DEPILAÇÃO
Deixe o pé e a mão para fazer mais próximo do casamento possível, menos no dia! Já a depilação faça com a máxima antecedência possível para evitar alergias e vermelhidão. Também não é indicado cortar o cabelo menos de 2 meses para o casamento. E não mude radicalmente o visual, deixe situações incertas para depois. Melhor não arriscar.
Leia também: 10 coisas que devem ser evitadas na semana do casamento
PROVA DO VESTIDO DE NOIVA
Deixe para a última semana a última prova do vestido. Acontece do estado emocional das noivas irem parar direto na silhueta: emagrecendo ou engordando. Tente organizar a entrega do vestido para a véspera. Quem já comprou o vestido pronto ou já está com ele em casa, experimente na semana do casamento para, se houver, imprevistos ter tempo de resolver.
MALA DA LUA DE MEL
Deixem tudo pronto para o dia do casamento. Deixem a mala de lua de mel, e a mala da noite de núpcias prontas. Se vocês forem direto do hotel para o aeroporto, levem as 2 malas e combinem com alguém para passar no hotel e buscar todas as malas, vestidos, roupas e sobras do casamento.
Leia também: 6 dicas para arrumar sua mala de lua de mel
KIT TOALETE
Vocês já pensaram na cestinha de toalete do casamento? Se vocês optaram por deixar tudo personalizado, com a identidade visual do casamento, o estúdio de design já deve ter perguntado sobre o kit toalete.
Caso vocês não tenham pensado nesse detalhe, vale a pena passar em uma farmácia e comprar alguns itens de 1ª necessidades como: absorventes, desodorantes, elásticos de cabelo, engov, remédio para dor de cabeça, band-aid, lixa de unha e etc. Coloquem tudo em uma linda caixa e pronto, temos um toalete digno de um lindo casamento!
LEVAR AS BEBIDAS PARA O LOCAL DA FESTA
Se vocês estão usando bebidas alcoólicas fora do buffet, vocês terão que combinar com o buffet o dia da entrega das bebidas para eles. Geralmente isso acontece na véspera ou no mesmo dia do casamento. Uma boa sugestão é contratar um motorista só para estas tarefas do dia. Geralmente são entregues na véspera: brindes, havaianas, forminhas, bebidas, kit toalete.
ÚLTIMOS DETALHES DO NOIVO
Na última semana o noivo deve tomar pequenas providências, seguem 2 importantes: comprar um lenço de tecido para levar no bolso e escolher uma boa caneta para assinar os documentos no altar.
CONFIRMAR FORNECEDORES COM O CRONOGRAMA DE CASAMENTO
É muito importante ligar para TODOS os fornecedores para confirmar o serviço e horário de chegada. Este procedimento vai tomar um tempinho, mas pode salvar vocês de imprevistos no dia! Pegue o cronograma de casamento e confirme 1 a 1.
Vocês terão que alinhar a entrega dos doces com o decorador. É ele quem vai dizer o melhor horário para receber os doces, bolo, bem-casados e chocolates. Então, não adianta deixar em qualquer horário porque pode não ter ninguém para receber, e deixar chocolate o dia todo no calor pode ser perigoso. Todo mundo tem um cronograma de casamento a cumprir.
Leia também: Meu fornecedor furou, e agora?
E agora?! Agora nada. Você chegou ao fim do cronograma de casamento. Tudo pronto!
É hora de ligar uma comédia romântica na TV do seu quarto e dormir cedo, no seu último dia de solteira ou solteiro.
Super interessante…
Gostava de receber a planilha pelo Chacamba25@gmail.com
Grato!
Mandei para o seu email 😉
Olá gostaria de receber a planilha de vocês. erlanedodo@hotmail.com;
Obrigada pelas belíssimas informações.
OlA,mim chamo Elizama sou do interio da bahia,ameiii esse conteudo ,estou organizando meu casamento e gostaria de receber a planilha.elizama52@gmail.com
Boa tarde,
Poderiam me enviar a planilha?
Olá! Excelente matéria!!! Gostaria de receber sua planilha, por favor. Email: marry_tere@hotmail.com
Olá Mariana, já enviamos para seu email.
Qualquer dúvida estamos por aqui.?
Adorei !! Estou ajudando uma amiga a organizar o casamento em tempo recorde. Pode me enviar a planilha para juntas auxiliarmos?
Oi Valéria, enviamos para o seu email.
Boa sorte! Vai dar tudo certo!
Qualquer dúvida estamos por aqui. ?
Olá! Excelente matéria!!! Gostaria de receber sua planilha, por favor. Email: marinacaetano30@hotmail.com
Oi Marina, acabei de enviar para você. 😉
Amei !! Super me ajudou a maid de ym ano q confesso não saber por onde começar e essas com toda certeza foram as melhores dicas !
Gostaria muito de receber a planilha
Oi Kelly, obrigada!!
Começar é sempre meio nebuloso mesmo, mas logo você vai juntando as peças.
Não se preocupe em entender tudo de uma vez. E qualquer coisa estamos aqui para te ajudar 😉
Beijos,
Laura
Olá ! Amei todos os conteúdos e com toda certeza vou seguir tudinho conforme está aqui , pode me mandar o conteúdo pelo e-mail ?
Oi Ana Luiza,
Obrigada pelo feedback carinhoso 😉
Mandei a planilha para o seu email.
Bjs,
Laura
Conteúdo maravilhoso!
Poderia me enviar a planilha por gentileza?
Maria Theresa, obrigada pelo carinho 😉
Acabei de enviar para o seu email.
Ola que conteúdo mais rico! Obrigada pela ajuda.
Se puder me encaminhar a planilha agradeço!
Olá Eveline, mandei para o seu email.
Obrigada pelo carinho 😉
Olá, gostei muito das informações… será que vocês podem me mandar a tabela? Acho que vai me ajudar muito.
Oi Kelly,
Mandei para o seu email. Qualquer dúvida estou por aqui 😉
Bjs,
Laura
Olá, primeiramente parabéns pelo conteúdo. Você pode me mandar a planilha por e-mail? carolr.n.11@gmail.com
Oi Carol,
Obrigada, ficamos felizes em ajudar 😉
Mandei para o seu email.
Beijos,
Laura
Olá, adorei a matéria, contribuiu muito.
Poderiam me mandar a tabela? thaciane_junqueira@hotmail.com
Obrigada
Oi Thaciane, obrigada 😉
Acabei de enviar para você.
Boa tarde!
Gostaria da planilha, com certeza vai me ajudar muito 🙂
Oi Maria Julia, acabei de enviar para o seu email 😉
Olá, gostaria da planilha 🙂
Email: kathellenbretas.xx@hotmail.com
Oi Kathellen, acabei de enviar para o seu email 😉
Gostei muito do seu conteúdo sobre Casamento
Muito obrigada! 😉
Boa tarde!
Estas dicas são boas gostei e estou muito interesado em receber a Planilha
Olá Samuel,
A planilha já foi enviada para o seu email.
Qualquer dúvida estamos por aqui! ?
Boa tarde,
Por gentileza gostaria que me enviassem a planilha.
Oi Everton,
Já enviamos a planilha para o seu email. Qualquer dúvida estamos por aqui! ?
Bom dia gostaria de receber a planilha…
Desde já agradeço!
Oi Andreza, acabei de enviar para o seu email, qualquer dúvida estamos por aqui 😉
Beijos,
Laura
Bom dia poderia enviar para meu e-mail? Me ajudou bastante. Obrigada.
jozeellen20@gmail.com
Olá Joze, enviamos para o seu email 😉
Olá gostaria de receber tambem.
Olá Marjorie, enviamos para seu email.
Qualquer dúvida estamos por aqui.?
Bom dia … Gostaria muito de receber a planilha… estou perdidinha na organização do casamento. Obrigada.
Gostei da forma como se abordou o assunto e gostaria que me enviassem a planilha pelo:
◆Gmail: esmaelfracisco1@gmail.com
◆Whatssap: +244926011803.
Oi Esmael, já enviamos o cronograma para você, qualquer dúvida estamos aqui.
Por favor, a planilha 🙂
gostaria da planilha, por favor
Olá Carol,
Já enviamos a planilha para o seu email. Qualquer dúvida estamos por aqui! 😉
Amei! Poderiam me enviar a planilha?
Olá Mariana,
A planilha já deve estar no seu email. 😉
Qualquer dúvida, estamos por aqui.
me envia a planilha, por favor! obrigada pelo conteúdo!!!!!!
Claro, enviado 😉
Ameiiii! sensacional!!
Conteúdo rico e maravilhoso.
Pode me enviar essa planilha no meu e-mail por favor
carlinda.santos24@gmail.com
Oi Carlinda!
Ahhh fico muito feliz que tenha gostado!
Já mandei a planilha para o seu email.
Qualquer dúvida estamos por aqui.
Bjs,
Laura Vilela
Olá bom dia,
Poderia me enviar a planilha ?
tayarasp@gmail.com
Obg
Olá Tayara,
Mandei a planilha para o seu email, qualquer dúvida chama a gente aqui.
Bjs,
Laura
Ola, boa tarde!
podeira, por gentileza, encaminhar a planilha para mim!
Desde já agradeço!
mara_apo@yahoo.com.br
Olá Taimara,
Já enviei o cronograma para o seu email.
E qualquer dúvida estamos por aqui.?
Até a próxima.
Boa tarde, sou Maria, gostei muito das dicas, agradecia que me mandasse no meu E-mail
Olá Maria,
Que bom que você gostou das dicas 😉
Já enviei o cronograma para o seu email.
E qualquer dúvida estamos por aqui.
Até a próxima.
Olá, boa noite.
Esta matéria foi muito útil! Poderia me enviar a planilha?
Enviado Ana Paula 😉
Obrigada, fico fez em saber que te ajudou!
amei todas essas dicas , por favor me envia a planilha ?
naiaraoliveiraenf.hotmail.com
Gostaria muito de receber a planilha
Oi Gabi, vimos que você baixou o cronograma! 😉
Espero que você tenha curtido!
Gostaria de receber a planilha
Oi Claudia, enviamos para o seu email, qualquer dúvida estamos por aqui 😉
Eu gostaria de receber essa planilha, pfv
Oi Lucia!
Enviei a planilha para você, se tiver alguma dúvida é só chamar 😉
Eu quero a planilha *-*
Oi Juliana, mandei para você a planilha com uma breve explicação de como usar.
Se você tiver alguma dificuldade, podemos te ajudar, só avisar! 😉
Oii..me envia a planilha por favor?
amanda.91andrade@gmail.com
Obrigada querida!!
EU QUERO A PLANILHA
mayaradiasrm12@hotmail.com
Oi Mayara, acabei de enviar para o seu email! 😉
Qualquer dúvida estou por aqui!
Bjs, Laura
Me ajudou muuuito!
Oi Nicoli,
Fico muito feliz! 😉
Conte com a gente!
Amei! Obrigada pelas dicas! Melhor matéria que vi! Gostaria de receber a planilha. E-mail: josianefrade14@gmail.com
Oi Josiane!
Que delícia de feedback!! Amei 😉
Se achar que devemos complementar com algo, ou alguma coisa estiver confusa de entender, avisa!
Ajuda a gente a melhorar sempre, viu? Mandei a planilha para o seu email. Bjs, Laura
Gostaria de receber a planilia. Muito bom essas dicas . Amei
Oi Vivian, que bom que você gostou!
Já enviei a planilha para o seu email.
Precisando de alguma ajudinha com ela é só me falar 😉
amei!! sensacional!!
Conteúdo rico e maravilhoso.
ajuda bastante as iniciantes como eu no ramo de assessoria de eventos
valeu..aprendi bastante.
bjs e abraço á todos da equipe
Oi Juçara, super obrigada pelo carinho! 😉
Equipe Caseme agradece e manda um beijo de volta.
Estamos aqui à disposição para te ajudar sempre que precisar de alguma informação!
SÓ EU DE HOMEM QUE VEJO ESSES SITE?? Muito Bom Conteúdo recomendo também esse site que minha noiva abaixou mais de 40% do
orçamento do casamento, http://mon.net.br/mn5d5
kkkkk os noivos que passam por aqui, não deixam rastros. Ainda… isso está mudando, já já o perfil será equilibrado. Será??
Excelente dica Tandson, vamos olhar 😉
Essa matéria é sensacional!!!
Ajuda muito com toda a cronologia …
Quero muito receber a planilha para acompanhar tudo podem me encaminhar?
Abs 🙂
Oi Fernanda,
Que bom que você gostou!?
Já enviei a planilha para o seu email.
Qualquer dúvida é só avisar!Teremos o maior prazer em te ajudar.
E se tiver alguma sugestão de pauta, deixa aqui nos comentários.?
Muito obrigada,
E até a próxima!
Beijos
Bia
Uma pena que perdi a live dessa matéria :(( é um check list completo !! Vai me ajudar muito a lembrar dos últimos detalhes.
Uma dica que sempre dou as minhas amigas é : anote tudo o que você gostaria de ter no casamento, independente de quanto tempo falta. As vezes nem está na fase de ver vestido, ou escolher músicas, mas se vier na cabeça, anote. O bloco de notas do celular ajuda muito pq você pode anotar em qlqr momento. Existe tanta coisa na cabeça de noiva que não podemos confiar só na memória. Eu mesma revisando alguns prints antigos lembrei : poxa eu tinha imaginado colocar isso… e simplesmente esqueci!
E ver videos de casamento me ajudou muito a definir o estilo de casamento que eu queria, pra quem tem essa dúvida, acho muito interessante ver.. eu olhava os casamentos clássicos na igreja, vestidos princesas, festas até 6h da manhã e achava tudo lindo mas não me via ali, não me imaginava sendo aquela noiva..isso me ajudou a formular o que se encaixava melhor pra gente e quando aparecia aquele casamento no campo no final da tarde…meu coração só falava BINGO! E assim será :):):):)
AMEI!! Me inspirou a escrever uma matéria sobre esse início… quando os noivos precisam entender/escolher qual o tipo de casamento que querem! Posso colocar seu depoimento? E a dica do Bloco de Notas é excelente!! Vou incluir também na matéria do Roteiro Completo! 😉
Obrigada Lorena!
Claaaaaro !! Sem dúvidas !!! Se precisar de qualquer informação a mais pode contar comigo sempre 🙂